quarta-feira, 31 de agosto de 2011

De La Hoya revela dependência de álcool e cocaína

Fonte: IG

Ex-campeão mundial de boxe afirmou que chegou a pensar em cometer suicídio, mas disse que está "limpo" há três meses

O ex-campeão mundial de boxe Oscar de La Hoya revelou ter pensado em cometer suicídio e disse que foi para uma clínica de reabilitação para se tratar de dependências de drogas e álcool, em entrevista para o canal de TV Univision. "O pior foi recentemente", disse De La Hoya. "Durante alguns anos, só pensava se minha vida valia algo. Não tinha a força, não tinha coragem para tirar minha própria vida, mas estive pensando nisso".

De La Hoya garantiu que está "limpo"há três meses, depois de realizar tratamento e unir-se ao Alcoólicos Anônimos. Ele revelou que foi infiel, o que levou a estar separado da sua esposa por um tempo. "Obviamente não estamos falando aqui de um Tiger Woods, mas fui infiel", disse o ex-boxeador.

Protesto contra centro de usuários de drogas em Salvador

Fonte: Bahia Notícias

Moradores e comerciantes do bairro do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, protocolaram nesta terça-feira (30), no Ministério Público (MP), um abaixo-assinado com cerca de 400 assinaturas e um pedido de revisão do projeto que prevê a criação de um centro de tratamento para usuários de drogas no local. A comunidade teme que a instalação do centro traga prejuízos para os empresários e violência para o bairro. “Tememos a vinda de usuários que por causa do vício perdem a noção de realidade para um local que tem, em sua maioria, uma população idosa e indefesa”, afirmou Maria Palácios, socióloga que vive no local há 22 anos.

O impasse começou há três meses quando associações do bairro descobriram que um imóvel na Ladeira do Boqueirão, que até 2010 abrigava uma escola estadual, foi cedido ao Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas da Ufba (Cetad). Em nota, o responsável pelo projeto, o psiquiatra Antônio Nery Filho, diz que o local “pretende acolher pessoas usuárias de substâncias psicoativas à tarde e à noite, ofertando banho, roupa limpa, preservativos e material para uso protegido de drogas injetáveis”. Informações do jornal Correio.

Rapper Tupac Shakur virou 'baseado'

Fonte: Revista Cifras

Os integrantes do grupo de rap Outlawz, fundado pelo lendário rapper Tupac Shakur, fizeram uma revelação que abalou o mundo da música. Em entrevista ao Vald TV, os músicos Young Noble e E.D.I. Mean admitiram que fumaram as cinzas Shakur, morto a tiros em 1996.

"É, é verdade [que fumamos as cinzas]... Teve um pequeno memorial dedicado a ele, junto a sua família. Fomos à praia e jogamos no mar uma série de coisas que ele gostava. Um pouco de maconha, asas de galinha, refrigerante de laranja... Tupac amava essas m*, então demos a ele nosso próprio adeus", revelou Young Noble.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Colômbia: Candidato eleitoral denuncia compra de votos com marijuana

Fonte: Sapo (Portugal)

Bogotá, 30 ago (Lusa) -- O recurso à marijuana para comprar votos foi hoje denunciado pelo candidato Alfredo Palencia Molina à governação da região colombiana do Atlântico nas eleições de outubro, noticia a Efe.

"É quase um costume comprar votos nesta época (...), não é novidade, faz parte da nossa 'democracia'", admitiu o candidato, adiantando que na cidade de Barranquilla já eram conhecidos os casos de troca de comida ou cimento por votos.

Segundo Palencia Molina, os 'capitães políticos de bairro', também designados como 'mochileiros', aproveitam os consumidores de droga e oferecem-lhes marijuana em troca do seu apoio nos comícios.

Usuário de drogas é assassinado com tiro na cabeça

Fonte: Correio do Estado

Crime aconteceu por volta das 22h de ontem na Vila Kelly

Na noite de ontem (28), um jovem foi baleado, aparentemente com três tiros, sendo um na cabeça, na Vila Kely, em Campo Grande (MS), por volta das 22h.

De acordo com informações do Delegado do 5º Distrito Policial de Campo Grande, Paulo Henrique Sá, o assassinato tem indícios de acerto de contas de venda de drogas, pois no local do crime foi encontrado um papelote de droga.

Foi investigado também que a vítima era usuária de drogas e furtava objetos de casa para a compra de entorpecentes.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A decisão do STF sobre a Marcha da Maconha e a segurança pública

Fonte: Jus Navigandi


Pablo Batista de Souza

1.Introdução

Em decisão polêmica, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a "marcha da maconha" , movimento que reúne manifestantes favoráveis à descriminalização da droga, é legitima, pois nela está presente o exercício de dois direitos constitucionais: o direito de reunião e a liberdade de pensamento.

A votação foi unânime.

Este tipo de manifestação estava sendo impedida pelas instâncias inferiores do judiciário, sob a alegação de o ato configurar o delito de Apologia ao crime, previsto no artigo 287 do Código Penal.

Rock in Rio lança campanha 'Eu vou sem drogas'

Fonte: Veja

Atrações nacionais gravam música e clipe, que têm como alvo o público jovem. Peças publicitárias começam a ser veiculadas nesta segunda-feira

Desde os tempos de Woodstock os festivais de rock foram associados ao consumo de drogas. Quatro décadas depois, com o avanço do crack e do oxi, e sem o apelo libertário do movimento hippie, do movimento pacifista, do amor livre, tudo o que um festival não quer é essa imagem. A campanha do Rock in Rio não poderia ser mais explícita. “Eu vou sem drogas” é o slogan de dois filmes publicitários, com duração de 60 e 30 segundos, que começarão a ser veiculados nas emissoras de TV. A campanha terá peças em toda mídia nacional, com anúncios impressos, para a web, spots e um hotsite onde o usuário pode entrar sem se identificar e tirar dúvidas com profissionais da área, além de jogos e informações gerais sobre as consequências do uso das drogas.

As estrelas da ação reuniram-se em um estúdio na zona Sul do Rio de Janeiro para gravar a música tema da campanha. No clipe, eles aparecem com camisetas que remetem ao tema, como: "Eu Vou Sem Drogas", "Sexo, Atitude e Rock’n’Roll", "Sexo, família e Rock’n’Roll" e "Sexo, Futebol e Rock’n’Roll".

Polícia erradica 3500 pés de maconha em Cabrobó

Fonte: NE10

Três mil e cinquenta pés de maconha foram localizados e erradicados na manhã desse domingo (28), em uma ilhota do Rio São Francisco, nas imediações de Cabrobó, Sertão de Pernambuco.

A erva, já em fase de colheita, estava distribuída em uma plantação com 610 covas. De acordo com informações da PM, dois cultivadores estavam no local, mas, ao perceberem a chegada da polícia, conseguiram fugir. A ocorrência aconteceu dentro da Operação Crack e contou com a participação de policiais do Grupo de Ações Táticas (GATI).

Já em Orocó, também no sertão, foram erradicados 9.650 pés de maconha nesse domingo, na Ilha da Porta. A polícia encontrou ainda 39 quilos da erva acondicionados em três sacos de nylon. A ação foi registrada na delegacia da polícia Civil deste município.

domingo, 28 de agosto de 2011

Os cinco anos da Lei antidrogas

Fonte: Revista O Voto

Antonio Gonçalves

Prestes a completar cinco anos, a lei antidrogas – 11.343/05, criada com o objetivo de aliviar o sistema carcerário brasileiro, concedendo penas alternativas a usuários de drogas, causou efeito contrário. Entre 2006 e 2010 houve um aumento de 118% do número de presos por tráfico.

Tal incremento da percentagem de presos se deve ao fato do artigo 28, que tipifica a questão do usuário, ser silente no que toca o procedimento para a caracterização do uso pessoal das drogas, pois, ao não prever a quantidade e/ou qualidade da droga, o legislador possibilitou uma análise completamente subjetiva por parte do judiciário.

Somado a isso houve um aumento sensível na pena do traficante que teve o mínimo elevado para cinco anos, logo, para não ofertar o usuário com uma transação penal, os juízes optam por uma pena mais elevada ao contrário do espírito da lei.

sábado, 27 de agosto de 2011

PM apreende oito pés de maconha na Vila Helena (Sorocaba)

Fonte: Cruzeiro do Sul

Policiais militares apreenderam na manhã deste sábado oito pés de maconha onde mora um adolescente e a mãe dele, na Vila Helena. Uma denúncia anônima, dando conta sobre a existência de arma de fogo em poder do menino, levou os militares até a casa, por volta de 11h.

O garoto, de 16 anos, estava dormindo quando foi chamado pela mãe, que autorizou a entrada dos PMs na casa. Questionado sobre a denúncia, o menor disse que tinha apenas algumas porções de maconha para consumo, guardadas debaixo de sua cama, onde foram encontrados um cigarro da droga e uma porção de três gramas.

Durante a averiguação, também foram localizados oito vasos, cada um com um pé de cannabis, nome do gênero botânico usado como entorpecente. As plantas estavam escondidas entre outros vasos do lado de fora da residência.

Mãe e filho foram levados para a Delegacia Participativa do Plantão Norte, onde às 12h10 ainda prestavam depoimento. A arma mencionada na denúncia feita à polícia não foi encontrada.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Detidos por cultivo de Cannabis

Fonte: EOL (Portugal)

Um homem e uma mulher de 38 e 34 anos respectivamente foram detidos esta quarta-feira pelo Destacamento Territorial de Torres Novas do Comando Territorial de Santarém da GNR, por indícios de cultivo e produção intensiva de Planta de Cannabis, na sua residência no concelho de Torres Novas.

Tal acção desenvolveu-se a partir das 9H00 horas de quarta-feira, na freguesia de Olaia, no culminar de diligências de investigação, desencadeadas pelo Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da GNR de Torres Novas, sendo possível apreender 300 pés de Planta de Cannabis, bem como material necessário à sua produção e venda, tal como sistema de irrigação, estufa, aparelhos de secagem e extracção de ar, bem como balanças de precisão.

Os detidos serão presentes a 1.º Interrogatório Judicial esta quinta-feira.

A tragédia das drogas

Fonte: Coluna do Ancelmo Gois (O Globo)

No filme "Cortina de fumaça", que estreia dia 2 de setembro, Ethan Nadelmann, fundador e diretor executivo da DPA-Drug Policy Alliance (maior organização americana de combate às drogas) afirma, sem rodeios:

- Há 30 anos, ninguém sabia do ecstasy, e hoje milhões de pessoas usam no mundo todo. Nossos filhos e netos viverão numa sociedade com muito mais drogas. A industria farmacêutica vai continuar a produzi-las, e o grande desafio será aprender a conviver com elas.

Dirigido, produzido e escrito pelo carioca Rodrigo Mac Niven, "Cortina de fumaça" discute as drogas em entrevistas com médicos, pesquisadores, advogados, policiais e representantes de movimentos civis.

Projeto proíbe uso e comercialização de sálvia alucinógena

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 987/11, do deputado George Hilton (PRB-MG), que proíbe o uso e a comercialização da substância salvinorina e da espécie vegetal sálvia divinorum, da qual é extraída. Conforme o texto, ficam também proibidos o plantio, a cultura, a colheita e a exploração dessa planta, assim como a elaboração, a comercialização e o consumo de subprodutos, substratos e substâncias dela decorrentes.

Existem cerca de 900 espécies de sálvia, que incluem um grande número de plantas ornamentais e também a sálvia officinalis, usada como tempero.

Segundo o autor, apesar de o Ministério da Saúde atualizar constantemente a portaria que traz as listas destinadas ao controle da comercialização lícita de medicamentos e de drogas, em especial de substâncias que afetam as funções cerebrais, nem sempre a atualização ocorre com a rapidez necessária.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Suspeitos de plantar maconha são presos em Cerqueira César, SP

Fonte: G1

Três pés da planta com um metro de altura foram encontrados pela polícia. Suspeitos dizem que a droga era para o consumo próprio.

A Polícia Militar prendeu três pessoas em Cerqueira César, no interior de São Paulo, suspeitas de plantar pés de maconha. A plantação foi localizada nesta terça-feira (23). A polícia chegou ao local por meio de uma denúncia anônima.

Foram encontrados três pés da espécie, cada um com um metro de altura. O terreno fica ao lado de uma oficina mecânica. No estabelecimento, a polícia localizou o dono da área, um mecânico de 60 anos, e os dois filhos dele, um de 19 e outro de 21 anos. Eles disseram à polícia que a planta era para o consumo próprio.

Os três foram enquadrados por tráfico de drogas e podem pegar até 15 anos de prisão. Os pés de maconha serão destruídos.

Elijah Wood diz que maconha faz parte da vida em Hollywood

Fonte: Jornal Floripa

Elijah Wood, 30, avisa aos desavisados que não estranhem se avistarem alguém fumando um baseado ao visitarem Hollywood.

O ator  afirmou à revista "High Times" que a maconha faz parte da vida dos habitantes do local.

"Chegamos a um ponto em que é uma coisa natural na vida das pessoas", contou. "Certamente, não é um tabu."

Ele disse conhecer muitas pessoas que usam o produto --por motivos medicinais-- e que não ficam constrangidas de dizer.

"Eu não sou um fumador compulsivo de maconha", afirmou o Frodo de "O Senhor do Anéis". "Nunca me caiu bem."

Mais de 45 mil pés de maconha são erradicados no Sertão

Fonte: NE10

Policiais da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar erradicaram nessa quarta-feira (24), mais de 45.500 pés de maconha nas imediações da Ilha do Aracapá, área de Orocó, no Sertão de Pernambuco.

Segundo a polícia, a plantação estava distribuída por 9.114 covas. Uma mostra da maconha foi encaminhada para a delegacia da polícia Civil para adoção das medidas legais.

Ainda de acordo com informações da 2ª Companhia Independente, alguns cultivadores que estavam no local conseguiram empreender fuga ao presenciarem a chegada da polícia.

Análise: América Latina, um comércio tóxico

Fonte: Folha de São Paulo

JOHN PAUL RATHBONE
ADAM THOMSON
DO "FINANCIAL TIMES"

Em meio à alta estonteante dos preços de commodities verificada nos últimos dez anos dois, duas exceções se destacam: a heroína e a cocaína.

Os dois produtos vêm desafiando a inflação de maneira comparável apenas ao que fazem os microprocessadores de computadores: as drogas estão mais baratas hoje, em termos reais, do que eram 20 anos atrás.

Essa é apenas uma ilustração de um fracasso global dos esforços para restringir a oferta de drogas ilegais. Embora a luta já tenha custado bilhões de dólares e milhares de vidas, o comércio de drogas e seus efeitos sobre os consumidores dos produtos mal foram afetados. A produção vem aumentando, e, com ela, o consumo global. De estimados 272 milhões de usuários de drogas ilegais em todo o mundo, mais ou menos 250 mil consumidores morrem todos os anos.

Twitteiros bebem mais e usam mais maconha, aponta estudo

Fonte: Link (Estadão)

Segundo pesquisa da Universidade de Columbia, 70% dos jovens que usam Facebook e Twitter têm o dobro de chances de fumar maconha, três vezes mais de beber e cinco vezes mais de fumar.

A justificativa do estudo: redes sociais fazem as pessoas interagirem com um círculo maior e serem expostas a fotos de outros usando essas substâncias. Com o passar do tempo, twitteiros e ‘facebookeiros’ passam a achar normal.

Via YouPix

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Chá do Daime faz imagem mental tão vívida que se iguala à real

Fonte: Folha de São Paulo

Não é de admirar que os usuários da ayahuasca, chá empregado por grupos religiosos como o Santo Daime, afirmem ter visões. Um novo estudo indica que, no cérebro, a bebida provoca efeitos tão vívidos quanto os de uma imagem externa real.

A pesquisa, já aceita para publicação na revista científica "Human Brain Mapping", foi coordenada por Draulio Barros de Araujo e Sidarta Ribeiro, do recém-criado Instituto do Cérebro da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

"Ao aumentar a intensidade de imagens recordadas, fazendo com que atinjam um nível idêntico ao de uma imagem natural, é como se a ayahuasca emprestasse um status de realidade a experiências internas", escrevem.

Estreia em setembro Cortina de fumaça'

Fonte: SRZD

Estreia no dia 2 setembro "Cortina de fumaça", um longa de Rodrigo Mac Niven, que aborda a política de drogas no Brasil e no mundo e as consequências político-sociais. "Cortina de fumaça" já foi exibido em diversos festivais de cinema, como o Festival Internacional do Rio de Janeiro, o do Beirute, no Líbano, de Paris, Nova York, Milão e Miami.

Sua proposta é fomentar a discussão sobre o proibicionismo de determinadas drogas, com enfoque na maconha, qual gerou grande polêmica recentemente devido a possibilidade de sua liberação no país.

Em visita a 6 países e depoimentos de 34 especialistas, o longa coloca em discussão a delicada questão das drogas ilícitas através de entrevistas com médicos, pesquisadores, advogados, autoridades policiais e representantes de movimentos civis. Seu autor aborda a maconha com atenção às suas consequências político-sociais e com uma nova visão do século XXI, rompendo o silêncio e questionando os discursos proibicionistas.

Traficante que cultivava maconha artesanalmente é preso em Brasília

Fonte: TN Online

Um rapaz de classe média alta foi preso por tráfico de drogas no Plano Piloto no fim da noite desta terça-feira (23). Ele plantava pés de maconha na casa da namorada para depois vender a droga.

A prisão do rapaz de 21 anos foi em flagrante. Ele estava com seis porções de maconha, dois maços da droga, balança de precisão, um caderno onde era anotado o nome do cliente e o valor da venda, além de R$ 300 em dinheiro.

A polícia chegou ao traficante depois de uma denúncia anônima. Segundo as investigações, ele vendia a droga numa distribuidora de bebidas na 403 Sul.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Participante da Marcha da Maconha não responderá ação

Fonte: Consultor Jurídico

O Juizado Especial Criminal de São Paulo determinou o arquivamento de procedimento criminal que apurava crime de desobediência contra participantes da Marcha da Maconha. Eles eram acusados de descumprir ordem do Tribunal de Justiça de São Paulo, que proibiu a manifestação.

No último dia 20 de maio, véspera da Marcha da Maconha em São Paulo, o Tribunal de Justiça aceitou o pedido de liminar do Ministério Público para "proibir a realização da Marcha da Maconha, sob pena de desobediência". No dia seguinte, mais de uma centena de pessoas reuniram-se na Avenida Paulista para participar do Movimento Pela Liberdade de Expressão, organizado para protestar contra a proibição da Marcha da Maconha. Neste dia, a Polícia Militar conduziu diversas pessoas até a delegacia por acusação de crime de desobediência.

Exame toxicológico de Amy Winehouse não detecta drogas ilegais

Fonte: O Globo

LONDRES - Os exames toxicológicos no corpo de Amy Winehouse não detectaram presença de substâncias ilegais, informou Chris Goodmanseu, o porta-voz da família, nesta terça-feira. O inquérito que apura as causas do falecimento da cantora inglesa, que morreu há exatamente um mês aos 27 anos, deve ser concluído em outubro.

Em nota, segundo as agências Reuters e AP, ele acrescentou que foi encontrado álcool, mas que não era possível determinar a participação disso na morte dela.

"Os resultados toxicológicos divulgados pelas autoridades à família Winehouse confirmaram que não há nenhuma substância ilegal no organismo de Amy na hora de sua morte", disse.

A cantora, que tinha histórico de abuso de álcool e drogas, foi encontrada morta em sua casa no norte de Londres, em 23 de julho.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Condenados por tráfico de drogas em Oeiras recebem benefício do trabalho externo

Fonte: 180graus

A decisão do juiz Edson Rogério Leitão atendeu a solicitação do Ministério Público

Condenados por tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico, em sentença prolatada pelo juiz Edson Rogério Leitão em 13 de julho de 2011, Alemário Neves de Carvalho Araújo, Handerson Marcelo Valentim, o “Duduim” e Ramon Sideral Gomes dos Santos, que inicialmente cumpririam pena no regime semiaberto, na Colônia Agrícola Major César, em Teresina, receberam da Justiça de Oeiras, o benefício de cumprir a pena nesta comarca, com a permissão de realizar trabalho externo.

“Dependência química não tem nada a ver com caráter”, diz Fábio Assunção

Fonte: R7

Recuperado, ator falou sobre o drama das drogas no programa Altas Horas

O ator Fábio Assunção foi um dos convidados do programa Altas Horas (Globo), apresentado por Serginho Groisman, deste fim de semana.

Entrevistado pela plateia, o ator não fez cerimônia e falou abertamente sobre as drogas, problema que enfrentou recentemente.

- A droga é uma coisa muito sedutora. A dependência química tem a ver com compulsão e desejo e todo mundo sente isso. Não tem a ver com caráter ou integridade.

Polícia Militar localiza mudas de maconha em reserva ecológica

Fonte: Rondonia Ao Vivo

No fim da tarde deste domingo, 21, a Polícia Militar foi acionada a comparecer na reserva ecológica da Cooperfrutas no setor de chácaras em Vilhena, onde segundo informações havia algumas latas com uma planta semelhante à maconha.

Os policiais foram até o local indicado e localizaram sete latas contendo cada uma delas um pé de erva que acredita-se que seja maconha, além de adubo e um facão. No local não foi localizado o responsável pela “plantação”.

As plantas foram encaminhadas a Delegacia de Polícia Civil onde será periciada e comprovada se realmente trata-se de maconha.

domingo, 21 de agosto de 2011

Dois pit bulls vigiam pés de maconha na Vila Erondina em Dourados

Fonte: Fátima News

Equipes da Polícia Militar, a Força Tática e do Serviço Reservado – P2, descobriram nesta sexta-feira em uma casa na Rua Gasparina de Matos Carvalho, na Vila Erondina, em Dourados, a plantação de dois pés de maconha no quintal. No entanto, a droga contava com a vigilância reforçada por dois cachorros pit bulls.

O dono da casa, Cassiano Pontes Souza, 19 anos, disse a policia que não plantou a droga e que ela nasceu de tanto ele jogar ponta de cigarro no quintal. Depois da planta ter nascido, ele disse que deixou elas desenvolverem para consumo próprio. A polícia teve dificuldade para destruir as plantas por causa da vigilância dos pit bulls, mas esposa de Cassiano acabou prendendo os cachorros para que eles não agredissem os policiais.

Cassiano acabou sendo preso por tráfico de drogas, já que na casa dele também foi encontrado um tablete de maconha de aproximadamente 500 gramas. Além de usuário, Cassiano ainda é acusado de comercializar droga.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Sem teto é preso com plantas de maconha

Fonte: Capital News

Um sem-teto, morador em um conjunto de barracos aos fundos da Vila Cachoeirinha, foi preso na manhã desta sexta-feira (19) em Dourados. No quintal da casa dele foram encontrados três pés de maconha. As plantas estavam embaixo de uma antena parabólica.

Dentro do barraco a polícia encontrou um tablete de maconha e sementes da planta. Um usuário também foi detido.

Empresa sequencia genoma da maconha

Fonte: Info

maconha-20110819134637

São Paulo- Empresa sequencia e publica na web o genoma da Cannabis sativa – popularmente conhecida como maconha.

O trabalho foi realizado pela Medical Genomics que, talvez não coincidentemente, é um laboratório holandês com sede em Amsterdam. O objetivo seriam as pesquisas para fins terapêuticos com a planta, e os resultados foram divulgados nessa madrugada em um serviço de nuvem aberto.

O material, no entanto, é apenas a “sequência bruta”  - dados que ainda precisam de muito trabalho para poderem ser aproveitados para algum fim.  Por enquanto, os pesquisadores possuem 131 bilhões de bases de DNA, mas esse número deve ser reduzido a apenas 400 milhões quando o trabalho com a maconha estiver finalizado.

Polícia prende traficante suspeito de 'batizar' droga com inseticida em pó

Fonte: G1

Cocaína seria misturada com veneno agrícola, diz delegado em São Paulo. Drogas ficavam em apartamento no Morumbi e eram revendidas em favelas.

Polícia apura se droga era misturada com inseticida em São Paulo (Foto: Reprodução/Polícia Civil)

Após um mês de investigações, a Polícia Civil em São Paulo prendeu um homem suspeito de traficar drogas misturadas com inseticida em pó na Zona Sul da capital paulista. De acordo com o 35º Distrito Policial, no Jabaquara, que realizou a prisão em flagrante do egresso do sistema prisional na tarde de quinta-feira (18), a cocaína apreendida com o suspeito estaria sendo ‘batizada’ com o produto Imidrose - Imidacloprid 70 WP, veneno de origem agrícola, utilizado para combater pragas da lavoura. O suspeito não estava armado e nem esboçou reação.

Estudo mostra que o ecstasy pode ser usado para tratar o câncer

Fonte: G1

Cientistas elevaram a capacidade da droga para destruir tumores.
Trabalho foi publicado na revista 'Investigational New Drugs'.

Cientistas da Grã-Bretanha revelaram esta sexta-feira (19) que estão avaliando se o ecstasy, conhecido como a droga do amor e popularizado em festas de música eletrônica - as chamadas "raves" - pode ser eficaz no tratamento de cânceres no sangue.

Cientistas da Universidade de Birmingham, no centro da Inglaterra, afirmaram ter modificado formas da droga, intensificando em 100 vezes sua capacidade de destruir células cancerosas.

Há seis anos, os pesquisadores descobriram que os cânceres que afetam os glóbulos brancos do sangue parecem responder a certas drogas psicotrópicas. Entre elas estão pílulas de emagrecimento, antidepressivos da família do Prozac e derivados da anfetamina como o MDMA, conhecido popularmente como ecstasy.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Vereador no Maranhão é preso por tráfico de drogas

Fonte: Último Segundo

Ele é o terceiro vereador preso no Maranhão em 2011 acusado de crimes como assaltos, homicídios ou tráfico de drogas

O vereador Josivaldo Freitas (PTB), da cidade de Olinda Nova do Maranhão, distante 158 quilômetros de São Luís, foi preso na noite desta quarta-feira (17) com 2,3 quilos de pasta base de cocaína. Ele é acusado pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico. Em depoimento à Polícia Federal, Freitas negou que fosse dono da droga.

Freitas, também conhecido como Nego do Baé, voltava de São Luís em um carro popular com o seu motorista particular. Ao chegar no posto da Polícia Rodoviária Federal da BR-135, o condutor do veículo reduziu muito a velocidade e isso chamou a atenção dos policiais rodoviários. Na hora da vistoria, eles descobriram dois pacotes da droga no banco traseiro do veículo.

Ziggy Marley defende a legalização da maconha em Wild and Free

Fonte: JB

Ser filho de um ícone não é fácil. Não importa o que se faça, a sombra da geração anterior estará sempre lá. Com Ziggy Marley, primogênito de vocês sabem quem, não é diferente,mas, aos 43 anos incompletos e 32 anos de carreira, ele até que lida bem com o peso do nome, como se pode ouvir em Wild and Free, seu novo CD.

Produzido por Don Was, uma grife do mundo pop que já assinou álbuns dos Rolling Stones, Bob Dylan e Elton John. Wild and Free traz em 12 faixas, aquele som reggae com a pegada pop contemporânea que caracteriza Ziggy desde sua estreia e ainda consegue honrar, com folga o legado do seu pai Bob Marley.

Policiais encontram plantação de maconha na Zona Norte de São Paulo

Fonte: R7

Um homem foi preso portando 2 kg da droga e três bananas de dinamite

Policiais do COE (Centro de Operações Especiais) localizaram uma plantação com aproximadamente 700 pés de maconha na tarde desta quarta-feira (17), na avenida Raimundo Pereira de Magalhães, região da Serra da Cantareira, zona norte de São Paulo. Um homem foi preso com 2 kg de maconha e três bananas de dinamite.

Uma viatura chegou ao local por meio de denúncia e encontrou o suspeito com a droga e alguns documentos falsos. Ele acabou confessando aos policiais onde ficava a plantação.

A ocorrência foi apresentada ao 74º Distrito Policial.

Assista ao vídeo:

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Relatório aponta irregularidades em abrigos para menores usuários de drogas recolhidos no Rio

Fonte: UOL

Alana Gandra
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

Um relatório do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), feito por indicação do Ministério Público, aponta irregularidades nos abrigos para menores viciados em drogas, recolhidos das ruas da capital fluminense.

Três abrigos em Pedra de Guaratiba, na zona oeste da cidade, que são geridos por organizações não governamentais (ONGs), passaram por uma inspeção conjunta do Coren-RJ e do Conselho Regional de Psicologia. De acordo com o presidente do Coren-RJ, Pedro de Jesus, foi constatado que a situação dos menores é de “confinamento”. As ONGs que administram os abrigos recebem recursos dos governos municipal e estadual.

Bombeiros acham maconha ao apagar incêndio na Argentina

Fonte: Correio da Bahia

Caso ocorreu no bairro de Saavedra, em Buenos Aires Fogo foi provocado por falha na iluminação da estufa da maconha

Uma equipe de bombeiros que foi apagar um incêndio na madrugada desta quarta-feira em um depósito no bairro de Saavedra, em Buenos Aires (Argentina), se surpreendeu ao encontrar uma pequena plantação de maconha, segundo o jornal "Clarín".

De acordo com a polícia, o incêndio foi provocado por uma falha no precário sistema de iluminação que tinha sido instalado para manter a temperatura do local onde estavam os pés de maconha. O fogo foi controlado por volta das 4h. As informações são do G1.

A iminente liberação do uso da maconha no ordenamento jurídico brasileiro

Fonte: Jusvi

por José Ricardo Chagas

Introdução

O Brasil, seguindo tendência mundial, está prestes a ter liberado o uso, o porte e o plantio de maconha para uso próprio. A maioria dos países sul americanos já aderiu a essa nova liberalidade e o Brasil ao que parece está na iminência de se tornar o mais novo membro dessa corrente.

A descriminalização no mundo

Na Argentina, a Suprema Corte declarou inconstitucional a penalização de adultos que estejam portando pouca quantidade de maconha para uso pessoal. Por unanimidade, os julgadores entenderam ser uma questão de privacidade, deixando de coexistir qualquer possibilidade para uma punição. O fundamento se baseia na "proteção da intimidade, autonomia pessoal e a necessidade de não criminalizar quem é um doente e já é vítima do consumo da droga". No entanto, a corte não decidiu pela "descriminalização" geral do consumo de maconha e outras drogas, mas sim pela guerra contra os traficantes, seus verdadeiros inimigos. 1

Operação recolhe 16 usuários de drogas em favela do subúrbio do Rio

Fonte: G1

Segundo a PM, todos são maiores de idade. Grupo foi encontrado no Parque União, em Bonsucesso.

Terminou com 16 usuários de drogas recolhidos a operação realizada na manhã desta quarta-feira (17) na favela Parque União, em Bonsucesso, no subúrbio do Rio. Segundo a Polícia Militar, todos são maiores de idade e estavam consumindo entorpecentes nas proximidades da Avenida Brigadeiro Trompowski.

Ainda de acordo com a PM, dos 16 usuários, apenas dois foram encaminhados para a delegacia, onde será verificado se eles já têm algum registro policial. Os outros recolhidos foram levados para abrigos da prefeitura.

Mais cedo, o comandante do 22º BPM (Maré) tenente-coronel Gláucio Moreira, chegou a dizer que os agentes fariam ações semelhantes nas favelas Arará e Mandela, também no subúrbio. Mas a polícia preferiu se concentrar apenas no Parque União.

Moreira informou que a ação desta quarta-feira (17) foi motivada pelo aumento de usuários de drogas na região. Agentes da Secretaria municipal de Assistência Social e da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente também participaram da operação.

Vício: natureza ou hábito?'

Fonte: Folha de São Paulo

RICHARD A. FRIEDMAN, M.D.

Por que alguns sobrevivem ao uso abusivo de drogas e álcool, enquanto outros sucumbem ao vício? Cientistas começaram a encontrar a resposta.

Segundo a Pesquisa Nacional sobre o Uso de Drogas e Saúde de 2008, 46% dos americanos experimentaram uma droga ilícita. Mas só 8% a utilizaram no último mês. Em comparação, 51% usaram álcool no último mês.

A maioria dos que experimentam drogas não se vicia, portanto. Então, quem corre o risco?

Frente evangélica na Assembleia de SP lutará contra maconha e dia gay’

Fonte: G1

Grupo criado nesta terça-feira (16) é formado por 23 parlamentares. Regimento aprovado defende temas que devem ser foco de ação.

Deputados estaduais paulistas criaram nesta terça-feira (16) a Frente Parlamentar Evangélica da Assembleia Legislativa de São Paulo, que terá 23 integrantes, quase 25% do total de 94 deputados estaduais. O grupo se organiza para trabalhar em temas polêmicos, como maconha, aborto e homossexualidade.

"Nós tivemos recentemente a aprovação de apoio à liberação da maconha e do dia de combate à homofobia. São campanhas que em vez de desenvolver que cada um tenha sua liberdade quer pregar que algo que nós consideramos errado seja considerado normal. Tem alguns projetos que nós somos contra", afirmou o coordenador da frente, Carlos Cézar (PSC), pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Brasileiros são contra a descriminalização de drogas, diz pesquisa

Fonte: Folha de São Paulo

Os brasileiros são majoritariamente contra a descriminalização das drogas no país, aponta pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo CNT/Sensus.

Dos entrevistados, 78,6% disseram ser contra a descriminalização do uso de drogas em geral, e 82,2% disseram acompanhar ou pelo menos ter ouvido falar dos debates recentes sobre a temática.

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 12 de agosto em 24 Estados. Ouviu 2.000 pessoas e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

A temática LGBT também foi abordada pelo levantamento. Para 56,3% dos entrevistados, o Congresso não deve aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Mesmo que aprovado o casamento, 55% dos entrevistados disseram ser contra a possibilidade de adoção por casais do mesmo sexo.

Abstinência de maconha deve ser de 12 horas para doação de sangue

Fonte: O Globo

RIO - O Hemorio negou na segunda-feira ter exigido um mês de abstinência para os usuários de maconha dispostos a doar sangue. Organizador da campanha "Maconheiro sangue bom - o sangue da paz", que promove uma campanha para atrair doadores, Nubio Revoredo disse que o órgão alegou que o tempo seria de um mês, apesar de uma portaria do Ministério da Saúde prever um período de 12 horas. Como Ancelmo Gois informou na segunda-feira em sua coluna no GLOBO , o movimento pela legalização da maconha fará a campanha no sábado, a partir das 10h, no Hemorio (Rua Frei Caneca 8, Centro).

Projeto de Kassab sobre internação compulsória em São Paulo carece de definições claras

Fonte: Correio do Brasil

Por: Jéssica Santos de Souza, Rede Brasil Atual

São Paulo – Apesar da polêmica em torno de recentes declarações do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (ex-DEM, rumo ao PSD) e de outras autoridades favoráveis à internação compulsória de dependentes químicos, não existe um projeto definido para São Paulo. Há indicações de que a experiência carioca serviria como exemplo.

Durante seminário nesta segunda-feira (15) na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Vereadores, especialistas e trabalhadores da área de saúde debateram a necessidade de uma política de internação compulsória no município, principalmente no caso dos usuários de crack.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Polícia erradica e incinera mais de 8 mil pés de maconha

Fonte: Pernambuco.com

20110815182947Uma equipe da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) erradicou e incinerou 8.350 pés de maconha nesta segunda-feira (15). A plantação foi localizada no assentamento Brilhante, na Zona Rural de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco. Ainda foram encontrados 80 gramas do entorpecente prontos para o consumo.

Quando os policiais chegaram ao local, as pessoas responsáveis pelo cultivo da droga fugiram. A maconha foi incinerada na própria plantação.

Comissão Especial de Enfrentamento às Drogas da Câmara dos Deputados estará no RN dia 18

Fonte: O Mossoroense

A Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas (Cedrogas) da Câmara dos Deputados realizará audiência pública no Rio Grande do Norte no próximo dia 18. Sob a coordenação da deputada federal Sandra Rosado (PSB) e do deputado federal Fábio Faria (PMN), as reuniões acontecerão no próximo dia 18, quinta-feira, na Assembleia Legislativa de Natal e no próximo dia 19, sexta-feira, na Câmara Municipal de Mossoró.

Entre os deputados que fazem parte da comissão, estará presente o deputado federal Romário (PSB-RJ); ele fez questão de confirmar sua presença em telefonema dado à deputada Sandra Rosado. Além da discussão da Cedrogas, Romário pediu à deputada para em Mossoró também visitar as instalações da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae).

Calma, gente (Coluna do Ancelmo Gois)

Fonte: Ancelmo Gois (O Globo)

O Movimento pela Legalização da Maconha do Rio convoca, através das redes sociais, para sábado, uma campanha de doação de sangue no Hemorio.

Segundo Renato Cinco, a doação se baseia na portaria 1.353 do Ministério da Saúde, de junho, "que permite ao usuário ficar apenas doze horas sem consumir a droga para doar sangue". Mas o pessoal da maconha diz que o Hemorio estaria criando dificuldades.

Uma vez Lobão

Aliás, sábado, no começo de seu show no Circo Voador, no Rio, o roqueiro Lobão perguntou à plateia quem tinha maconha.
Muita gente levantou a mão, e o roqueiro aceitou um cigarro

domingo, 14 de agosto de 2011

Hackers invadem site de prefeitura de SC e fazem apologia à maconha

Fonte: Terra

Invasores publicaram mensagens de apoio à legalização da maconha e a letra de Cachimbo da Paz. Foto: Divulgação

Hackers invadiram neste domingo o site oficial da Prefeitura de Barra Velha, no litoral de Santa Catarina. O ataque ocorreu horas após o prefeito do município, Samir Mattar (PMDB), sofrer um impeachment e ter o mandato cassado, devido a um escândalo de corrupção. Até as 15h30, mensagens de apologia à maconha apareciam no site www.barravelha.sc.gov, que teve todo o conteúdo original apagado.

No portal, os hackers ainda publicaram a letra da música "Cachimbo da Paz" do cantor Gabriel O Pensador. Uma foto de Fernando Henrique Cardoso e uma suposta frase atribuída a ele também aparecem nas mensagens dos autores da invasão.

Antuérpia é a cidade europeia com maior consumo de cocaína

Fonte: Publico.PT

As águas de Antuérpia têm a maior concentração de cocaína em toda a Europa, à frente de Londres e Amesterdão, mostram os resultados preliminares de um estudo que analisou as águas usadas que vão parar às estações de tratamento residuais de 21 cidades europeias.

A conclusão resulta da uma actualização de um relatório de 2008, realizado por um grupo de investidores das universidades belgas de Antuérpia e Liège, que tinha analisado águas usadas no país. Desta vez, o quadro de análise foi alargado a outras cidades europeias, calculando a dimensão do consumo de cocaína em função da concentração da droga nas águas.

A quantidade de cocaína é calculada através do principal metabólico desta droga detectado na urina presente nas águas que chegam às estações de tratamento.
Embora seja um resultado preliminar, em termos de consumo de cocaína, a cidade belga está ligeiramente à frente da capital britânica e da cidade holandesa.

sábado, 13 de agosto de 2011

Polícia descobre cultivo caseiro de maconha em Goiânia

Fonte: TV Goiânia

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Jovens percebem ação da polícia, se desfazem da droga mas são presos

Fonte: MidiaMax

Os policiais militares de Três Lagoas prenderam, na tarde desta quinta-feira (11), três pessoas envolvidas com tráfico de drogas. A abordagem foi na Vila Piloto V.

Durante a patrulha no bairro, os policias avistaram as três pessoas e viram quando eles se desfizeram de algum objeto que traziam. Em busca, constatou que se tratava de um tablete e um cigarro de maconha.

Todos os acusados tinham passagens pela polícia, sendo que um deles estava em liberdade há dois meses.

Diante dos fatos, o jovem de 18 anos foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, sendo o mesmo encaminhado ao Distrito Policial.

Operação no Jacarezinho termina com 46 usuários de drogas recolhidos

Fonte: G1

Entre os usuários recolhidos no Rio estão 40 adultos e seis crianças
Um homem que carregava 1 kg de cocaína foi preso.

Agentes da Secretaria municipal de Assistência Social (SMAS) recolheram 46 usuários de drogas durante uma operação feita na manhã desta sexta-feira (12) na Favela do Jacarezinho, no subúrbio do Rio.

Segundo a Secretaria, entre os usuários recolhidos estão 40 adultos e seis crianças. Eles vão passar por uma triagem em duas delegacias para verificar se têm algum antecedente criminal.

As crianças serão encaminhadas para a Central de Recepção Carioca, onde serão avaliadas sobre a necessidade de internação compulsória. Os adultos irão para abrigos da prefeitura.

Um homem que transportava cerca de 1 kg de cocaína foi preso. Além dos agentes da SMAS, policiais militares do 3º BPM (Méier) também participaram da operação.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Conselho de Medicina obriga tratamento psiquiátrico para usuários de crack

Fonte: Correio do Estado

O CFM (Conselho Federal de Medicina) lançou nesta quarta-feira (10) um conjunto de normas para o tratamento de usuários de crack que obriga o tratamento psiquiátrico nos casos avaliados como graves. As diretrizes definem como os médicos brasileiros devem lidar com o tratamento de dependentes químicos no país tanto na rede privada quanto no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na opinião dos psiquiatras do CFM, um paciente precisa ficar internado de sete a 14 dias para se desintoxicar.

Desde 30 de maio passado, a Prefeitura do Rio de Janeiro interna, de modo compulsório, crianças e adolescentes viciados em crack e outras drogas. Porém, o R7 noticiou no mês passado que a administração municipal ainda não tinha um planejamento definido sobre como tratá-los.

Campanha anti-drogas de partido político europeu usa foto de Amy Winehouse e fãs reagem

Fonte: Vagalume

O pôster foi considerado "de mau gosto e desrespeitoso", mas o partido não voltou atrás

A morte da cantora Amy Winehouse no dia 23 de julho foi tema de uma campanha criada pela divisão jovem de um partido suíço que quer leis mais rígidas em relação ao uso de drogas e, de um jeito ou de outro, o pôster (abaixo) acabou chamando atenção de muita gente.

Apesar de ter sido divulgado apenas na internet, os fãs de Amy ficaram furiosos com o fato de o partido União Democrática do Centro se aproveitar da tragédia para a campanha.

Os fãs não se conformaram e reagiram, mas o partido não trocou a foto.

Gregory Logean, o presidente do partido, disse: "A morte de Amy colocou uma realidade diante dos nossos olhos que os outros partidos normalmente esquecem - os efeitos prejudiciais do consumo de drogas.

Estamos divulgando uma foto que o mundo inteiro já conhece. Amy Winehouse não era apenas conhecida por suas músicas, mas acima de tudo, por seus excessos com drogas."

PM destrói mais de 500 mil pés de maconha no Sertão

Fonte: PE 360graus

Também foram apreendidos 300 gramas da droga; polícia faz buscas para capturar os acusados de cultivar a plantação

A Polícia Militar destruiu 520 pés de maconha, que já estavam em fase de colheita, e apreendeu mais de 300 gramas de sementes da droga, nesta quarta-feira (10). A plantação vinha sendo cultivada em terras do Sítio Umarí II, em Cabrobó, no Sertão pernambucano.

De acordo com informações apuradas pela polícia, o local vinha sendo vigiado por um adolescente de 17 anos e por Francisco Inácio das Neves, conhecido como 'Zé Perdido'. Eles não foram presos e a PM continua as buscas para a captura dos acusados.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Maconha sintética e misturas têm vendas proibida na Nova Zelândia

Fonte: Terra

Wálter Fanganiello Maierovitch

Uma das modalidades de maconha sintética comercializada na Nova ZelândiaO governo da Nova Zelândia acaba de proibir, por 12 meses,  a comercialização em tabacarias, supermercados e farmácias da maconha sintética e outros 43 produtos classificados como misturas ou  “maconha alternativa”.

Para o governo, quer a sintética quer as alternativas canábicas são nocivas à saúde.

Dentre as substâncias proibidas está o Chronic,  até com página na internet, e o Spice, incluída a última versão “gold”

Os consumidores não gostaram da proibição e alguns, em entrevistas, opinaram que a medida vai abrir portas ao tráfico ilegal e ao “mercado negro” via internet.

O governo deveria, conforme frisaram, apenas informar sobre os efeitos prejudiciais e realizar campanhas. Jamais, proibir.

Prefeitura diz que vai trocar semáforo com 'sinal da maconha' em Fortaleza

Fonte: G1

AMC diz que outros semáforos já sofreram alterações semelhantes.
Foco de sinal verde será trocado pela prefeitura.

Desenho foi colocado em semáforo em Fortaleza; prefeitura diz que vai substituir peça (Foto: Diana Vasconcelos/G1)

O formato de uma folha de maconha foi inserido no sinal verde do semáforo do cruzamento entre as Ruas Visconde do Rio Branco e Padre Valdevino, no Bairro Centro, em Fortaleza, no Ceará. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da autarquia municipal de trânsito (AMC), informou nesta quarta-feira (10) que não é a primeira vez que uma modificação assim é feita em um semáforo da cidade. O órgão já expediu uma ordem de serviço para trocar o foco do sinal verde que ainda vai ser periciado para saber de que forma a imagem foi inserida.

Willians vira rótulo de crack em favela do Rio de Janeiro

Fonte: Lancenet

Volante teve foto estampada em embalagem de droga que foi apreendida na manhã desta terça no Complexo de Manguinhos

Policiais militares do 22º BPM (Maré) realizaram uma operação para reprimir o tráfico de drogas no Complexo de Manguinhos e tiveram uma surpresa: traficantes do Comando Vermelho estavam usando fotos do jogador Willians, do Flamengo, e da cantora Amy Winehouse para vender drogas. O jogador rubro-negro era utilizado como rótulo do crack de R$ 25, enquanto a cantora inglesa era a imagem da cocaína de mesmo valor.

A ação que ocorreu na manhã desta terça-feira terminou sem presos. Ao todo, foram apreendidas cinco mil trouxinhas de maconha, dez quilos da droga em tablete, aproximadamente cinco mil pedras de crack e 2.500 cápsulas de cocaína, além de uma metralhadora calibre 7.62 e uma submetralhadora 9 mm. A Polícia Militar estima que a ação tenha causado um prejuízo de cerca de R$ 500 mil para a quadrilha que domina o tráfico de drogas na região.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

PM encontra papelotes de cocaína com foto de Amy Winehouse no Rio

Fonte: G1

A Polícia Militar encontrou nesta terça-feira (9), na Favela de Manguinhos, no Rio, centenas de papelotes de cocaína com a imagem da cantora Amy Winehouse e o nome "Amy House".

A cantora, que morreu no mês passado, enfrentou problemas com o álcool e as drogas durante a maior parte de sua carreira.

A fotografia de Amy virou uma espécie de marketing para aumentar a venda de cocaína na comunidade, segundo informações de policiais militares do 22º BPM (Maré).

De acordo com os PMs, os papelotes eram vendidos por diversos valores, entre eles R$ 5, R$ 10 e R$ 25. O material apreendido foi levado para o 22º BPM (Maré) onde foi apresentado. Além da cocaína, a PM também recolheu grande quantidade de maconha, uma metralhadora e uma submetralhadora.

Atriz da série 'The Wire' é presa por tráfico de drogas

Fonte: Terra

1981983-6931-recA atriz americana Felicia "Snoop" Pearson, que interpreta uma assassina contratada por gangues de traficantes de drogas na sérieThe Wire, foi presa nesta segunda-feira (8) por tráfico de heroína, informou o jornal Baltimore Sun.

Felicia se livrou de uma pena de sete anos ao se declarar culpada um dia antes de um tribunal de Baltimore, Maryland, começar a julgá-la dentro da operação denominada Operation Usual Suspects, na qual 64 pessoas foram acusadas de narcotráfico em março.

O tribunal a sentenciou a três anos de liberdade condicional sob vigilância. Em declarações a imprensa após a audiência, Felicia afirmou que, se tivesse sido julgada, ela teria se declarado "inocente".

No entanto, decidiu aceitar as acusações a fim de "seguir adiante" com sua vida e poder começar novos projetos cinematográficos sem ter que esperar o fim do processo. Durante esse período, a atriz ficou em prisão domiciliar sob vigilância eletrônica durante cinco meses.

Projeto diferencia pena por tráfico conforme a droga

Fonte: Agência Câmara de Notícias

A Câmara analisa o Projeto de Lei 814/11, do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), que estabelece penas diferenciadas para o crime de tráfico de entorpecentes de acordo com o grau de risco da substância traficada. A proposta altera a Lei Antidrogas (11.343/06).

O texto institui três graus distintos de risco, mas não chega a classificar os entorpecentes. Pelo projeto, essa classificação será feita levando em consideração o perigo à saúde do usuário, a possibilidade de causar dependência e os danos à sociedade, ouvidos os ministérios da Saúde e da Justiça.

De acordo com a proposta, o grau de risco 1 acarretará pena de reclusão entre 3 e 10 anos; para o grau 2, reclusão entre 5 e 15 anos; e, para o grau 3, reclusão entre 10 e 30 anos. Em todos os casos, o traficante deverá pagar multa entre R$ 500 e R$ 1.500.

Ainda existe tráfico de drogas no Complexo do Alemão, diz general

Fonte: Jornal da Mídia

Rio de Janeiro - O general Carlos Sarmento, responsável por toda operação de segurança no Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, admitiu hoje (8) que, após nove meses de ocupação pelas Forças Armadas, que ainda existe tráfico de drogas na região. “É impossível acabar com o tráfico, porque tem os ‘órfãos’ que trabalhavam para o tráfico e também os ‘órfãos’ dependentes de drogas. A gente ainda identifica um pequeno tráfico dentro das comunidades, para atender esse consumo. Mas não mais um depósito. Ali não é mais a base logística do tráfico.”

Depois de três meses comandando 1.600 soldados, Sarmento fez um balanço positivo da presença do Exército nas favelas que formam os dois complexos, apesar de admitir a presença de traficantes. O general falou para um grupo de empresários, na Associação Comercial do Rio de Janeiro.Sarmento considera incompatível a presença das forças de segurança e de criminosos, apesar de reconhecer a permanência de traficantes na região. “Essa convivência é inadmissível. Nós sempre estamos procurando coibir o ilícito, mas lógico que há dificuldades. Não podemos ficar ali revistando todas as pessoas.”

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Big Boi, rapper do Outkast é detido com ecstasy e viagra

Fonte: SRZD

Foto: DivulgaçãoO rapper Big Boi, quando voltava de viagem de férias no Caribe, foi detido em Miami por porte de drogas. Ele, que é integrante do grupo Outkast, estava com ecstasy, viagra e outras drogas não especificadas pela a polícia, segundo informou o site do jornal "The Guardian".

Após a viagem de descanso foram encontradas em suas malas pílulas de ecstasy, pó de MDMA e comprimidos de viagra. A fiança foi fixada em US$ 16 mil dólares.

"Enquanto Big Boi estava viajando com um grupo de amigos, uma pequena quantidade de 'contrabando' foi encontrada na bagagem coletiva. Os fatos foram apurados e Big Boi será completamente absolvido", alegou o advogado do rapper.

Câmara de Maceió diz não a descriminalização da maconha

Fonte: O Jornal

O debate sobre a descriminalização da maconha chegou a Câmara Municipal de Maceió e com um plenário repleto de jovens e representantes de diversos seguimentos a Câmara dizem não a legalização da droga.

A sessão pública realizada nesta segunda-feira (8) contou com a participação de representantes da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Movimento Força Jovem Brasil em Alagoas com o pastor Cleverson  Moreira, do Arcebispo de Maceió Dom Antonio Muniz e da psicóloga Claudia Simões.

Ao iniciar o debate o vereador Marcelo Gouveia propositor da sessão de forma taxativa demonstrou seu descontentamento com a possibilidade da descriminalização da maconha e solicitou o apoio de todos para juntos dizer não a legalização da droga.

Ator de 'Batman' divulga vídeo em favor da liberação da maconha

Fonte: G1

O ator Eric Roberts, em vídeo a favor da legalização da maconha (Foto: Reprodução)O ator Eric Roberts, que interpretou o mafioso Maroni em "Batman - O Cavaleiro das Trevas", divulgou um vídeo no site TellDC.com em que faz apologia da liberação da maconha.

"Como o álcool é legalizado e a maconha, não? O álcool destruiu civilizações inteiras, enquanto que a maconha só fez alguns hippies felizes", diz o ator no vídeo, que está disponível aqui (em inglês).

"A maconha se mantém ilegal porque ninguém conseguiu torná-la lucrativa para o governo ainda. É [uma medida] política, não protetora", prega Roberts, que é também irmão da atriz Julia Roberts e recentemente participou do programa "Celebrity rehab", na TV americana.

Operação destrói 14 mil pés de maconha em Cabrobó

Fonte: Pernambuco.com

A Polícia Civil divulgou hoje o resultado de uma operação realizada na madrugada de ontem na zona rural do município de Cabrobó, no sertão de Pernambuco para para erradicar uma plantação de maconha com mais de 14 mil pés. A ação resultou na prisão do agricultor Neilton Rocha dos Santos, de 41 anos, que cultivava a roça no momento da chegada dos policiais. Ele foi preso em flagrante, autuado por tráfico de entorpecentes e foi encaminhado para a cadeia pública da cidade de Cabrobó.

O plantio da droga estava distribuído em seis roças na Fazenda Cachoeirinha, zona rural do município. No total foram erradicados 14,4 mil pés de maconha em fase de crescimento. Os policiais desativaram ainda um sistema de irrigação subterrâneo utilizado no cultivo do entorpecente. A água era desviada da Adutora do Oeste da Compesa, responsável por abastecer vários municípios do sertão.

A plantação foi incinerada e a polícia apreendeu ainda uma motocicleta que era utilizada pelo agricultor para fazer o deslocamento do plantio à cidade. Participaram da operação 20 policiais civis, coordenados pelo Delegado Moary Drumond Pimenta

domingo, 7 de agosto de 2011

Juízes defendem penas diferenciadas para crimes que envolvam drogas

Fonte: R7

Para grupo, guerra às drogas não surtiu efeito e trouxe graves consequências

Um documento assinado por membros do Judiciário do Brasil, Argentina, Portugal e Itália aponta a necessidade de penas diferenciadas para cada tipo de delito envolvendo as drogas. No documento, traduzido do italiano para o português pelo juiz José Henrique Rodrigues Torres, de Campinas (SP), o grupo conclui que as medidas adotadas até então na "guerra contra as drogas" não surtiram efeito, além de terem provocado "gravíssimas" consequências.

O documento, assinado em junho em Roma, foi divulgado pela AJD (Associação Juízes para a Democracia).

Câmara de Maceió debate em sessão pública a descriminalização da maconha

Fonte: Alagoas 24 horas

A descriminalização da maconha é tema de debate na Câmara Municipal de Maceió na próxima segunda- feira (8). A audiência pública que terá início às 9h é de autoria do vereador Marcelo Gouveia e tem como objetivo travar um amplo debate sobre o tema que divide opiniões em todo País.

De acordo com o vereador Marcelo Gouveia é preciso que a sociedade faça uma ampla discussão sobre o tema, pois legalizar a maconha trará conseqüências drásticas para o Brasil. “Quando os defensores dessa idéia falam que nos países onde a maconha foi legalizada houve uma diminuição no consumo eles esquecem de dizer que há outros fatores que contribuem para isso. Legalizar a maconha em um País onde as drogas estão acabando com os nossos jovens é um absurdo”, afirmou Gouveia.

sábado, 6 de agosto de 2011

Drogas: Experiência portuguesa inspira Reino Unido

Fonte: Diário Digital

Os Liberais Democratas, parceiros do partido Conservador no governo de coligação britânico, vão discutir num congresso em setembro uma moção para a descriminalização do consumo pessoal de drogas baseada na experiência portuguesa, foi hoje divulgado.

Promovida pelo militante Ewan Hoyle, a moção apela à formação de um painel de estudo para «avaliar devidamente, economicamente e cientificamente, o atual quadro legal para lidar com as drogas no Reino Unido».

A principal sugestão feita a esta equipa é que «considere a reforma da lei, baseada no modelo português», nomeadamente que a posse de drogas para consumo pessoal deixe de ser um crime.

Internar à força resolve?

Fonte: Época

Um usuário de crack de 25 anos espera pelo transporte que o levará ao abrigo municipal. Ele aceitou a internação porque temia morrer do vício

A boca ferida, maltratada pelo uso contínuo de cachimbos precários, era uma das poucas partes do rosto de R. que o cobertor marrom e sujo deixava entrever. O corpo miúdo poderia facilmente ser confundido com o de um garoto de 14 anos. Os passos que o conduziam para fora da Favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, eram apenas resignados, não mais relutantes. Enquanto caminhava, R. experimentava momentos de lucidez nos quais tentava resumir sua trajetória. Aos 25 anos, viciado em crack, sem ter onde dormir, exceto a rua, ele enfrentava o quarto dia sem comer. No dia 19 de julho, foi encontrado e levado à força pela equipe da Secretaria de Assistência Social do município do Rio de Janeiro. “Se for a salvação para mim, eu vou. Sabe por quê? Porque eu tô vendo que se eu ficar aqui, fumando oito, nove pedras por dia, eu não vou aguentar mais. Eu vou morrer.” Antes das 10 horas da manhã, R. já embarcara numa das quatro vans da prefeitura que levaria os usuários de crack recolhidos ali à delegacia e, depois, a algum abrigo para tratamento de dependentes químicos.

Mesmo com UPP, tráfico continua discretamente em morro do Catumbi

Fonte: SRZD

A polícia apreendeu no início da madrugada deste sábado um menor com duas granadas e um rádio transmissor, no Morro da Coroa, no Catumbi, Zona norte do Rio de Janeiro. A comunidade faz parte de um complexo que conta com uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), mesmo assim parece que está longe da segurança na região ser garantida.

Cafés de Maastricht serão reservados a holandeses, belgas e alemães

Fonte: G1

Nos cafés é possível comprar drogas como a maconha.
Objetivo é reduzir os problemas provocados pelo turismo da droga.

O acesso aos "coffee shops" de Maastricht (sudeste da Holanda) será reservado exclusivamente aos holandeses, belgas e alemãs a partir de outubro, com o objetivo de reduzir os problemas provocados pelo turismo da droga.

Nos cafés holandeses é possível comprar drogas como a maconha.

"A prefeitura informou que fecharia os cafés se os problemas não diminuíssem", declarou à AFP Marc Josemans, proprietário do "Easy Going" e presidente da Associação 'Coffee Shops Oficials' de Maastricht (VOCM), que reúne 13 dos 14 estabelecimentos da cidade e que promove a a iniciativa de restringir o acesso.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Apenas 11% dos universitários não experimentaram drogas

Fonte: Carta Capital

Alunos de escolas particulares utilizam mais drogas que os estudantes do ensino público. O álcool ainda é a droga mais utilizada entre estudantes. Apenas 11% dos estudantes do ensino superior não experimentaram drogas. Esses são alguns dos dados divulgados no evento “Educadores contra o crack”, realizado em São Paulo nesta sexta-feira 5. O evento fez parte da série de debates Diálogos Capitais, organizados pelas revistas CartaCapital, Carta na Escola e Carta Fundamental.

Participaram do debate a secretária-adjunta da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Paulina Duarte, o médico psiquiatra Datiu Xavier, diretor do Programa de Orientação e Assistência a Dependentes (Proad), Luiz Ratton, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade da UFPE, e  Thiago Fidalgo, médico da Unifesp e pesquisador da Universidade de Harvard.

Fertilizante vira droga para jovens na balada

Fonte: Correio do Estado

O fertilizante mefedrona, conhecido como Miau-Miau, pode ser banido do Brasil devido ao seu uso por jovens como droga estimulante em baladas de clubes noturnos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai julgar nesta terça-feira se o considera uma droga ilícita ou se apenas controla sua venda para o uso na agricultura.

A favor da proibição, por considerar que não há controle eficaz nas lojas de implementos agrícolas, o professor de agronomia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), José Augusto dos Santos Neto, afirma que há desvios desses produtos para uso como droga. “As pessoas compram o Miau-Miau nas lojas de fertilizantes de Montes Claros (Norte de Minas) sem receituário e acompanhamento técnico. O Miau-Miau devia ser proibido, porque pode ser substituído por outras substâncias que não fazem mal”, diz.

Partidos da coalizão em lados opostos no Reino Unido

Fonte: Carta Capital

Os partidos do governo de coalizão no Reino Unido estão novamente em lados opostos. Os Liberais Democratas, do vice-premiê Nick Clegg, devem pedir que os Conservadores, do primeiro-ministro David Cameron, considerem urgentemente a liberalização de todas as substâncias ilícitas, incluindo heroína e cocaína, em uma tentativa de diminuir os níveis de dependência no país. No entanto, algumas alas do partido são fortemente contra reformas na legislação antidrogas.

O novo descompasso entre os partidos acontece pouco mais de três meses após o plebiscito para a reforma eleitoral britânica. Na ocasião, os liberais defendiam mudanças no sistema de votos no Reino Unido e os conservadores foram contra, opção que venceu nas urnas.

A conferência do Partido Liberal prepara uma defesa para a substituição da antiga lei britânica por uma nova estratégia de combate ao uso de drogas. Porém, a votação em favor das propostas não garantiria a entrada do tema no manifesto do partido nas próximas eleições.

Polícia prende homem que plantava maconha em vaso

Fonte: Correio do Estado

O pé de maconha estava em um vaso em cima da geladeira

Claudio José da Silva, de 19 anos, foi preso em flagrante por volta das 17h50min de ontem (4), por policiais da Força Tática do 16º BPM de Fátima do Sul (MS). Ele foi flagrado com um pé de maconha plantado dentro de um vaso em cima de uma geladeira.

Claudio José e o vaso com a droga foram encaminhados à Delegacia de Polícia para as devidas providências.

Anvisa tenta coibir o comércio de entorpecentes feitos em laboratório

Fonte: Pernambuco.com

Desde a primeira proibição legal de drogas no Brasil, quando as ordenações filipinas, vigentes no país ao longo do século 17, restringiram a venda de ópio aos boticários, nunca foi tão urgente atualizar essa lista. A mefedrona, estimulante parecido com a cocaína e o ecstasy nos efeitos provocados, é a 64ª substância inserida na relação de drogas ilícitas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) O pedido veio da Polícia Federal (PF), que há dois anos trabalha em parceria com o órgão, solicitando a inclusão de novos psicotrópicos e alucinógenos no rol. É que, na era dos entorpecentes sintéticos, feitos em laboratórios muitas vezes com a mudança sutil de um componente químico, fica difícil para as autoridades de segurança pública combaterem efetivamente esse tipo de droga.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Governo do México usa animação na luta contra drogas

Fonte: BBC

O governo do México está usando desenhos animados para tentar convencer a população a apoiar a guerra contra as drogas, que já matou mais de 40 mil pessoas desde 2006.

A prisão de chefes de cartéis, a apreensão de toneladas de drogas e o envio de tropas a diversas cidades estão entre os temas abordados pelos quadrinhos animados, ao som de música eletrônica.

O objetivo é travar um duelo de informação. Muitos argumentam que a ação das forças de segurança está provocando ainda mais violência, o que o governo nega.

Guarda Civil vai tirar usuários de drogas das ruas de SP

Fonte: Veja

São Paulo - O plano da Prefeitura de São Paulo de internar compulsoriamente crianças e adultos usuários de crack inclui atuação da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Composto por três fases - recolhimento, triagem e destinação -, ele prevê que agentes comunitários da saúde e assistentes sociais identifiquem os usuários que ocupam, principalmente, a cracolândia, na região central, e guardas "ajudem a recolher" esses dependentes.

Todos os retirados das ruas por GCM e assistentes sociais serão encaminhados a centros de triagem, onde serão feitas, entre outros procedimentos, a identificação da pessoa, a avaliação se há sinais de dependência química e capacidade psíquica e a checagem de antecedentes criminais.

Em 5 dias, 85 mil pés de maconha são incinerados na BA e em PE

Fonte: Terra

Policiais federais eliminam milhares de pés de maconha apreendidos em cinco municípios da BA e PE. Foto: Polícia Federal/Divulgação

Em uma ação que percorreu áreas rurais de pelo menos cinco municípios, a Polícia Federal (PF) incinerou, somente nos últimos cinco dias, mais de 85 mil pés de maconha na Bahia e em Pernambuco. O trabalho ocorreu durante a Operação Caruá IV, que teve o saldo de apreensões divulgado nesta quinta-feira. A corporação estima ter eliminado mais de 21,2 toneladas do entorpecente.

Segundo a PF, o resulta representa avanços diante da Operação Caruá II, realizada no ano passado com o mesmo objetivo. O total de apreensões cresceu mais de 33%.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Internação compulsória de viciados no Rio é criticada

Fonte: Estadão

Citada como modelo por autoridades de outros municípios, a política carioca de internação compulsória de menores viciados em crack vem sendo alvo de críticas de organizações de defesa dos direitos humanos. Entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) avaliam que as operações da prefeitura do Rio de Janeiro recolhem os moradores de rua e crianças, mas não realizam um tratamento eficaz devido à falta de enfermeiros nos centros de recuperação.

Nesta semana, o Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente do Rio emitiu um parecer contrário à internação.O grupo alega que a estrutura oferecida pela prefeitura é inadequada para a recuperação dos usuários de crack e que a abordagem de seus agentes é ineficaz."A internação compulsória não é recomendada, pois a criança só pode se recuperar se tiver desejo de ser tratada", avaliou a conselheira Sabrina Bonfatti. "Além disso, é preciso trabalhar com as famílias, pois essas crianças vivem em ambientes hostis, com casos de alcoolismo e violência. Se for reinserida nesses ambientes, ela certamente voltará para a rua."

AZAGAIA DETIDO: Músico é hoje ouvido

Fonte: O País (Moçambique)

O músico e compositor moçambicano Edson da Luz, mais conhecido por Azagaia, foi detido, último sábado, alegadamente por posse de quatro “bolinhas” de cannabis sativa, vulgo soruma.

De acordo com os depoimentos da Polícia da República de Moçambique, a droga terá sido encontrada no interior da viatura de Azagaia, e o mesmo teria confessado que se destinava ao consumo pessoal.

Traficante flagrado com 1.250 comprimidos de ecstasy na sexta já está solto

Fonte: O Globo

RIO - Menos de 24 horas. Foi o tempo que Daniel Izaias dos Santos Correa, de 25 anos, flagrado com 1.250 comprimidos de ecstasy, na Barra, na última sexta-feira , ficou na cadeia. O juiz que estava no plantão noturno da Comarca da Capital no dia 29, Marcos Augusto Ramos Peixoto, concedeu a liberdade provisória ao traficante por entender que não cabia converter para preventiva a prisão dele, feita em flagrante. Na sua decisão, o magistrado alegou que o Ministério Público deveria pedir a prisão de Izaias, embora a nova redação do artigo 310 do Código de Processo Penal autorize o juiz a decretar a prisão.

Por meio da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça, o juiz Marcos Peixoto declarou: "A lei é muito nova e está em vigor há menos de um mês. Já há diversos posicionamentos sobre ela. Eu me filio à corrente que entende que, em fase de inquérito, não é possível o juiz decretar de ofício nenhuma medida cautelar. Assim como não posso condenar se não houver pedido do Ministério Público".

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Segundo pesquisa, legalização da maconha renderia cerca de R$ 2,2 bilhões à França

Fonte: R7

De acordo com estudo da Universidade de Sorbonne, medida não aumentaria o consumo

Caso a França decida legalizar a maconha e impor uma taxa similar à do tabaco sobre seu consumo, o país poderia ganhar cerca de R$ 2,2 bilhões (1 bilhão de euros) por ano, afirma um estudo da Universidade de Sorbonne – uma das instituições mais respeitadas do mundo.

Além disso, uma medida como essa não provocaria uma alta no consumo da droga, segundo o estudo divulgado nesta terça-feira (2).

Em entrevista ao jornal francês Le Monde, o autor do estudo, Pierre Kopp, professor de economia em Sorbonne, afirma que o país economizaria algo em torno de R$ 622 milhões (300 milhões de euros) apenas em despesas ligadas às detenções por tráfico.

Em campanha, Obama afirma ser contrário à legalização da maconha

Fonte: Blog do Maierovitch

De Nova York, exclusivo para Terra Magazine.

O presidente democrata Barack Obama, de olho no voto dos conservadores,  firma posição contrária à legalização da maconha. Mais ainda, declarou-se favorável à guerra às drogas (war on drugs), como sempre fizeram os republicanos.

Obama mudou de posição e passou a elogiar o combate que o presidente mexicano faz aos cartéis das drogas, com emprego do Exército.

Não bastasse, Obama acaba de frisar que vetará, caso aprovado no Parlamento,   o projeto de lei feito em  conjunto pelos deputados Ron Paul e Barney Franck (o primeiro é republicano e o outro democrata) que versa sobre a liberação da maconha para uso lúdico, recrativo.