quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Pergunta sobre "drug team" da Jamaica irrita Bolt: estamos correndo limpo

Fonte: Terra

O jamaicano Usain Bolt, que era só alegria após conquistar o segundo ouro consecutivo na prova dos 200 m dos Jogos Olímpicos nesta quinta-feira, se irritou somente em um momento depois de celebrar o feito histórico. Foi durante sua entrevista coletiva, ao entender de maneira errada a pergunta de um jornalista, que se confundiu e trocou as palavras "atletismo" por "drogas".

O profissional tentou perguntar o motivo de o time da Jamaica ser tão superior nas provas de velocidade, só que em vez de dizer "Jamaican track team" (equipe de atletismo da Jamaica) ele falou "Jamaican drug team" (equipe de drogas da Jamaica). Após a pergunta, todos os presentes deram risada entendendo o equívoco, mas Bolt lamentou, colocou a mão na testa e balançou a cabeça.

Governo do Estado pretende construir presídio para dependentes químicos em 2013

Fonte: Zero Hora

Nova unidade pretende combinar segurança com tratamento de usuários de drogas

Ainda em 2013, o Rio Grande do Sul deverá ter a primeira prisão exclusivamente destinada para detentos dependentes de drogas químicas. Essa é a expectativa do secretário da Segurança Pública, Airton Michels, durante a apresentação do projeto piloto da penitenciária que pretende "racionalizar, humanizar e dar mais eficácia à recuperação de presos viciados em drogas", mas também "mudar a cultura da construção de cadeias no país", combinando segurança com tratamento.

— Não é producente que usuários de drogas fiquem presos sem receber tratamento — diz Michels, que considera o projeto pioneiro no país e espera que ele se torne um padrão para a construção de novas cadeias no país.
O Centro de Referência para Privados de Liberdade Usuários de Álcool e Outras Drogas (como a unidade foi batizada) será destinado para pequenos traficantes do regime fechado.

Parlamento uruguaio analisa projeto de lei para legalizar maconha

Fonte: Terra

O governo do Uruguai enviou ao Parlamento nesta quarta-feira um projeto de lei para descriminalizar a maconha e controlar a produção, distribuição e comercialização da droga, uma medida com a qual o presidente José Mujica pretende combater o narcotráfico no país.

Segundo o documento, publicado no site da Presidência e que tem um só artigo de três parágrafos, "o Estado assumirá o controle e a regulação das atividades de importação, produção, aquisição a qualquer título, armazenamento, comercialização e distribuição de maconha e seus derivados".

No terceiro parágrafo do texto, o projeto esclarece que as medidas serão exercidas "no marco de uma política de redução de danos que alerte a população sobre as consequências e os efeitos prejudiciais do consumo da maconha".

'Sou totalmente contra o uso da maconha', afirma Rodrigo Maia

Fonte: JB

O candidato do DEM à prefeitura do Rio de Janeiro, Rodrigo Maia, foi categórico em afirmar ser contra o uso da maconha, durante encontro com representantes da Associação Comercial do Rio, nesta quarta-feira. Segundo ele, a droga é a porta de entrada para que muitos jovens passem a usar drogas mais pesadas.

"Cada um coloca as suas opiniões. Eu sou totalmente contra o uso da maconha. Nessa questão eu discordo plenamente do nosso presidente, FHC (Fernando Henrique Cardoso). Eu acho que a pessoa que defende a descriminalização da maconha, está no seu direito. É só ir ao Congresso e convencer os 513 os deputados lá. Mas estudos apontam que 60% das pessoas que experimentam drogas mais pesadas, entraram através da maconha."

Perguntado se já havia experimentado, Maia foi firme: "nunca fumei maconha", e acrescentou "já fumei cigarro, mas eu não sei tragar, então nunca tive interesse."