quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Conheça as áreas de Porto Alegre onde o tráfico impõe regras

do Zero Hora

Longe de serem fortalezas de traficantes, como ocorre no Rio, as vilas de Porto Alegre apresentam semelhanças preocupantes com os morros cariocas.

As polícias ainda não precisam montar operações de guerra para retomar os territórios, mas o tráfico impõe um cotidiano de medo e silêncio para milhares de pessoas, como Zero Hora comprovou ontem ao percorrer as vielas de cinco dos territórios mais dominados pelos criminosos e tentar conversar com os moradores.

>> Opine: que áreas da Grande Porto Alegre precisam ser pacificadas?
Assim como no Rio, na Vila Maria da Conceição, no bairro Partenon, o líder da quadrilha que age na área, Paulo Ricardo Santos da Silva, o Paulão, parece manter o seu poder mesmo confinado em uma cadeia. No posto de saúde e na creche da Rua Mário de Artagão, funcionários baixam a cabeça e preferem não falar, com receio de represálias. Na esquina, adolescentes de boné e bermuda ficam à espreita, observando toda a movimentação. A maioria dos moradores se esquiva das perguntas. Poucos têm coragem de falar. E, quando abrem a boca, evitam dizer o nome. Saindo do posto, uma moradora aceita contar, mas com uma condição:

— Nunca falei contigo.

Homens achados com semente de maconha estão presos em Icó

do Icó e Notícias

A Delegacia Regional de Icó recebeu os cinco homens achados com sacos que continham sementes de maconha.

A localização foi feita no Sítio Monte Alegre, entre as cidades de Ipaumirim e Lavras da Mangabeira. Após o encaminhamento, foram autuados em flagrante pelo titular da delegacia do município.

O CASO - A prisão foi feita pela Polícia Militar nesta segunda-feira (29). Além das sementes, os policiais encontraram uma bomba hidráulica, que serviria para aguar as plantas, duas foices e duas picaretas foram apreendidas junto das sementes.

De acordo com o Portal O Povo, que trouxe as informações, os homens foram identificados como Raimundo Farias Barros, Pedro Sucupira de Oliveira, Cícero Jairo Pereira dos Santos, Damião dos Santos e Kleidson Henrique Gonçalves. Eles são associados ao plantio e ao tráfico de drogas na região, de acordo com informações prestadas pelo major Giovani Sobreira Gomes.

Ainda de acordo com o major, os acusados foram contratados por Raimundo Farias e gerenciados por Pedro Sucupira de Oliveira, vulgo “Nem Barros”, para cultivar a droga. Após a semeadura, a droga seria distribuída em diversos pontos na região do Cariri, Paraíba e Pernambuco.

Quadrilha não consegue repor estoque de maconha no Complexo do Alemão

do O Globo

RIO - Com o Complexo do Alemão dominado pelas forças de segurança e com toneladas de maconha apreendidas, traficantes antes alojados na região estão com dificuldade de repor o estoque da droga em outros morros, como Mangueira e Jacarezinho. Fontes da inteligência da polícia informaram que hoje a quadrilha está sem dinheiro.

( Armas e drogas apreendidas no Complexo do Alemão )

Com o cerco, o preço do quilo da maconha que chegava ao Alemão pulou de R$ 300 para R$ 650. De acordo com a polícia, os fornecedores da droga que atuam no Paraguai e em São Paulo não estão aceitando enviar cargas para o Rio. A recusa se deve ao fato de haver cercos nas estradas. Eles também não estão aceitando enviar o produto em consignação, exigindo pagamento em dinheiro.

AC/DC Drummer Convicted Of Cannabis Possession

por RoadRunnerRecords

PhilRuddSolo According to Stuff.co.nz, AC/DC drummer Phil Rudd was convicted of cannabis possession in a Tauranga, New Zealand court Wednesday morning (December 1).

Police discovered the drugs when they executed a search warrant onRudd's launch at the Tauranga Bridge Marina on October 7.
Inside they found 25 grams of cannabis and a further two grams of cannabis at another location on the boat.

Rudd's lawyer, Craig Tuck, asked community magistrate Robyn Patersonto discharge him without conviction because the "low-level" offense could hinder his chances of travelling internationally.

"Over the last nine months, at least 20 countries have been entered,"Tuck said.
"He travels extensively around the globe, across the planet, and on the basis of such criminality, which is low level offending, he is being targeted."
Read more from Stuff.co.nz.

Idade entre jovens usuários diminui

do Diário de Cuiabá

O Centro de Atenção Psicossocial Adolescer (Caps AD) atende 60 crianças e adolescentes entre 12 a 18 anos por mês com algum tipo de dependência química em Cuiabá. A maioria é usuária de pasta-base, maconha e cocaína. “Quase todas fazem uso concomitante, inclusive de tabaco”, informou a coordenadora do Caps, Mara Tondin, ontem, durante o lançamento do Plano Municipal de Políticas sobre Drogas. Situação ainda mais dramática, conforme Tondin, é que o Caps tem recebido crianças com até 9 anos e, do total de atendimentos, apenas 20% aderem ao tratamento. A maioria integra as classes média e baixa.

A explicação para este percentual baixo de recuperação ela atribuiu à baixa participação das famílias no processo e da introdução dos dependentes à escola ou outras atividades sociais. “E principalmente porque hoje as drogas possuem um potencial maior de destruição. São mais pesadas e tem um poder mais forte de comprometimento físico e psicológico”, comentou.

Anvisa coloca em consulta pública proposta para discutir cigarro

da Veja.com

Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocou a partir de hoje em consulta pública proposta de revisão dos teores de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono nos cigarros e a proibição de aditivos nos produtos derivados do tabaco. O aviso foi publicado hoje no Diário Oficial da União. O prazo para o recebimento de críticas e sugestões será até 31 de março de 2011.

A proposta está disponível no endereço eletrônico www.anvisa.gov.br e as sugestões devem ser encaminhadas por escrito para a Gerência de Produtos Derivados do Tabaco da Anvisa, na Avenida Graça Aranha, 206, 2º andar, Centro, Rio de Janeiro, por fax (61) 3462 6790 ou pelo e-mail controle.tabaco@anvisa.gov.br. A ideia é convidar os interessados na matéria para discussões posteriores e consolidação do texto.

Rosana de Cassia

'Não tenho pretensão de acabar com tráfico', diz secretário de Segurança do RJ

do O Globo

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse nesta terça-feira que não tem a pretensão de acabar com o tráfico de drogas no Estado.

'Minha pretensão não é acabar com o tráfico: ele existe em Londres, em Paris. O que é inaceitável é a pessoa ser vigiada, é levar o filho na escola e ver um homem com um fuzil', afirmou Beltrame.

RJ: universo dos usuários de drogas deve mudar, diz psiquiatra

do Terra

A atual ofensiva das forças de segurança contra o tráfico no Rio de Janeiro certamente trará consequências para o universo dos usuários e dependentes das drogas, segundo o psiquiatra Jairo Werner, professor das universidades Federal Fluminense (UFF) e do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Pelas leis do mercado, a droga tende a ficar mais cara, com a apreensão de toneladas de cocaína e maconha em centrais do tráfico, como as que funcionavam no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro, desmanteladas no último fim de semana.

Com base na experiência no tratamento de jovens envolvidos com a droga, através de um serviço que mantém na UFF, Jairo Werner espera que haja uma procura maior pelo tratamento e mesmo uma inibição do consumo. "Acho que vamos ter um efeito positivo, principalmente naqueles que ainda não são dependentes, que consomem a droga 'só de onda' e que a gente espera que larguem o uso. Já para os dependentes, que têm síndrome de abstinência, eu recomendo que procurem uma ajuda terapêutica, porque essa é uma oportunidade para trabalhar isso", diz.

Vote Coming On Medical Marijuana Proposal

da CBS Chicago

SPRINGFIELD, Ill. (CBS) - A vote is expected Tuesday on a bill that would allow for medical marijuana in Illinois.

The state House is expected to take a vote on the Compassionate Use of Medical Cannabis Pilot Program Act, or SB 1381. While the state Senate passed the bill last year, it would need to return to the Senate for a new vote if it passes the House.

Gov. Pat Quinn said he would sign the bill if state lawmakers approve it.

The bill would commence a three-year pilot program allowing people suffering from certain “debilitating” illnesses to possess up to six cannabis plants. The bill limits the illnesses that would qualify for medical marijuana to cancer, HIV-AIDS, hepatitis C, glaucoma, Crohn’s disease and Alzheimer’s.

Drogas aprendidas no Complexo do Alemão serão incineradas na CSN

da Band

As cerca de 40 toneladas de drogas apreendidas desde o início das operações policiais no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro, serão incineradas nesta quarta-feira nos fornos da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional).

Um caminhão sairá da sede da Academia da Polícia Civil, onde o material está apreendido, em direção a Volta Redonda, sede da companhia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, o forno da CSN tem capacidade para incinerar 40 toneladas, praticamente o total da droga apreendida (entre maconha, cocaína e crack).