quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Supremo adia votação sobre Marcha da Maconha

Fonte: Veja

Em junho, ministros julgaram que manifestações pela descriminalização da droga devem ser respeitadas. Nova votação ainda não tem data para acontecer

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) não analisaram, na sessão plenária da tarde desta quinta-feira, a legalidade da realização das Marchas da Maconha, apesar de o assunto ter entrado na pauta de votações. Não há previsão de quando o assunto voltará à pauta e será votado. As plenárias do STF ocorrem todas as quartas e quintas-feiras.

O tema entrou em discussão por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) da Procuradoria Geral da República (PGR), que argumenta que criminalizar a defesa da legalização das drogas, por meio de manifestações e passeatas, fere direitos fundamentais. Em várias ocasiões, as Marchas da Maconha foram proibidas, sob o argumento de que defender publicamente a legalização equivale a fazer apologia às drogas.

Em junho, o tribunal liberou, por unanimidade, a realização desse tipo de evento. O tema foi analisado de acordo com o Código Penal, de 1940. Da próxima vez, o STF deve analisar a questão sob o ponto de vista da Lei do Tóxico, de 2006.

Nicotina abre a porta para uso de cocaína, diz estudo

Fonte: G1

Substância presente no tabaco altera DNA em roedor e eleva risco de vício. Dados em camundongos foram similares aos observados em humanos.

Pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, fizeram um estudo em camundongos para mostrar como a nicotina pode ser uma porta de entrada para o uso de outras drogas como a cocaína. O trabalho foi divulgado na publicação científica "Science Translational Medicine"

Durante o estudo, os roedores beberam água misturada com nicotina por, pelo menos, sete dias. Depois eles receberam, ao mesmo tempo, doses de nicotina e cocaína. Como resultado, os animais apresentaram uma resposta maior à droga ilícita.

Essa afinidade pela droga é causada por uma mudança que a nicotina promove no DNA dos camundongos, especialmente em um gene ligado à dependência química chamado FosB.

Legalização da maconha com fim médico não eleva consumo de jovens, diz estudo

Fonte: Terra

A legalização da maconha com fins médicos não contribui para aumentar seu consumo entre os jovens, garante um estudo divulgado nesta quarta-feira nos Estados Unidos, onde a droga é legal para esse tipo de uso em 14 estados e em Washington, a capital do país.

A pesquisa, dirigida pela doutora Esther Choo, do Rhode Island Hospital, foi apresentada durante a reunião anual da Associação Americana de Saúde Pública.

A legalização da maconha com fins médicos no estado de Rhode Island, o que ocorreu em 2006, gerou "preocupações" sobre o aumento de sua "acessibilidade" para os jovens, "mais vulneráveis às mensagens públicas sobre o uso de drogas e às consequências adversas", explicou Choo.