quinta-feira, 10 de junho de 2010

MERCOSUL ANUNCIA ESTÍMULO A GENÉRICOS E LUTA CONTRA O TABACO

da ANSA Latina

BUENOS AIRES, 9 JUN (ANSA) - Os ministros da Saúde do Mercosul acordaram hoje impulsionar "o acesso a medicamentos genéricos seguros, eficazes e de qualidade", além de ratificar os programas contra o consumo do tabaco na região.

Os ministros de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai -- na declaração final de um encontro realizado em Buenos Aires -- definiram que seus países irão colaborar "no combate à falsificação de medicamentos".

Para isso, instruíram a Comissão Intergovernamental de Política de Medicamentos do Mercosul "a aprofundar as discussões sobre o tema e trabalhar junto à Organização Mundial da Saúde (OMS)".

Após cinco horas de deliberações, os delegados aprovaram oito acordos que, entre outros, promovem a doação de sangue e a ratificação, por parte dos países do bloco, do Convênio Marco da OMS para o Controle do Tabaco.

No encontro também foi classificada de "alto interesse" da área da Saúde a 4ª Conferência das Partes, no Convênio Marco da OMS, que "será realizada no Uruguai em novembro", além de reiterado o pedido pela "pronta ratificação e implementação de todas as medidas" desse tratado. (ANSA)

Dona perde guarda após cachorro comer maconha na Inglaterra

do G1

A dona de um cachorro perdeu a guarda do animal na Inglaterra após a polícia ter detectado que seu bull terrier Gizmo, de quatro meses, estava drogado. Jayne Bates, de 27 anos, já tinha sido acusada de maus tratos contra animais e está proibida de manter qualquer bicho em sua casa. A informação foi noticiada pelo site do jornal "The Sun", nesta quarta-feira (9).

Gizmo foi encontrado com os olhos vermelhos e tremendo após a polícia ter sido chamada na casa de Bates, em Tyne Dock, South Shields. Ela estava desorientada e foi levada de ambulância depois de cheirar oito latas de aerossol. Segundo autoridades, exames mostraram que o animal tinha grandes quantidades de maconha no corpo. Gizmo se recupera bem e agora espera para ser adotado.

Operação Liamba III tira de circulação cerca de 50,6 t de maconha

do A Tarde

A Operação Liamba III, realizada pela Polícia Federal em Juazeiro (500Km de Salvador) entre os dias 28 de maio e 5 de junho erradicou 167 mil pés de maconha nas cidades de Juazeiro, Curaçá, Abaré e Chorrochó, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco.

Segundo informações da PF em Juazeiro, com a destruição dos pés de maconha, aproximadamente 50,6 toneladas da droga deixarão de entrar no mercado do tráfico.

Além dos pés erradicados, foram destruídas 19 mil mudas de maconha, e incinerados cinco quilos de maconha pronta para consumo.

A Operação Liamba III é o desdobramento do ciclo das grandes operações de combate a entorpecentes no Vale do São Francisco, iniciado em 2006 com a Operação Terra Prometida. Em seguida, a PF deu continuidade à ação com as operações Prometeu, Labareda, Clareira e Catingueira.

“De lá para cá, mais de dois milhões de pés do entorpecente foram erradicados, o que equivale a 600 toneladas de maconha que deixaram de ser comercializadas nos estados da Bahia e de Pernambuco”, assegura o delegado titular da Polícia Federal em Juazeiro, Alexandre Lucena.

A operação contou com a participação de policiais federais da Bahia, Sergipe, Distrito Federal, além de militares e civis da Bahia. As ações na área de caatinga tiveram apoio de 65 policiais, dois helicópteros, um caminhão tanque, um ônibus de comando e mais de vinte viaturas.

Faro: PJ detém jovem de 19 anos que plantava cannabis por tráfico de droga, em Portugal

do Barlavento

Um jovem de 19 anos foi identificado e detido em Faro pela Polícia Judiciária (PJ), pela prática de um crime de tráfico de droga, tendo-lhe sido apreendido em casa sementes, folhas e pés da planta cannabis, informou hoje em comunicado aquela polícia.

Segundo a PJ, no decurso da investigação, realizada em Faro, além da apreensão de haxixe, foi também apreendido 1 200 euros em dinheiro, que presumivelmente "seria resultado da atividade de comércio do produto estupefaciente", lê-se no comunicado.

O arguido vai ser presente às autoridades judiciais para aplicação das medidas de coação convenientes.

Britânica é presa por dar chupeta com metadona a bebê

do Estadão

LONDRES - Uma mulher escocesa foi condenada a três anos de prisão por ter colocado a droga metadona na chupeta de uma criança de 10 semanas para que ela parasse de chorar.

Susan Taylor, de 29 anos, havia admitido o crime em setembro do ano passado, mas o caso não havia sido divulgado porque a namorada de Taylor, Lynn Cowan, de 28 anos, também estava sendo julgada. Cowan, por sua vez, admitiu ter omitido dos médicos que a criança havia ingerido metadona.

O casal, viciado em drogas, tomava conta do bebê regularmente no bairro de Leith, em Edimburgo. A criança não pode ser identificada por razões legais.

Lábios azuis

Durante o julgamento, foi revelado que a criança quase morreu. As duas mulheres assistiam televisão quando Cowan percebeu que o bebê não estava respirando. Seus lábios estavam azuis, e o rosto, cinzento.

Uma ambulância foi chamada e os médicos encontraram uma grande quantidade da droga - receitada a viciados em heroína na tentativa de ajudá-los a vencer o hábito - na urina do bebê. Os especialistas disseram que ainda é cedo para saber se haverá sequelas a longo prazo.

Fumo passivo pode ser um risco para a saúde mental

do RCM Pharma

A exposição prolongada ao fumo do tabaco pode aumentar o risco de sofrimento psicológico, depressão, esquizofrenia e delírios, concluiu uma equipa britânica, noticia o site Tribuna Médica Press.

Para este estudo, os investigadores do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública do Colégio Universitário de Londres recolheram dados de mais de 5.500 não fumadores e de perto de 2.600 fumadores. Nenhum dos participantes apresentava historial de doença mental no início da investigação.

Após seis anos de acompanhamento, os especialistas verificaram que os indivíduos expostos ao fumo passivo corriam um risco 50% mais elevado de apresentar sofrimento psicológico.

Também a probabilidade de admissão em hospitais psiquiátricos, devido a problemas como depressão, esquizofrenia, delírios ou outras patologias psiquiátricas, era três vezes mais elevada entre o grupo exposto ao fumo do tabaco.

A par da asma, doença cardíaca e cancro do pulmão, as doenças do foro psicológico e psiquiátrico podem ser mais uma consequência da exposição aos efeitos nocivos da nicotina, concluem vários especialistas da área.

São José dos Campos: Programa Municipal Antidrogas

do Vale Notícia

Seminário “Álcool, uma responsabilidade de todos e compromisso de cada um”

A Prefeitura Municipal de São José dos Campos promove no dia 23 de junho o seminário “Álcool, uma responsabilidade de todos e compromisso de cada um”.

Coordenado pela Secretaria de Juventude, o evento é o primeiro do Programa Municipal Antidrogas e acontece das 8h às 17h na Câmara Municipal.

O seminário será aberto com uma palestra do médico psiquiatra Jairo Bauer, que falará sobre o jovem e o álcool no Brasil.

O primeiro painel, na parte da manhã, vai abordar o álcool e a educação e trará debates sobre a participação da escola, das organizações sociais e da comunidade na prevenção ao uso de álcool pelo jovem.

À tarde, no segundo painel, a atenção se volta à questão do álcool em relação à família, abordando a importância do meio familiar para que o jovem não venha a usar ou pare com o vício do álcool.

Para participar do seminário é preciso fazer a inscrição pelo site www.sjc.sp.gov.br/antidrogas, são 500 vagas abertas à  população.

Confira a programação:

Rússia planeja dobrar preço mínimo da vodca até 2012

do Estadão

LONDRES - O governo da Rússia anunciou nesta quarta-feira o plano de ampliar a tributação sobre bebidas alcoólicas, o que pode fazer com que o preço mínimo da vodca dobre nos próximos dois anos.

Em janeiro, o governo russo já havia estabelecido um novo preço mínimo para a garrafa da bebida, mais que dobrando o preço de algumas marcas.

Agora, com o aumento de impostos previsto, a bebida pode dobrar de preço de novo até 2012.

De acordo com o correspondente da BBC em Moscou Richard Galpin, o plano de aumento dos impostos para bebidas alcoólicas fortes é parte de uma campanha ambiciosa do governo russo para diminuir o consumo excessivo de álcool pelos russos.

Produção ilegal

Desde a década de 90, a quantidade média de álcool consumida pela população russa dobrou.

De acordo com estatísticas oficiais, pelo menos 2 milhões de pessoas no país podem ser classificadas como alcoólatras, um problema que já uma das principais causas de mortes na Rússia.

E, de acordo com o correspondente da BBC, uma das causas do problema pode ser o fato de a vodca ainda ser muito barata.

Mas nem todos na Rússia concordam com o plano do governo.

Os fabricantes de bebida afirmam que a elevação dos preços poderiam simplesmente levar ao aumento da produção ilegal de bebidas alcoólicas, com consequências desastrosas para todos os que consomem vodca fabricada ilegalmente, muitas vezes venenosa.

Galpin disse também que muitos russos encaram com ceticismo a campanha do governo, devido aos lucros da indústria de bebidas e à dependência de álcool de muitos no país. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Vereador afirma que ´Saúde do Estado mata mais que o crack´

do FAXAJU

Na sessão plenária desta quarta-feira (09), o vereador Niitinho (DEM) fez critícas à rede pública de saúde e classificou como tardia a iniciativa da primeira dama de Sergipe, Eliane Aquino, em lançar o Plano Estadual de Enfrentamento ao Crack. Depois de mais de três anos, a primeira dama resolve mostrar um trabalho social para o Estado. É importante o combate ao crack, não há como negar, mas é preciso também cuidar da saúde do Estado, pois hoje a rede de Sergipe mata mais que o crack, afirmou Nitinho.

De acordo com o vereador demista, o lançamento no dia de ontem, 8/6, da campanha contra o crack faz parte da tentativa do atual governador Marcelo Déda (PT) se manter no governo. Até aliança como políticos que ele antes fazia várias críticas, Marcelo Déda fez. Exemplo disso são as alianças firmadas com o senador Valadares, o deputado federal Jackson Barreto e o grupo Amorim. O atul governo diz que transformou a saúde, mas onde está isso que ninguém vê? Faz uma forte mídia de mudança, e nem um aparelho de raio X funciona no hospital de lá. Na verdade esse governo ainda não disse para que veio, destacou Nitinho.

Ainda em seu pronunciamento, o parlamentar frisou que dará continuidade às suas visitas aos postos de saúde da capital sergipana e lembrou que acredita na possibilidade de retorno dos corujões. Amanhã irei visitar mais um posto em Aracaju e não tenho dúvida que a situação encontrada não será diferente dos demais, ou seja, falta de estrutura para atender os usuários. Aproveito também para registrar o meu otimismo quanto à volta da circulação de ônibus durante a madrugada, o que benefeciará os profissionais da noite, a exemplo dos garçons, disse.

Segundo Nitinho, após a realização de Sessão Especial, de sua autoria, para debater a volta do transporte público durante a madrugada, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) entrou em contato com o Sindicato Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) com o intuito de tornar realidade o retorno dos corujões. Diante da harmonia entre SMTT e Setransp, existe a possibilidade de se tornar real um sonho nosso e de muitos cidadãos aracajuanos que dependem do ônibus para voltar para casa após seu expediente noturno, destacou Nitinho.

Por Gilmara Costa, da CMA