sábado, 17 de abril de 2010

Professor da UFPB é detido por manter plantação de maconha em casa

do Click PB

O professor Mayk Andrelle do Nascimento, do curso de Sociologia da Universidade Federal da Paraíba, foi detido na manhã deste sábado (17) por manter plantação de maconha em sua residência, no bairro do Castelo Branco, na capital.

Mayk Andrelle estava sendo investigado há duas semanas pelo seção de Inteligência do Gate e no momento da prisão foram apreendidos sete pés de maconha, 200 gramas de maconha pronta para consumo e várias sementes.

Alegando que a droga era para consumo próprio,o professor foi detido e levado para a 9ª Delegacia Distrital de Mangabeira, para prestar depoimento ao delegado Afrânio de Brito. Como não havia provas de que ele comercializava a droga, o professor vai responder pelo crime de consumo de entorpecentes em liberdade.

Alagoas discute na terça estratégias para reduzir tabagismo

do O Jornal

Alagoas discute na próxima terça-feira (20) estratégias para a redução da prevalência do tabagismo.  O encontro promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), reunirá técnicos da Promoção da Saúde e das Vigilâncias Sanitárias estadual e municipais, além do diretor nacional de Controle do Tabagismo, Humberto Martins, do Ministério da Saúde (MS). O evento será realizado a partir das 9h, no auditório do Conselho de Psicologia.

“A Sesau tem procurado proporcionar melhores condições para ampliação do controle do tabagismo, capacitando profissionais de Saúde para o tratamento do fumante, promovendo campanhas educativas e outras ações relevantes para redução da prevalência do tabagismo em Maceió e nos demais municípios”, antecipou a diretora de Promoção da Saúde, Eliana Padilha.

Segundo a técnica da Vigilância Sanitária Estadual, Edileuza Rodrigues, durante a reunião, os gestores municipais receberão orientações sobre a importância da vigilância para atuar na fiscalização nos ambientes  fechados e dos derivados do produto.

De acordo com Humberto Martins, o Ministério da Saúde tem realizado um trabalho sistemático nos estados brasileiros, voltados para fiscalização dos produtos derivados do tabaco e, também dos ambientes livres de tabaco. “A ação é destinada aos técnicos das vigilâncias sanitárias, para que em seus estados fiscalizem esses locais”, informou, acrescentando que o País tem avançado na política de combate ao tabagismo, fiscalizando propaganda  e as empresas, como forma de reduzir o número de fumantes.

Fumo Zero: um projeto de consciência, por Luiz Carlos Corrêa da Silva*

do Zero Hora

Há mais de meio século, sabe-se que fumar causa inúmeros problemas e doenças, muitas graves e fatais. O tabagismo é responsável por 5 milhões de mortes no mundo, anualmente. Apesar disso, muitas pessoas ainda não aceitam ou simplesmente não usam este conhecimento para proteger sua saúde. Concorrem para este comportamento o deficiente processo educacional e a dependência, que, uma vez instalada, suprime a lógica do raciocínio e o poder de decisão. Como esta é uma questão que depende intrinsecamente da vontade e do direito individual, não existe ainda mecanismo que possibilite seu controle adequado e definitivo. As pessoas continuam fumando da mesma forma que continuam correndo outros riscos, como uso abusivo do álcool e excesso de velocidade. A sociedade, mais que o governo, precisa atuar com mais vigor para o controle desses problemas.

Cigarro electrónico na moda

do Diário As Beiras

Chama-se NJOY e lidera as alternativas ao tabaco, oferecendo aos fumadores, de idade legal para fumar, a hipótese de desfrutar de um cigarro, sem os problemas tradicionais que estão associados ao tabagismo.

Emite o que parece ser fumo, mas na realidade é vapor de água sem odor ofensivo que evapora dentro de segundos. Não deixa nenhum resíduo visual no ar, ao contrário do tabaco tradicional que deixa uma nuvem de fumo incomodativa que irrita os olhos e a respiração.

Ou seja, parece um cigarro, mas não é, ainda que o NJOY permita desfrutar das sensações de fumar. As vantagens desta alternativa ao tabaco normal não ficam por aqui, já que pode ser utilizado em locais destinados aos não-fumadores, não contém tabaco, nem alcatrão, não produz monóxido de carbono e o gosto é parecido com os dos cigarros tradicionais.

PAS prevê ações de intensificação ao combate do tráfico de drogas

Do O Documento

Otimizar o tripé do combate às drogas que consiste na repressão ao tráfico, na prevenção por meio de palestras em escolas e conscientização da população, e no tratamento dos dependentes químicos. Este é o principal objetivo da meta número 1, das 15 propostas no Plano de Ações de Segurança (PAS), lançado recentemente em Cuiabá pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MT), que foi intitulada de ‘Programa Cidade Limpa Contra as Drogas’.

De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, a partir de agora, será intensificado o combate sistemático às ‘bocas de fumo’ (locais de venda de entorpecentes) em todos os municípios do Estado de Mato Grosso. Além disso, para atender os outros pontos da primeira meta do PAS serão mantidos convênios com entidades especializadas na recuperação dos dependentes químicos, e estabelecidas metas em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para a implantação de ciclos de palestras visando a prevenção do uso de drogas nas escolas.

Mulher inglesa é proibida de ingerir álcool

Do Vooz

Uma mulher se tornou a primeira pessoa a ser legalmente proibida de beber álcool em todos os bares da Inglaterra e do País de Gales.

A polícia aplicou a medida chamada de "drinking banning order" (DBO) em inglês depois que Hall se envolveu em inúmeros distúrbios envolvendo consumo de álcool na região de Bromsgrove, em Worcestershire, na Inglaterra.

Laura Hall, 20, foi proibida de consumir e comprar bebidaalcoólica nos pubs, casas noturnas, clubes privados e hotéis até abril de 2012. Ela também não pode beber em local público, medida que pode ser cancelada em um ano se Hall concluir um curso sobre o consumo de álcool e seus malefícios.

As DBOs foram introduzidas em setembro de 2009 como uma medida para autuar pessoas que causam problemas em decorrência do consumo de álcool.

Com informações do Daily Mail

Jobson: 'Cheguei a vender o celular para comprar crack'

Do Lance Net

Afastado do futebol por doping, o atacante Jobson, ex-Botafogo, tem esperança de que sua punição seja reduzida. Em entrevista ao LANCENET!, ele fala do drama do afastamento, do envolvimento com drogas e do sonho de voltar a jogar.

LANCENET! O que você fez após a condenação?

Fui para a minha cidade, Conceição do Araguaia (PA), para perto da minha família. Minha mãe sofreu muito, chorou muito. Foi uma tristeza enorme. Foi lá que encontrei força. Por um tempo achei que não ia mais jogar.

PRE faz maior apreensão de crack no Paraná desde o início do ano

Do Diário de Maringá

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) fez uma apreensão de 51 kg de crack  na PR-317. As primeiras informações da PRE davam conta que a apreensão havia acontecido no distrito de Ivailândia, em Engenheiro Beltrão, no entanto, posteriormente a instituição enviou nota corrigindo para a cidade de Floresta. (30  quilômetros de Maringá). A droga foi encontrada em um Ômega, com placa de Foz do Iguaçu, por volta das 22h desta quinta-feira (15). Segundo o sargento Cláudio Rafaelli, esta foi a maior apreensão de crack no Paraná desde o início do ano.

O motorista foi abordado em uma blitz. Policiais desconfiaram do nervosismo de Jonas Lohann, de 25 anos, e fizeram uma vistoria minuciosa no carro. A droga foi encontrada na parte de baixo do bagageiro do veículo.
De acordo com o relato de Lohann à PRE, o rapaz teria pego o crack em Santa Terezinha do Itaipu (Oeste do Paraná) para levar à Londrina. O motorista está preso na 9ª Subdivisão de Polícia Civil de Maringá e responderá inquérito por tráfico de drogas.

‘Não existe a cura total’

Do Clic RBS

Buenos Aires – O psiquiatra argentino Eduardo Kalina, 71 anos, é radical quando se posiciona em relação ao uso de drogas: cobra dos pais o exemplo aos filhos e defende a abstinência total (incluindo álcool e cigarro) para pacientes que tentam se livrar das drogas. Diretor médico do Brain Center, em Buenos Aires, desde 1994, Kalina está preocupado com a realidade que o crack desenhou na Argentina e no Brasil. Entende que os governos que não lutam contra a epidemia estão permitindo “um suicídio”.

Confira trechos da entrevista que Kalina concedeu à Agência RBS por telefone, de Buenos Aires.

Uma combinação perigosa

Do Clic RBS

Oalerta vale para pais, educadores e os próprios usuários: o cigarro de maconha consumido em Blumenau ganhou uma substância ainda mais perigosa. Polícia Civil e Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) alertam que o baseado agora é composto também por crack. O mesclado, como é conhecida a combinação entre as duas drogas, ganhou as principais capitais do Brasil há pelo menos três anos e fez adeptos no Vale do Itajaí.

Conforme dados do Conselho Municipal de Entorpecentes, há pelo menos 60 usuários de maconha que se tornaram dependentes da pedra após fumar o mesclado.

Segundo o gerente de apoio ao Comen, Mauro Luís de Medeiros, o composto também conhecido como cabralzinho é feito triturando-se a pedra de crack e misturando o pó com a erva da maconha, que é fumada em seguida. O consenso entre especialistas da área é que a mistura é preparada pelos próprios usuários, e não por traficantes. A motivação para o uso do cabralzinho, porém, ainda é cercada de dúvidas. Alguns dizem que a mistura potencializa os efeitos das duas drogas; outros alegam que teria como objetivo amenizar a fissura (compulsão incontrolável pela droga) sentida pelo usuário do crack. Entre as possibilidades, uma certeza é apontada: em pouco tempo o mesclado é substituído unicamente pelo crack.

– A partir do momento em que o usuário da maconha percebe o efeito do crack, ele opta pelo crack somente. A necessidade por essa droga é tão grande que ele passar a usar só a pedra para não haver desperdício – explica o psiquiatra Juliano Fonseca Tonello, especialista em dependência química.

rafael.waltrick@santa.com.br

RAFAEL WALTRICK

Willie Nelson admite estar sob efeito de maconha no programa de Larry King

Do Ego

Willie Nelson, artista country, admitiu ter fumado maconha antes de entrar no estúdio da CNN para uma entrevista com Larry King. "Fumei maconha, pode me prender", disse o músico, ao ser indagado se tinha consumido um baseado naquele dia.

Nelson revelou fumar sempre antes de entrar no palco para os show e ter "uma grande tolerância que a maioria não tem". "Você pode fumar (maconha) além da conta, mas acho menos perigoso que cigarros", concluiu.

Carpinteiro: 25 presos, 3 carros apreendidos e 2 mil pés de maconha erradicados

Do JC Online

A Operação Carpinteiro, deflagrada por 225 policiais civis e 150 militares na manhã dessa quinta para combater o tráfico de drogas e armas, resultou na prisão de 25 pessoas, entre elas um ex-policial civil que comandava a articulação criminosa no Interior pernambucano, além da apreensão de drogas, armas de fogo, armas brancas, veículos e dinheiro.

Após seis meses, a Polícia chegou aos suspeitos. O ex-policial José Agrício de Souza, alvo-principal da operação, atuava em Carpina, na Zona da Mata pernambucana, e tinha o apoio a esposa Selma Gomes de Lima, que guardava as drogas e recebia o dinheiro proveniente do tráfico. Também foram presos Solange Estevão de Lima (Sol), que administrava as contas bancárias e o vigilante Daniel Cardoso de Araújo Silva, que comprava e vendia armas, além de outras 11 pessoas.

Force the DEA to reschedule Cannabis.

 Do Change.org

Targeting: The President of the United States, The U.S. Senate and The U.S. House

Started by: Richard Lane

The DEA has cannabis listed as a Schedule 1 drug along side heroin. Meaning it has no medicinal value and is highly addictive. By contrast they say cocaine is a schedule 2 drug meaning the DEA thinks crack cocaine is actually safer and less addictive than cannabis. If they believe this is true the DEA needs to be re-evaluated. There may be serious misuse of power within the DEA. Corruption should at the very least be questioned.

Simpósio Internacional: Por uma Agência Brasileira da Cannabis Medicinal?

Do Biologia na Rede

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), através do Departamento de Psicobiologia e do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFESP (PROEX) realizará o "Simpósio Internacional: Por uma Agência Brasileira da Cannabis Medicinal?" que ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio de 2010 no Teatro Marcos Lindenberg da UNIFESP - São Paulo.

Este evento tem como objetivo apresentar estudos sobre o uso medicinal da Cannabis sativa L (maconha) e reunir as diversas instituições federais e sociedades científicas vinculadas a este tema para avaliar a necessidade da criação da Agência Brasileira da Cannabis Medicinal. De acordo com artigos da Convenção de Drogas Psicotrópicas da ONU (1971), da qual o Brasil é signatário, é recomendado criar a Agência da Cannabis para regular e controlar o uso da maconha como medicamento ou para fins de pesquisa.

Terão descontos as inscrições feitas até o dia 20 de abril.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 05 de maio.
Maiores informações pelo site:
http://www.cannabismedicinal.org.br/

Criança descobre cannabis na caixa de um jogo

Do Game Over

De acordo com o The Sun, uma criança de quatro anos descobriu um saco de cannabis dentro da caixa de Fight Night Round 4, jogo que o pai tinha alugado na Blockbuster de Littlehampton, no Reino Unido.

"Encontrava-se a jogar o jogo há dez minutos quando chegou com um saco numa das suas mãos e perguntou-me 'Papá, o que é isto?'

"Fiquei horrorizado e tirei-o imediatamente das suas mãos. E se tivesse julgado que se tratavam de doces e tivesse comido o conteúdo? Nem consigo pensar nisso."

Andy, o progenitor, levou o saco de volta à loja e apresentou uma queixa. Os responsáveis da Blockbuster não se mostraram muito preocupados, oferecendo-lhe apenas um aluguer gratuito. Quanto ao saco de cannabis, continua na sua posse.

E tanto que poderia ser dito desta "notícia", começando pelo facto de um pai alugar Fight Night Round 4 para ser usufruído por uma criança de quatro anos...