quarta-feira, 23 de março de 2011

Policial militar é detido comprando drogas durante horário de serviço em Manaus

Fonte: Portal Amazônia

MANAUS - Policiais da Delegacia Especializada em Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) detiveram, na tarde desta quarta-feira (23), um soldado da Polícia Militar (PM) que comprava drogas. Janderson Nunes Ferreira, de 29 anos, do Batalhão de Resposta Rápida, Apoio e Intervenção Operacional (Raio), foi detido na rua Coronel Gonzaga, bairro Educandos, zona Sul de Manaus.

Janderson Ferreira portava uma pequena quantidade de cocaína em pó. Em depoimento, o policial afirmou que a droga era para consumo próprio. No momento da apreensão, Janderson Ferreira estava em horário de serviço, fardado, armado e em uma motocicleta da PM.

O policial será conduzido à Corregedoria Geral do Sistema de Segurança, onde serão tomadas providências legais. O Comando da Polícia Militar do Amazonas vai abrir uma Sindicância Disciplinar para apurar desvio de conduta policial com objetivo de exclusão da corporação.

Cigarro aproxima adolescentes da maconha

Fonte: Veja

Jovens que começam a fumar aos 12 anos têm 26 vezes mais chances de consumir maconha aos 17, mostra pesquisa finlandesa

Drogas ilícitas: jovens impulsivos e hiperativos que fumam desde muito cedo têm mais chances de consumirem maconhaAdolescentes que começam a fumar por volta dos 12 anos de idade têm 26 vezes mais chances de experimentar e desenvolver o hábito de consumir maconha ou outra droga ilícita aos 17 anos. De acordo com estudo financiado pela Academia da Finlândia para Programas de Pesquisa sobre o Uso de Substâncias e Dependências, a relação entre o cigarro e o consumo precoce de drogas pode ser motivado por problemas comportamentais, como a impulsividade e a hiperatividade.

Durante a análise dos dados, a equipe finlandesa levou em consideração fatores como gênero, consumo de álcool pelo adolescente e pela família, número de amigos fumantes, conhecidos que já tiveram contato com drogas e comportamentos agressivo entre os garotos. "Nossa descoberta corrobora a hipótese do portão de acesso, que afirma que substâncias lícitas, como o cigarro e o álcool, são apenas um passo prévio ao consumo de drogas ilícitas", diz Tellervo Korhonen, uma das responsáveis pelo estudo.

Quantidade de droga não impede redução de pena

Fonte: Consultor Jurídico

Tamanho da pena para condenado por tráfico não está diretamente relacionado com a quantidade de droga que ele portava. A decisão é da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, que determinou ao juízo de primeiro grau que proceda nova individualização da pena de dois homens presos por tráfico de drogas.

A dupla, condenada a cinco anos e seis meses de reclusão, tenta reduzir a pena em dois terços, o máximo previsto no artigo 33, parágrafo 4º, da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006). O pedido, porém, foi rejeitado em todas as instâncias com base na quantidade da droga apreendida: 98 pedras de crack.

Homem é preso com dois pés de maconha no quintal de casa

Fonte: Extra Online

Sérgio Ricardo Rico Ramos, de 38 anos, está desempregado. Mas, segundo a polícia, encontrou uma alternativa ilícita para se sustentar. Na manhã desta terça-feira, ele foi preso em flagrante por tráfico de drogas dentro da casa onde mora, na Rua Imaruí, em Bangu. No quintal do imóvel, os policiais civis da 34 ª DP (Bangu) encontraram dois pés de maconha, usados para cultivar a droga e vendê-la.

A polícia foi ao local depois de receber uma denúncia anônima. Além dos dois pés de maconha, com cerca de 1,70 metros cada, os policiais também apreenderam uma garrafa com um chá feito com a droga.

SC: Ziggy Marley ganha medalha e camiseta da Marcha da Maconha

Fonte: Terra

Ziggy Marley foi homenageado com uma medalha da prefeitura e uma camiseta de um grupo que defende a legalização da maconha. Foto: Fabrício Escandiuzzi/Especial para TerraO cantor de reggae Ziggy Marley, filho do músico jamaicano Bob Marley (1945-1981), foi homenageado durante as festividades dos 285 anos de aniversário da capital de Santa Catarina, Florianópolis, comemorados na quarta-feira. Ziggy Marley recebeu a medalha Cruz e Sousa, concedida pela prefeitura local às personalidades que defendem a etnia negra, e uma camiseta de um movimento que promove marchas em defesa da legalização da maconha.

O músico foi recebido por cerca de 200 pessoas na comunidade do Morro do Mocotó, uma das mais carentes da capital catarinense. Ziggy Marley recebeu a camiseta do "Instituto da Cannabis", organização vinculada a um movimento estudantil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que promove a Marcha da Maconha na capital e realiza estudos sobre as aplicações medicinais da planta.

O presente foi entregue por uma das representantes do movimento, a estudante Mariana Marques. O filho de Bob Marley realiza uma turnê pelo Brasil e faz apresentação em Florianópolis nesta terça-feira, em comemoração ao aniversário da cidade.