sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Detidos por cultivo de Cannabis

Fonte: EOL (Portugal)

Um homem e uma mulher de 38 e 34 anos respectivamente foram detidos esta quarta-feira pelo Destacamento Territorial de Torres Novas do Comando Territorial de Santarém da GNR, por indícios de cultivo e produção intensiva de Planta de Cannabis, na sua residência no concelho de Torres Novas.

Tal acção desenvolveu-se a partir das 9H00 horas de quarta-feira, na freguesia de Olaia, no culminar de diligências de investigação, desencadeadas pelo Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da GNR de Torres Novas, sendo possível apreender 300 pés de Planta de Cannabis, bem como material necessário à sua produção e venda, tal como sistema de irrigação, estufa, aparelhos de secagem e extracção de ar, bem como balanças de precisão.

Os detidos serão presentes a 1.º Interrogatório Judicial esta quinta-feira.

A tragédia das drogas

Fonte: Coluna do Ancelmo Gois (O Globo)

No filme "Cortina de fumaça", que estreia dia 2 de setembro, Ethan Nadelmann, fundador e diretor executivo da DPA-Drug Policy Alliance (maior organização americana de combate às drogas) afirma, sem rodeios:

- Há 30 anos, ninguém sabia do ecstasy, e hoje milhões de pessoas usam no mundo todo. Nossos filhos e netos viverão numa sociedade com muito mais drogas. A industria farmacêutica vai continuar a produzi-las, e o grande desafio será aprender a conviver com elas.

Dirigido, produzido e escrito pelo carioca Rodrigo Mac Niven, "Cortina de fumaça" discute as drogas em entrevistas com médicos, pesquisadores, advogados, policiais e representantes de movimentos civis.

Projeto proíbe uso e comercialização de sálvia alucinógena

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 987/11, do deputado George Hilton (PRB-MG), que proíbe o uso e a comercialização da substância salvinorina e da espécie vegetal sálvia divinorum, da qual é extraída. Conforme o texto, ficam também proibidos o plantio, a cultura, a colheita e a exploração dessa planta, assim como a elaboração, a comercialização e o consumo de subprodutos, substratos e substâncias dela decorrentes.

Existem cerca de 900 espécies de sálvia, que incluem um grande número de plantas ornamentais e também a sálvia officinalis, usada como tempero.

Segundo o autor, apesar de o Ministério da Saúde atualizar constantemente a portaria que traz as listas destinadas ao controle da comercialização lícita de medicamentos e de drogas, em especial de substâncias que afetam as funções cerebrais, nem sempre a atualização ocorre com a rapidez necessária.