quinta-feira, 22 de março de 2012

Cogumelos alucinógenos alteram a personalidade para sempre

Fonte: Galileu

Pesquisadora descobriu que uma dose pode deixar a pessoa mais 'aberta'

A Universidade Johns Hopkins é principal centro de pesquisas com psilocibina nos Estados Unidos. A substância é um composto psicodélico encontrado em centenas de espécies de cogumelos alucinógenos, cujo consumo altera a percepção, causa alucinações visuais, traz euforia e pode dar início a experiências místicas. Aliás, esses cogumelos eram usados desde tempos ancestrais em rituais xamânicos. Além desses efeitos, a droga também pode causar as famosas “bad trips”, quando seu consumo causa ataques de pânico nos usuários. Nem todo cogumelo contém a substância – alguns são inclusive mortais se consumidos por seres humanos.

As pesquisas conduzidas na Universidade Johns Hopkins começam a abrir caminhos para a compreensão de todos esses efeitos. Desde 2006, estudos conduzidos no local tentam entender como a droga propicia as experiências místicas. No ano passado, a pesquisadora Katherine MacLean realizou uma revisão dos estudos anteriores e descobriu que a psilocibina altera a personalidade de seus usuários para sempre – ela os deixa mais abertos a novas experiências. A GALILEU conversou com a cientista sobre essas e outras pesquisas conduzidas na universidade. Veja a entrevista completa:

Um jardim de maconha em Buenos Aires

Fonte: O Globo

A polícia da província de Buenos Aires descobriu esta semana um verdadeiro jardim de maconha numa casa localizada no município de Florencio Varela. Foram encontradas plantas de até três metros de altura, num grande jardim que era um verdadeiro laboratório de drogas. Até agora apenas uma pessoa foi presa por possuir uma quantidade proibida de maconha, além de armas que não estavam declaradas.

A Argentina é um dos países do continente que liberou o consumo de pequenas quantidades de maconha. A decisão foi confirmada pela Corte Suprema de Justiça do país, em meados de 2009. Na época, a corte argentina declarou inconstitucional o artigo 14 da lei 23.737, que prevê até seis anos de prisão para adultos consumidores de pequenas quantidades de maconha.

Não foi o caso do dono desta casa em Florencio Varela... parece que algumas plantas superavam os quatro metros de altura...