quarta-feira, 13 de março de 2013

Editorial: Questão das drogas deve avançar, e não retroceder

Fonte: O Globo

Um passo atrás na discussão do problema, projeto de lei apresentado por deputado do PMDB precisa ser barrado no Congresso

As drogas são um evidente flagelo mundial. Em boa parte do planeta, o combate à disseminação dos entorpecentes tem sido marcado por grandes e preocupantes fracassos. Deve-se isso, principalmente, à adoção de políticas equivocadas, inspiradas em ideias como buscar a sua erradicação (uma utopia) e em métodos que privilegiam ações policiais-militares, uma anacrônica visão estimulada a partir dos Estados Unidos.

Mas não se trata de guerra perdida: no front, países com visão mais flexível têm obtido significativas vitórias, melhorando indicadores que medem a extensão do problema, com a redução de dramas e a sinalização de que, superada de forma realista o sonho da extinção das drogas, há caminhos a seguir para manter os índices de consumo dentro de padrões administráveis.

Publicitária é pega fumando maconha e diz estar soltando a fumaça do conclave

Fonte: TabloideBR

Uma publicitária de 19 anos e outros 3 menores com 17, 15 e 13 anos foram abordada por policiais integrantes da Barreira Fiscal na rodovia RJ-186 quando conduzia seu veículo, na madrugada de hoje, por volta das 2h, por dirigir de maneira suspeita.

Ao ser parada, os policiais perguntaram se ela estava com entorpecentes, tendo em vista que o carro apresentava um forte odor de maconha e uma fumaça saía pelos vidros. Ela contou para os policiais que sim, que estava indo para Vitória, no Espírito Santo mas que apenas do entorpecente não estavam fazendo nada ilegal. Segundo a publicitária elas e os jovens estavam “soltando a fumaça do conclave” para decidir quem seria o novo papa do grupo, fazendo menção aos cardeais reunidos no conclave na Capela Sistina, no Vaticano, que ainda não conseguiram escolher o novo Papa na primeira votação, realizada nesta terça-feira (12).

Rindo e debochando dos policiais, a jovem disse ser religiosa e que a “fumaça do conclave” fazia parte da sua crença e não poderia ser presa por isso. Ela e os menores foram conduzidos à Delegacia Legal de Itaperuna e liberada após o registro de ocorrência.

Fonte: Rádio Itaperuna AM

Homem condenado a 6 anos de prisão por portar 2,4 gramas de maconha tem pena revista

Fonte: Última Instância

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) acolheu o pedido de revisão de sentença de um homem condenado à 6 anos de reclusão, por posse de 2,4 g de maconha. O tribunal diminuiu a condenação para três meses de prestação de serviço comunitário.

No primeiro julgamento, ele foi julgado como traficante. A nova decisão reconhece que a quantidade de droga apreendida, entre outros argumentos, indicam que ele era, no máximo, um usuário. O pedido de revisão da sentença foi apresentado pela Defensoria Pública do estado.

Com a desclassificação do delito, ele foi condenado a prestar 3 meses de serviços à comunidade, pena considerada já cumprida pelo tempo em que ele ficou preso.

Polícia apreende pé de maconha em quintal de casa da zona oeste do Rio

Fonte: R7

Dono do imóvel foi autuado por posse e uso de drogas

Policiais militares do Batalhão do Recreio dos Bandeirantes (31º BPM) encontraram, na noite de terça-feira (12), um pé de maconha de cerca de meio metro de altura em uma casa na rua do Sol, no Recreio, zona oeste do Rio de Janeiro.

Os policiais chegaram ao local através de uma denúncia anônima e também acharam maconha prensada e R$ 137 no local.

O proprietário do imóvel foi autuado na Delegacia da Barra da Tijuca (16ª DP) por posse e uso de drogas.