terça-feira, 23 de março de 2010

Hillary chega ao México para discutir combate ao Tráfico de Drogas

Do ANSA Latina

CIDADE DO MÉXICO, 23 MAR (ANSA) - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, chegou hoje à capital mexicana para uma reunião em que discutirá "ajustes" nas ações de combate ao narcotráfico desenvolvidas conjuntamente pelas duas nações.

Depois da reunião, que está marcada para as 11h locais (14h, no horário de Brasília), a delegação dos Estados Unidos será recebida pelo presidente do México, Felipe Calderón, que visitará Washington no mês de maio.

Além de Hillary, os outros norte-americanos que confirmaram presença no encontro são o secretário da Defesa, Robert Gates e a titular da pasta de Segurança Nacional, Janet Napolitano.

O México, por sua vez, será representado pela chanceler Patricia Espinosa e o ministro do Interior, Fernando Gómez Mont.

Ontem, o embaixador mexicano em Washington, Arturo Sarukhán, disse que o objetivo da reunião é "continuar revisando a cooperação com os Estados Unidos e observar como tem avançado a Iniciativa Mérida".

Desde a criação desse plano, em 2008, o Congresso dos EUA já autorizou o envio de mais de US$ 1 bilhão para a luta antidrogas no México.

O encontro de hoje será realizado na Cidade do México e faz parte do Grupo Consultivo de Alto Nível em matéria de segurança, cuja última reunião ocorreu na capital dos Estados Unidos, em dezembro de 2008. (ANSA)

Half of New York Voters Support Medical Marijuana: Poll

Da NBC New York

A new poll reports half of New York voters support legalizing the use of marijuana for medical purposes.

The Siena Research Institute shows 50 percent back legalization, while 41 percent are opposed and 9 percent say they don't have enough information.

Pollster Steven Greenberg pointed out demographic divisions in the results, with 72 percent support among those who consider themselves liberal, 62 percent among those 18 to 34, and 55 percent among Democrats.

“Half of New York voters support legalizing the use of medical marijuana in New York, while 41 percent oppose it,” Greenberg said.

“O erro foi parar a fiscalização”

Do Zero Hora

Carlos Salgado, psiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Estudos Sobre Álcool e outras Drogas

Para o presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), o psiquiatra gaúcho Carlos Salgado, a Lei Seca não fracassou, mas precisa que as barreiras de fiscalização sejam retomadas para voltar a ser respeitada como no início, em 2008. A seguir, trechos da entrevista:

Zero Hora – Segundo a pesquisa divulgada ontem, 51% dos que beberam em bares da Capital admitiram dirigir. Ao mesmo tempo, 63% se disseram favoráveis à Lei Seca. Como se explica isso?

Carlos Salgado – A relação com o álcool, assim como acontece com o tabaco, é marcada pela ambivalência. As pessoas sabem que faz mal, que podem se acidentar ou até desenvolver uma cirrose, mas, ao mesmo tempo, dizem que dá prazer, que precisam beber para se divertir. É essa ambivalência que está por trás disso.

PM fecha estufa para cultivo de maconha

Do Jornal A Cidade

PM mostra livro que ensina a plantar a droga hidropônica Um peruano foi preso na noite desta segunda-feira por suspeita de cultivar maconha hidropônica em uma estufa instalada dentro de casa, no Jardim Paulistano, em Ribeirão Preto. A Polícia Militar diz que Wenceslao Espino Flores, de 47 anos, ainda ensinaria o cultivo da planta.

"Ele tem conhecimento da produção e os vizinhos disseram não ver movimentação de pessoas que caracterize um ponto de venda", disse o tenente da PM Carlos Henrique Boso. Flores está no Brasil desde 15 de novembro de 2009, segundo a PM.

Em um dos quartos da casa havia uma estufa com 4,5 metros quadrados. A polícia encontrou ainda medidor de umidade do ar e de temperatura, além de uma apostila com técnicas para o cultivo de maconha hidropônica.
Flores disse à PM que não sabia que o local abrigava a estufa e a droga. A polícia também encontrou 200 cápsulas de cocaína, 628 g da droga, 251 micropontos de LSD, sementes de maconha e adubo.

Pot classes in session

Do Daily Pilot

Newport couple hope their new ‘medical marijuana information center’ will help dissolve stigmas associated with the drug.

Chadd and Alysha McKeen don’t care that passersby can see the six 3-foot-tall marijuana plants growing inside their new Costa Mesa storefront.

“I want to tell people to stop being afraid of it,” said Chadd McKeen, co-founder of Otherside Farms. “We want to bring it out into the open.”

The McKeens also put in new tile and ripped the bars off the windows at the center, which sits between a dog-grooming business and a therapeutic spa. It’s all part of an effort to make the place appear open and inviting.