sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Xamã é condenado à prisão após oferecer bebida alucinógena a participantes de culto

Fonte: O Dia

Cerveja era preparada com ervas colhidas na Amazônia

Londres (Inglaterra) - Um sacerdote xamã foi condenado a 15 meses de prisão, nesta sexta-feira, por utilizar, em suas cerimônias, uma bebida sagrada contendo droga de classe A. O "curandeiro" Peter Aziz, 51 anos, fez duas cervejas alucinógenas utilizando a bebida ayahuasca, feita com substâncias que coletou na Amazônia. A beberagem era oferecida aos participantes de cerimônias de cura.

A poção - feita com a folha da planta Chakruna, que contém a droga proibida N-dimethyltriptamene ou DMT - foi entregue a 17 pessoas durante uma cerimônia à luz de velas em um retiro religioso que durou uma semana, no condado de Somerset, na região Sudoeste da Inglaterra.

Aziz disse aos participantes - alguns dos quais vomitaram depois de consumir o líquido - que a bebida iria ajudar a combater problemas de saúde graves, incluindo câncer. O xamã alegou ter seguido o conselho do Ministério do Interior sobre a legalidade do uso do coquetel antes de fornecê-lo para seus seguidores.

Uruguay: 60.000 uruguayos consumen marihuana a diario

Fonte: La Republica
Marihuana ."Mamá me anoté en el club", fue uno de los paneles que ayer debatió el tema en la Intendencia.

Proponen asociaciones civiles sin fines de lucro registradas en el Ministerio de Cultura. Sus defensores afirman que alejarían al consumidor de las "bocas" y del mercado negro. La propuesta fue lanzada en el Debate Nacional sobre Drogras que se realiza en la Intendencia de Montevideo.

GUSTAVO TRINIDAD

Los clubes de cultivadores de cannabis (marihuana) serían asociaciones civiles sin fines de lucro dentro del proyecto de ley de despenalización del cultivo de esta planta. Los impulsores ven a estas organizaciones como la mejor forma de alejar a los consumidores de los narcotraficantes, mejorar la calidad de lo que se consume, hacer mejores seguimientos del consumo responsable y además ser auditables para el control de las autoridades.

Se estima que en Uruguay hay unos 150.000 consumidores de marihuana y que de ellos unos 60.000 lo hacen todos los días. Los impulsores de estos clubes aseguran que además generarán puestos de trabajo, ya que los cultivos necesitan estar atendidos las 24 horas. Por esto también el Estado tendrá una recaudación por los aportes patronales. Serían unos 750 puestos de trabajo y unos 50.000 dólares al año de aportes, según una estimación primaria sobre la cantidad de clubes que se formarían a partir de aprobada la ley.

Fundo antidrogas poderá receber recursos de loterias

Fonte: Agência Câmara dos Deputados

O Fundo Nacional Antidrogas (Funad) poderá receber recursos de loterias. A medida está prevista no Projeto de Lei 964/11, do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP). Segundo a proposta, 2% da arrecadação líquida dos concursos administrados pela Caixa Econômica Federal serão destinados a projetos financiados pelo Funad, por meio de instituições cadastradas.

De acordo com o deputado, o objetivo da medida é ampliar o financiamento da Política Nacional sobre Drogas, no momento em que o País discute o crescimento do consumo de entorpecentes, como crack, ecstasy e oxi, entre crianças e jovens. “Estamos diante de um fenômeno alarmante, que exige permanente implementação de medidas de combate ao uso de drogas”, disse Edinho Araújo.

Comissão vai propor fim da propaganda de bebida alcoólica na TV

Fonte: Agência Câmara dos Deputados

O presidente da Comissão de Estudos sobre Políticas Públicas de Combate às Drogas, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), afirmou nessa quinta-feira que, ao final dos trabalhos, a comissão vai propor o fim da propaganda de bebida alcoólica na TV. A declaração foi feita durante o Seminário Nacional de Políticas Públicas de Combate ás Drogas.

“Vai ser uma guerra. Nós avançamos muito quando tiramos a propaganda de cigarro da televisão. Em menos de 8 anos, nós tiramos mais de 30 milhões de brasileiros do tabaco. O País tinha 32% de fumantes, hoje são 17%. O álcool causa um prejuízo enorme ao Brasil, por isso temos que diminuir o incentivo ao consumo de álcool”, disse Lopes.