quinta-feira, 1 de abril de 2010

Cidade francesa tenta esquecer trauma do "pão maldito"

Do Terra

Vice-prefeito de Pont-Saint-Esprit, Jean-Pierre Colombet não descansa enquanto não descobrir a verdade A pequena cidade de Pont-Saint-Esprit não gostou nada de saber que existia mais uma versão para explicar o misterioso "caso do pão maldito", quando em 1951 a localidade sofreu um surto coletivo em que mais de 300 pessoas tiveram alucinações, 50 foram internadas em clínicas psiquiátricas e sete acabaram morrendo ao comerem pão contaminado. Para os habitantes, a história de que a CIA seria a responsável pelo "ataque" - ao ter infectado a farinha com LSD para pesquisar sobre as possibilidades de controle da mente humana através da droga - só reabrem feridas que há 59 anos todos querem fechar.

Pelas ruas da cidade - que hoje tem 10 mil habitantes, mas na época tinha 4,5 mil -, é praticamente impossível encontrar quem queira comentar as novas revelações ou relembrar o acontecimento. "É uma bobagem" e "não tem mais o que falar sobre isso" são as frases mais comuns, culminando com alguns "nos deixem em paz". Conseguir a identificação dos poucos que aceitam comentar, então, é tarefa ainda mais árdua: as testemunhas que falaram à imprensa e deram nome e sobrenome acabaram sendo vítimas do assédio telefônico de dezenas de outros jornalistas do mundo todo, que leram sobre o caso na imprensa.

Pena mais branda para pequenos traficantes causa polêmica

Da Globo.com

Desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul estão aplicando penas mais brandas para réus primários que foram presos por traficar uma quantidade pequena de droga. E essas decisões judiciais provocaram discussão.

Numa conversa de bar, veio o convite para um jovem ganhar dinheiro fácil. Ele aceitou e foi preso traficando 500 gramas de cocaína, passou quase um ano na cadeia, uma experiência que prefere esquecer.

"Muita gente numa cela muito apertada. Num lugar onde era para caber quatro presos, tinham 15, 16 pessoas se revezando para dormir ".

Sobe apoio nos EUA à legalização da maconha com fins medicinais

Do G1

Washington, 1 abr (EFE).- Os americanos estão apoiando cada vez em maior medida a legalização do consumo da maconha com propósitos medicinais, indicou hoje um estudo realizado pelo Centro Pew de Pesquisas.

Segundo a pesquisa, que ouviu cerca de 1.500 adultos, 73% dos americanos concordam com a legalização do consumo, desde que tenha sido prescrito por um médico.

Esse respaldo para o uso da maconha somente com objetivos medicinais incluiu todos os setores políticos e étnicos, indicou o Centro Pew. EFE

Apreensão de maconha cai, mas tráfico de crack dispara em Maringá

Do Diário de Maringá

Um balanço do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), divulgado nesta quinta-feira (1º), revelou que a venda e o consumo de crack – droga à qual são atribuídos muitos dos homicídios registrados pela polícia – disparou na região de Maringá. No primeiro trimestre deste ano, foram apreendidas 10.461 pedras da droga, ante 5.702 unidades no mesmo período do ano passado.

No período em que a apreensão de crack cresceu 83,5% na área de abrangência do 4º BPM, a de maconha teve significativa queda: de 77,4 quilos para 3,1 quilos – uma redução de aproximadamente 95%. O volume de cocaína teve pequena alteração, com queda de 227 gramas para 208 gramas. Dados que apontam um avanço do crack diante de outras drogas.

Oficial de Comunicação Social do 4º BPM, o tenente Alexandro Gomes alerta para o aumento do número de crianças e adolescentes envolvidas com o tráfico. "Os traficantes intensificaram o recrutamento de menores de idade para inserção no tráfico ou no uso das drogas", disse. "Por conta disso, o número de menores apreendidos aumentou no primeiro trimestre de 2010".

O número de apreensões de menores por envolvimento no tráfico ou pelo consumo de entorpecentes aumentou 23%, de 96 para 118 em um ano. Enquanto isso, a prisão de adultos pelo menos motivo caiu 17%, de 593 para 508.

Maconha pode ser a porta de entrada para outras drogas, afirmam cientistas [Da Veja]

Da Veja

O uso ocasional da maconha pode levar os jovens a se viciarem em outras drogas, sugere um novo estudo realizado pela Universidade New South Wales, na Grã-Bretanha.

Os especialistas disseram que, assim como os usuários frequentes, os jovens que consomem a droga de vez em quando tendem a experimentar outras substâncias ilícitas anos mais tarde.

O levantamento acompanhou durante uma década 2.000 estudantes entre 13 e 14 anos. A professora Louisa Degenhardt, líder do grupo de pesquisa, disse que existe uma forte relação entre o uso da maconha e o vício em outras drogas e ressaltou a influência negativa que a substância exerce na vida dos futuros adultos.

A pesquisa de Degenhardt foi publicada na revista especializada British Journal of Psychology e mostra que adolescentes que ocasionalmente fumam maconha possuem até três vezes mais chances de usarem drogas pesadas quando chegarem aos 20 anos. Os jovens que fazem uso da maconha uma vez por semana possuem 12 vezes mais chances de sofrer com problemas de dependência química na vida adulta.

Lei antifumo entra em vigor neste domingo em Minas Gerais

Da Globo.com

BELO HORIZONTE - Entra em vigor neste domingo em Minas Gerais a lei que proíbe o consumo de derivados de tabaco em locais fechados de uso coletivo, públicos ou privados. A decisão foi sancionada pelo ex-governador do estado, Aécio Neves, no dia 4 de dezembro do ano passado.

A partir de domingo, é proibido fumar em prédios comerciais ou industriais, casas de espetáculos, restaurantes, bares e similares. A lei determina que os estabelecimentos criem áreas exclusivas e isoladas para fumantes. Nestes locais, será preciso instalar exaustores para transferir o ar poluído para fora. O dono do estabelecimento que descumprir a proibição pode ser multado de R$ 2 mil a R$ 6 mil. Em caso de reincidência, a multa será dobrada.

Nas tabacarias, o consumo de tabaco está autorizado, desde que na entrada e no interior dos estabelecimentos seja afixado aviso informando que naquele local há utilização de derivados de tabaco e que o fumo é prejudicial à saúde.

O texto também proíbe que professores e outros educadores fumem nas dependências das escolas de educação básica de responsabilidade do estado.

O dinheiro arrecadado, com as multas, será destinado ao Fundo Estadual de Saúde e Prevenção ao Fumo e aos Fundos Municipais de Saúde. De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, a partir deste domingo a lei passará a integrar a rotina de fiscalização feita pela secretaria.

Atenção aos sinais, alerta o ministro

Do Diário Catarinense

Capacitar médicos e agentes comunitários para que possam detectar o mais cedo possível o uso de crack entre jovens. Insistir para que os pais conversem com os filhos já a partir dos 10 anos de idade, alertando sobre os perigos das drogas.

Estas foram algumas das formas de prevenção que o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, sugeriu durante o lançamento da segunda etapa da campanha Crack, Nem Pensar, ontem, no Painel RBS. Ele destacou que o diagnóstico precoce reduz os danos – traumas à família e a tendência ao crime – e facilita a recuperação do dependente.

Quando o assunto é prevenção, a melhor ferramenta é a participação de pais e professores. O ministro insistiu na vigilância da família, porque a cobertura de creches é insuficiente no país. Temporão lembrou que as mães, quando saem para trabalhar, deixam os filhos “em condições pouco seguras”, quando muito, sob o olhar de vizinhos.

– Tenho quatro filhos, e a conversa sobre drogas é cotidiana. Os pais devem ficar atentos – recomendou.

'Dependência química é doença do cérebro'

Do GazetaWeb

Atualmente nos Estados Unidos, existem 22,3 milhões de dependentes ou usuários de drogas ilícitas ou álcool e o número de indivíduos que recebem tratamento para livrar-se do vício não chega a 20%.

No Brasil, o crack é uma das drogas que vem causando mais alarde ultimamente e desde 2009 vem aumentando o número de usuários em cidades como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Há saída para este problema?

Em recente visita a São Paulo, a mexicana radicada nos Estados Unidos Nora Volkow, diretora do Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas dos Estados Unidos (NIDA), falou de seus estudos sobre o abuso de substâncias químicas defendendo que a dependência química é uma doença crônica que afeta o cérebro e deve ser tratada como tal.

Sting é contra a prisão daqueles que consomem marijuana

Do TVI 24

Sting apelou à legalização da marijuana. O cantor insiste que a América devia investir o dinheiro que usa para prender os consumidores em prol do ambiente e da luta contra a pobreza. Opinião que expressou no blog, onde escreveu que os consumidores da droga são apreendidos por um crime que já não ofende ninguém.

«A guerra contra as drogas falhou - mas é pior do que isso. Está a alarmar a nossa sociedade. As pessoas que precisam realmente de ajuda, não a têm. Nem as pessoas que precisam de marijuana medicinalmente para curar doenças terríveis».

«Estamos a gastar biliões a encher prisões com pessoas não violentas», estendeu o artista que apelou às pessoas que apoiassem a Drug Policy Alliance. Trata-se de um grupo activista que batalha contra esse assunto, tentando libertar os condenados não violentos.

Polícias apreendem mais de 1,7 mil kg de maconha

Do Bem Paraná

Uma operação conjunta de policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e da Polícia Federal apreendeu, na noite desta terça-feira (30), uma tonelada e meia de maconha. A droga estava escondida em um caminhão que transportava farinha, com destino à cidade de São Paulo. O motorista do caminhão, de 59 anos, foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Federal. Um pouco antes, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também apreendeu 290 quilos da droga na BR-277, em Laranjeiras do Sul. Dois homens foram presos.
De acordo com o delegado-chefe da Denarc de Foz, Renato Coelho de Jesus, a polícia recebeu uma denúncia anônima que o caminhão com uma grande quantidade de maconha sairia de Foz do Iguaçu com direção à capital paulista. “Na denúncia ainda conseguimos a placa do veículo. Com estas informações, nós, juntamente com os policiais federais, ficamos esperando o caminhão no posto da Polícia Rodoviária Federal em Santa Terezinha de Itaipu”, contou.