sexta-feira, 9 de abril de 2010

CNT agenda data de estreia do "CNT Repórter", com reportagem sobre o Daime

Do Na Telinha

A Rede CNT marcou para quinta-feira (22), às 22h45, a estreia do "CNT Repórter".
Sob o comando do jornalismo Rony Curvello, o programa terá reportagens investigativas, além de matérias realizadas no Brasil e em outros países. Já foram gravados programas na Índia, Grécia e China.

Para a edição de estreia, a equipe preparou uma reportagem sobre o "Santo Daime", um chá alucinógeno utilizado em alguns cultos religiosos, que ficou conhecido no cenário nacional com o assassinato do cartunista Glauco Villas Boas, 53 anos, e de seu filho, Raoni, 25, na madrugada do dia 12 de março, na Grande São Paulo.

Direto do Amazonas, o "CNT Repórter" mostrará a origem do chá e trará a opinião de especialistas sobre o assunto.

Jovem mata mãe e irmã em Santa Catarina e diz que era incomodado por fumar maconha [da Globo.com]

Da Globo.com

FLORIANÓPOLIS - Um jovem de 20 anos matou a mãe e a irmã em Lages, na Serra de Santa Catarina, na noite desta quinta-feira. O crime foi no início da noite no edifício Flamboyant, um condomínio de alto padrão no centro da cidade. A menina, que faria 12 anos no próximo dia 30, era portadora da síndrome de down.

Gustavo Henrique Waltrick fugiu e foi preso pela Polícia Militar após ter batido o carro perto do parque ecológico da BR-116. O acidente foi comunidado à PM pelo vigia de uma empresa que fica às margens da rodovia.

Gustavo havia chegado à empresa pedindo para que chamasse a polícia, pois havia sofrido um sequestro-relâmpago. Seu carro teria sido batido e abandonado pelo sequestrador a cerca de 12 quilômetros da empresa.

Quando os oficiais chegaram ao local, encontraram o carro de Gustavo, um Uno, batido em um barranco na BR-116. Dentro do veículo, havia um revólver calibre 32 com uma munição e outras 36 munições soltas.

A polícia desconfiou da versão de sequestro quando encontrou roupas de Gustavo no carro. O jovem, bastante nervoso, teria tido que o sequestrador as roubou de sua casa, onde também teria matado sua família.

Os corpos foram encontrados em um quarto do apartamento por volta das 20h.

Gustavo acabou confessando o crime, garantindo que não agiu de forma premeditada. Para a polícia, ele disse que sua mãe sempre o incomodava por ele ser viciado em maconha. Naquele dia, ele teria usado a droga e resolveu matar a família.

A equipe que fez a prisão conta que o rapaz falava que queria morrer. O jovem foi encaminhado para a delegacia e o Instituto Geral de Perícias (IGP) realiza perícias no apartamento da família.

Consumo de tabaco baixou em Portugal

Do Diário Digital

O relatório da DGS «Avaliação intercalar do impacte na nova legislação de prevenção do tabagismo» confirma uma «tendência sustentada para a diminuição das entradas no mercado de cigarros» entre 2007 e 2009.

«A entrada de cigarros no mercado não é igual ao consumo, mas é um indicador indireto da diminuição do consumo», adiantou Mário Carreira, coordenador da DGS para a monitorização dos serviços de urgência.

Os dados apontam que «existe uma tentativa» dos fumadores de diminuir o consumo que é visível através do aumento da procura de consultas anti tabágica e de terapêutica adequada, referiu.

O número de consultas de apoio intensivo à cessação tabágica aumentou cinco por cento em 2009. Comparando os valores de 2009 com os de 2007, verifica-se um aumento de 58,7 por cento do número de consultas.

Clérigo preocupado com abuso de álcool por jovens no Nzeto

Do Angola Press

M'banza Kongo - O pastor da Igreja Evangélica de Angola (AIE) no Nzeto, Manuel Moisés Fite, mostrou-se hoje (sexta-feira) preocupado com o uso excessivo de bebidas alcoólicas por parte da juventude local.

O religioso que falava à Angop, afirmou que cresceu o número de jovens e adolescentes que recorrem ao álcool para preencher o seu tempo livre na localidade, em relação aos anos anteriores, o que deixa preocupado as autoridades eclesiásticas.

Segundo o pastor, a delinquência juvenil está também associada ao consumo de bebidas alcoólicas por parte desta faixa etária, apelando à sociedade para um redobrar de esforços na educação, formação e sensibilização da camada jovem para o combate deste mal.

"O que mais nos preocupa é que cresceu também o número de raparigas que concorrem com os rapazes no consumo de bebidas alcoólicas", lamentou.

O clérigo apelou igualmente às famílias locais a assumirem as suas responsabilidades na educação dos respectivos filhos, bem como os educadores e professores que jogam um papel complementar neste domínio.

Quanto à sua igreja, disse que vai continuar a trabalhar em parceria com as autoridades competentes na moralização da juventude, já que dela depende o futuro da nação e também da igreja.

China executa mais três japoneses por tráfico de drogas

Do G1

Pequim, 9 abr (EFE).- Três japoneses foram executados nesta sexta-feira na China por tráfico de drogas depois que, na última terça-feira, outro cidadão do mesmo país foi morto pelos chineses após ser condenado também por tráfico, informa a agência oficial de notícias "Xinhua".

Há algum tempo, Pequim tinha informado a Tóquio que executaria os três narcotraficantes, de nomes Teruo Takeda (de 67 anos), Hironori Ukai (48 anos) e Katsuo Mori (67 anos).

A imprensa japonesa informou que os familiares dos três condenados tinham se reunido na quinta-feira com eles nos respectivos centros penitenciários onde se encontravam.

Takeda foi acusado de comprar cerca de 5 quilos de estimulantes em junho de 2003, Ukai foi detido um mês depois com 1,5 quilos de drogas que pretendia levar ao Japão saindo do aeroporto de Dalian e Mori foi condenado por tentativa de contrabando de 1,25 quilos de drogas não especificadas.

A execução, na última terça-feira, de Mitsunobu Akano, de 65 anos, foi a primeira aplicada a um cidadão do Japão na China desde que os países normalizaram seus laços diplomáticos em 1972.

Akano foi condenado à morte em junho de 2008 após ser detido em 2006 com 2,5 quilos de entorpecentes que pretendia levar ao Japão, também partindo do aeroporto de Dalian. EFE