domingo, 28 de outubro de 2012

Substância da maconha é usada para tratamento de fobias sociais

Fonte: Jornal Nacional

Exames feitos com ressonância magnética revelaram mudanças nas regiões do cérebro de quem recebeu o composto. Elemento ainda será testado em novos pacientes por mais tempo.

Uma substância extraída da planta da maconha foi usada para o tratamento de fobias sociais, como o medo de falar em público, por exemplo. É um estudo de cientistas americanos e brasileiros.

É um teste simples, simples para quem não sofre de um transtorno que atinge 10% da população mundial: o medo de falar em público. Diante de uma câmera, a pessoa tem que falar de improviso sobre um tema proposto na hora.

Foi desenvolvida uma simulação dos testes feitos na pesquisa. 36 voluntários foram divididos em grupos, 12 não tinham medo de falar em público. Dos outros 24 que apresentaram o o transtorno, a metade recebeu apenas placebo, que não causa nenhum efeito no organismo. Os demais, um composto extraído da planta da maconha.

'Regulação da maconha medicinal reduziria danos', diz Fernando Henrique

Fonte: Estadão
Líder da Comissão Global de Políticas sobre Drogas, FHC defende que governos criem modelos de controle da planta

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, líder da Comissão Global de Políticas sobre Drogas, defende o uso da maconha para fins medicinais, desde que governos adotem políticas de regulação e os efeitos científicos sejam comprovados. Nesta semana, ele levou o debate pela primeira vez ao Leste Europeu e apontou para a crise que a região enfrenta. Em Varsóvia, na Polônia, reuniu ex-chefes de governo, especialistas e empresários para debater modelos que possam fazer avançar sua constatação de que a guerra contra as drogas fracassou e novas estratégias precisam ser encontradas. A seguir, trechos da entrevista de FHC ao Estado.

Qual a situação das drogas no Leste Europeu?

Além da violência, existe forte crise de saúde pública e abuso de direitos humanos. O problema central é o consumo de drogas injetáveis - heroína - e sua relação com a pandemia de HIV. Na Rússia e em outros países da região, a epidemia de HIV continua crescendo. Hoje, 1 em cada 100 adultos é HIV positivo na Rússia e 80% dos novos casos estão ligados ao uso de drogas injetáveis ou sexo com parceiros que usam drogas. E faltam políticas amplas de redução de danos e tratamento.