segunda-feira, 25 de junho de 2012

Cúpula antidrogas no Peru em um contexto de maior apoio à legalização

Fonte: AFP

LIMA — Lima receberá na segunda e terça-feira representantes de 59 países para discutir estratégias contra o narcotráfico em uma região onde se encontram os maiores produtores mundiais de cocaína e onde ganha força o debate sobre a legalização como alternativa ao combate frontal.

A reunião no Peru será realizada em um momento em que cresce a demanda de vários governos da América Latina por uma reforma integral da estratégia contra as drogas que os Estados Unidos incentivam há duas décadas, priorizando a repressão.

O presidente peruano Ollanta Humala inaugurará a reunião, que acontecerá a portas fechadas em um exclusivo hotel de Lima com a presença de chanceleres e delegações de 59 países dos cinco continentes e de representantes de 10 organismos internacionais.

Com tema em discussão, Argentina tem degustação de maconha

Fonte: Terra

Imagine um evento dirigido especificamente à degustação de maconha. Se você imaginou algo underground, em algum bairro periférico, com pessoas de perfil suspeito e ambiente pouco acolhedor, pode esquecer. A Copa Canábica C.A.B.A. (Cidade Autônoma de Buenos Aires), que está em sua quinta edição, não tem nada a ver com a imagem de submundo ligada ao consumo da droga. As copas canábicas acontecem há 11 anos na Argentina, a mais antiga é a que recebe o nome de Del Plata. A segunda copa mais antiga desse tipo tem um apelo mais técnico, ou seja, que está mais voltada aos produtores caseiros.

Mais parecido com uma feira de produção de orquídeas ou qualquer outra planta que exija cuidados específicos, a Copa Canábica é um evento promovido pela revista Haze, direcionada ao público produtor de cannabis sativa. Por isso, é um local de encontro para os diversos produtores, os chamados cultivadores independentes. Gente que planta para o consumo próprio ou, no máximo, para compartilhar entre amigos. Realizado nas dependências de uma casa noturna no bairro de Palermo Queens, local conhecido pela efervescência da sua vida noturna e pela variedade de restaurantes que abriga, a copa começou às 10h e se estendeu por todo o domingo.