terça-feira, 13 de abril de 2010

Debatedores alertam que é preciso continuar combatendo o tabagismo

Da Agência Câmara

Especialistas reunidos nesta terça-feira na Câmara ressaltaram os avanços do Brasil no combate ao tabagismo, mas cobraram a criação de novas políticas para conter o consumo de cigarro no País. Deputados, representantes do governo e de entidades da sociedade civil debateram a implementação, no Brasil, da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, ratificada em 2006 pelo País.

Hoje, cerca de 17% da população adulta brasileira é fumante. Estima-se que, no Brasil, 200 mil pessoas morram por ano por causa de doenças relacionadas ao tabagismo, sendo que pelo menos 2.700 dessas mortes são de fumantes passivos. Os dados foram apresentados pelo diretor do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Luiz Antônio Santini, durante a audiência, promovida pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional a pedido do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).

Mortes ligados ao tráfico ultrapassam 22 mil no México

Do Estadão

Um relatório do governo do México informa que pelo menos 22.700 pessoas foram mortas pela violência relacionada às gangues e ao narcotráfico, desde que a repressão contra os cartéis da droga começou em dezembro de 2006. O relatório afirma que 2009 foi o ano com maior número de vítimas da guerra das drogas, com 9.365 pessoas mortas pela violência ligada ao crime organizado.

Em 2007, no primeiro ano da ofensiva liderada pelo presidente Felipe Calderón, foram mortas 2.837 pessoas. O relatório confidencial foi entregue pelo governo aos parlamentares na noite de ontem, e agência de notícias a Associated Press obteve um cópia no documento hoje. O relatório informa que mais de 120.000 suspeitos foram detidos no período.

Congresso da ONU discute combate ao crime

Do Portal MS

O combate ao crime é tema de um congresso da ONU que está sendo realizado em Salvador.

Como enfrentar, nos próximos anos, o tráfico de drogas e de pessoas? Como definir uma estratégia internacional para combater o crime organizado? Achar a resposta para estas e outras perguntas é a missão de representantes de 140 países que estão reunidos em Salvador em um congresso realizado pelas Nações Unidas.

O secretário-executivo do congresso disse que os governos precisam se unir para lutar, principalmente, contra a lavagem de dinheiro. Pediu atenção especial para um tipo de crime que entra pela primeira vez na pauta do congresso: o tráfico internacional de plantas e animais.

Uma das discussões que mais interessam ao Brasil é o aumento na cooperação internacional para combater o tráfico de drogas, principalmente entre países da América do Sul, que concentram boa parte da produção mundial de entorpecentes. O Brasil quer mais integração com os vizinhos para fortalecer a guerra contra o tráfico da origem até o consumidor.

“Se há um país produtor de droga, se há um país de trânsito, se há um país de consumo, se os três não entrarem em um processo de cooperação muito amplo e rápido, a droga vai acabar vencendo”, afirma o ministro da Justiça Luiz Paulo Barreto.

O congresso também discute medidas para melhorar a aplicação da Justiça criminal em todo o mundo. Tudo que for decidido aqui será levado para a comissão da ONU sobre prevenção ao crime, que se reúne no mês que vem em Viena, na Áustria.

80% dos homicídios na Bahia estão ligados ao tráfico de crack

Do Comunidade Segura

Um dos grandes problemas do mundo atual é o tráfico de drogas aliado ao comércio ilegal de armas, com destaque para o envolvimento de crianças e adolescentes. O Brasil, por suas largas fronteiras, também está incluído nesse ciclo criminal.  Somente, na Bahia, Estado que sedia o 12º Congresso das Nações Unidas Sobre Prevenção do Crime e Justiça Penal, 80% dos homicídios têm causas vinculadas ao tráfico de crack, de acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública .

Durante a abertura do congresso, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, deu atenção especial a essa questão, no sentido de ampliar as políticas voltadas à promoção de desenvolvimento e da cidadania de crianças e jovens, lembrando que, desde 1990, o Brasil se norteia por políticas de proteção integral.

Fonte: website do congresso

Quais são os efeitos das substâncias contidas no 'Santo Daime'?

Da Gazeta Web

"Substancial variabilidade nas concentrações e proporções dos constituintes do chá são esperados, tanto devido ao método de preparação do chá quanto às variações de concentração das substâncias nas plantas.

Como mecanismo de ação, essas substâncias concorrem para aumentar agudamente a atividade serotoninérgica no cérebro, dentre outras neurosubstâncias. Isso significa que um acúmulo excessivo da serotonina pode implicar em vários sintomas fisiológicos, tais como tremor, diarreia, vômitos, hipertermia, sudorese, espasmos musculares, taquicardia, aumento da pressão arterial"

Dia nervoso em Brasília para o setor fumageiro

Da Gazeta do Sul

Começa às 14h30 de hoje, em Brasília, uma audiência pública para abordar uma das questões que mais têm preocupado o Vale do Rio Pardo. Em debate, na Câmara dos Deputados, estará a aplicação de mais medidas restritivas ao tabaco. Ainda ontem, vários líderes da região voaram à Capital Federal para acompanhar as discussões.

A audiência será realizada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, e terá como tema a implementação de medidas previstas na Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. Estarão presentes representantes de entidades que militam contra o cigarro, tais como o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a Aliança de Controle do Tabagismo. Na outra ponta estarão Sinditabaco, Afubra e líderes políticos do Vale do Rio Pardo. Órgãos ligados ao agronegócio, comércio exterior e geração de renda também se farão presentes na Câmara.