segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Demissão de Abramovay não encerra debate sobre drogas e tráfico

do Correio do Brasil

O pedido de demissão do recém nomeado secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Pedro Abramovay, não pode encerrar o debate sobre como tratar os usuários. A Secretaria, aliás, que acabou de ser transferida do Gabinete de Segurança Institucional para o Ministério da Justiça, tem função mais de prevenção, educação e tratamento clínico dos usuários de drogas, e não de ação e repressão contra o crime organizado e o narcotráfico, que é também uma necessidade urgente do país.

A demissão de Abramovay não significa que o debate sobre como tratar os usuários e mesmo o “pequeno traficante”, conforme definiu o então secretário, referindo-se aquele que se dispõe a traficar em pequenas quantidades para manter seu vicio, esteja encerrado e resolvido, simplesmente porque não há como se desconhecer a realidade: a falência total do nosso sistema penitenciário e a ausência de uma política nacional de luta contra o regime organizado e o narcotráfico, apesar de todos os avanços do governo Lula na luta contra o narcotráfico.

Também não resolve o debate sobre o papel da pena de prisão e seu agravamento, não apenas com mais anos de prisão para determinados crimes, com a classificação cada vez de mais crimes como hediondos com todas suas conseqüências. Esse debate não é apenas acadêmico e não diz respeito apenas à situação atual do sistema penitenciário brasileiro. Ele é doutrinário e mundial, diz respeito não apenas aos operadores do direito ou as autoridades policiais, mas a toda sociedade, tem conseqüências praticas cada vez mais graves já que em grande parte do nosso sistema penitenciário é controlado pelo crime organizado.

Cameron Diaz diz ter comprado maconha de Snoop Dogg na escola

do Terra

A atriz Cameron Diaz afirmou, em entrevista ao programa Lopez Tonight na noite de quarta-feira (19), que comprou maconha de Snoop Dogg quando estava no colegial. De acordo com a atriz, ela e o rapper iam juntos à escola. "Ele era alto, magro e usava rabo de cavalo e eu tenho quase certeza que comprei maconha com ele", disse. As informações são do site Daily Mail

Diaz e Snoop Dogg, cujo nome verdadeiro é Cordozar Calvin Broadus, estudavam em Long Beach, na Califórnia. Ela comentou sobre sua época de colégio e disse que se envolvia em brigas com meninos constantemente. Cameron contou também sobre um episódio em que uma garota puxou o seu cabelo no vestiário e ela revidou batendo na menina.

Em seu próximo filme, Bad Teacher, Cameron interpretará uma professora que fuma maconha. Snoop Dogg é um conhecido defensor do uso e legalização da droga.

Uso de droga admitido por 15% da população do Grande Recife

do JC Online

Pesquisa do Instituto Maurício de Nassau revela que 15% da população da Região Metropolitana do Recife já usou algum tipo de droga. Ou seja, cerca de 550 mil dos 3,6 milhões de habitantes do Grande Recife consumiram substâncias entorpecentes ilícitas. Cinco por cento da população, o equivalente a 184 mil pessoas, admite ser usuária frequente de entorpecentes. Apesar disso, 94% dos entrevistados são contra a descriminalização das drogas.

A pesquisa entrevistou 815 pessoas, nos dias 6 e 7 de janeiro, nos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife. A margem de erro para o levantamento é de 3,5 pontos percentuais e o nível estimado de confiança no resultado é de 95%.