quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Relatório aponta irregularidades em abrigos para menores usuários de drogas recolhidos no Rio

Fonte: UOL

Alana Gandra
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

Um relatório do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), feito por indicação do Ministério Público, aponta irregularidades nos abrigos para menores viciados em drogas, recolhidos das ruas da capital fluminense.

Três abrigos em Pedra de Guaratiba, na zona oeste da cidade, que são geridos por organizações não governamentais (ONGs), passaram por uma inspeção conjunta do Coren-RJ e do Conselho Regional de Psicologia. De acordo com o presidente do Coren-RJ, Pedro de Jesus, foi constatado que a situação dos menores é de “confinamento”. As ONGs que administram os abrigos recebem recursos dos governos municipal e estadual.

Bombeiros acham maconha ao apagar incêndio na Argentina

Fonte: Correio da Bahia

Caso ocorreu no bairro de Saavedra, em Buenos Aires Fogo foi provocado por falha na iluminação da estufa da maconha

Uma equipe de bombeiros que foi apagar um incêndio na madrugada desta quarta-feira em um depósito no bairro de Saavedra, em Buenos Aires (Argentina), se surpreendeu ao encontrar uma pequena plantação de maconha, segundo o jornal "Clarín".

De acordo com a polícia, o incêndio foi provocado por uma falha no precário sistema de iluminação que tinha sido instalado para manter a temperatura do local onde estavam os pés de maconha. O fogo foi controlado por volta das 4h. As informações são do G1.

A iminente liberação do uso da maconha no ordenamento jurídico brasileiro

Fonte: Jusvi

por José Ricardo Chagas

Introdução

O Brasil, seguindo tendência mundial, está prestes a ter liberado o uso, o porte e o plantio de maconha para uso próprio. A maioria dos países sul americanos já aderiu a essa nova liberalidade e o Brasil ao que parece está na iminência de se tornar o mais novo membro dessa corrente.

A descriminalização no mundo

Na Argentina, a Suprema Corte declarou inconstitucional a penalização de adultos que estejam portando pouca quantidade de maconha para uso pessoal. Por unanimidade, os julgadores entenderam ser uma questão de privacidade, deixando de coexistir qualquer possibilidade para uma punição. O fundamento se baseia na "proteção da intimidade, autonomia pessoal e a necessidade de não criminalizar quem é um doente e já é vítima do consumo da droga". No entanto, a corte não decidiu pela "descriminalização" geral do consumo de maconha e outras drogas, mas sim pela guerra contra os traficantes, seus verdadeiros inimigos. 1

Operação recolhe 16 usuários de drogas em favela do subúrbio do Rio

Fonte: G1

Segundo a PM, todos são maiores de idade. Grupo foi encontrado no Parque União, em Bonsucesso.

Terminou com 16 usuários de drogas recolhidos a operação realizada na manhã desta quarta-feira (17) na favela Parque União, em Bonsucesso, no subúrbio do Rio. Segundo a Polícia Militar, todos são maiores de idade e estavam consumindo entorpecentes nas proximidades da Avenida Brigadeiro Trompowski.

Ainda de acordo com a PM, dos 16 usuários, apenas dois foram encaminhados para a delegacia, onde será verificado se eles já têm algum registro policial. Os outros recolhidos foram levados para abrigos da prefeitura.

Mais cedo, o comandante do 22º BPM (Maré) tenente-coronel Gláucio Moreira, chegou a dizer que os agentes fariam ações semelhantes nas favelas Arará e Mandela, também no subúrbio. Mas a polícia preferiu se concentrar apenas no Parque União.

Moreira informou que a ação desta quarta-feira (17) foi motivada pelo aumento de usuários de drogas na região. Agentes da Secretaria municipal de Assistência Social e da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente também participaram da operação.

Vício: natureza ou hábito?'

Fonte: Folha de São Paulo

RICHARD A. FRIEDMAN, M.D.

Por que alguns sobrevivem ao uso abusivo de drogas e álcool, enquanto outros sucumbem ao vício? Cientistas começaram a encontrar a resposta.

Segundo a Pesquisa Nacional sobre o Uso de Drogas e Saúde de 2008, 46% dos americanos experimentaram uma droga ilícita. Mas só 8% a utilizaram no último mês. Em comparação, 51% usaram álcool no último mês.

A maioria dos que experimentam drogas não se vicia, portanto. Então, quem corre o risco?

Frente evangélica na Assembleia de SP lutará contra maconha e dia gay’

Fonte: G1

Grupo criado nesta terça-feira (16) é formado por 23 parlamentares. Regimento aprovado defende temas que devem ser foco de ação.

Deputados estaduais paulistas criaram nesta terça-feira (16) a Frente Parlamentar Evangélica da Assembleia Legislativa de São Paulo, que terá 23 integrantes, quase 25% do total de 94 deputados estaduais. O grupo se organiza para trabalhar em temas polêmicos, como maconha, aborto e homossexualidade.

"Nós tivemos recentemente a aprovação de apoio à liberação da maconha e do dia de combate à homofobia. São campanhas que em vez de desenvolver que cada um tenha sua liberdade quer pregar que algo que nós consideramos errado seja considerado normal. Tem alguns projetos que nós somos contra", afirmou o coordenador da frente, Carlos Cézar (PSC), pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular.