domingo, 28 de março de 2010

Brasil prepara novo plano para tratamento de dependente de drogas

Do Correio Braziliense

O governo brasileiro deve finalizar em alguns meses um plano de ações voltadas para um tratamento mais específico de dependentes de drogas, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), disse o representante do Unodc para o Brasil e o Cone Sul, Bo Mathiasen.

Ele comentou, em entrevista à Agência Brasil, detalhes de uma reunião com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, realizada na última quarta-feira (24). Segundo Mathiasen, o Unodc e a OMS propuseram ao Brasil uma parceria na difusão de um programa global de atendimento e acompanhamento de dependentes de álcool e outras drogas.

Mais de cinco mil pés de maconha são queimados em reserva no Acre

Do G1

Delegado Uma plantação com mais de cinco mil pés de maconha foi destruída por policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) em um seringal na região da Reserva Chico Mendes, no município de Xapuri (AC), na fronteira do Brasil com o a Bolívia. As mudas foram arrancadas e queimadas pelos agentes.

Outros dez mil pés de maconha, que já tinham sido colhidos pelos traficantes, também foram localizados no mesmo seringal. No total, 150 quilos da droga estavam dentro de sacos escondidos em uma casa de madeira, que servia como depósito. A polícia também encontrou 46 quilos de sementes.

'Junk food' pode viciar tanto quanto tabaco e drogas, diz estudo

Do G1

Londres, 28 mar (EFE).- A 'junk food', comida de alto conteúdo calórico, pode viciar tanto quanto o tabaco e as drogas, segundo um estudo com ratos de laboratório publicado na última edição da revista científica "Nature".

Embora a descoberta não possa ser ligada diretamente também à obesidade em humanos, demonstra que um excesso de consumo desse tipo de comida pode provocar respostas viciosas no cérebro.

Os ratos estudados, ao serem alimentados com 'junk food', acabaram se tornando comedores compulsivos de comida altamente calórica.

O estudo lembra que os dependentes têm debilitada a capacidade de ativação dos circuitos cerebrais responsáveis pela lembrança de experiências positivas, já que deixam de desempenhar essas atividades pela gratificação que recebem dela, e o fazem através da adição.

Alunos combatem álcool e violência!

Do DN Portugal

Estudantes de Carrazeda de Ansiães criaram uma miniempresa para alertar para o problema do alcoolismo.

Inseridos num concelho em que 70% dos seus sete mil habitantes têm problemas de alcoolismo, muitos dos cerca de 700 alunos do agrupamento de escolas de Carrazeda de Ansiães já têm hábitos exagerados de consumo de vinho. Números que assustam a direcção da escola EB 2.3/S de Carrazeda de Ansiães, que tem vindo a combater nos últimos anos aquele que é um dos maiores problemas deste concelho do distrito de Bragança. A última iniciativa partiu de 18 estudantes do 12.º ano, que criaram uma miniempresa para alertar para os efeitos do álcool e com a qual vão participar num projecto promovido pela EDP.