quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Prisão de universitários reabre a polêmica sobre a maconha

do JCNET

Sete mudas de maconha cultivadas em vaso e duas plantadas no quintal. A localização do pequeno “jardim”, ocorrida no mês passado, foi o estopim que reacendeu uma discussão já antiga e que tem chances de se desdobrar por mais alguns anos a fio: afinal, a maconha deve ser legalizada?

Em torno dessa questão, outras surgem: quais os parâmetros que definem o que é ou não um criminoso? Plantar em casa, mesmo para o próprio consumo, também é tráfico?

Ideologia, hipocrisia, lei, abusos e, principalmente, interpretações diferentes, o fato é que o consumo da substância é mais comum do que se imagina e pode ocorrer tanto nas favelas, prisões, moradas estudantis quanto em meio aos engravatados que trabalham em escritório de bairro chique.

Em meio ao rigor e a tabus, há casos que geram mais polêmica em razão dos debates envolvendo a distância entre tráfico e consumo. Um destes episódios emblemáticos foi a prisão dos universitários, em Bauru.

México apreende 105 toneladas de maconha em Tijuana

da Globo.com

Maconha embalada com selo de Homer Simpson no México - AP TIJUANA, México - Forças de segurança apreenderam na segunda-feira 105 toneladas de maconha na cidade mexicana de Tijuana. Avaliada em US$ 340 milhões, a droga seria enviada para os Estados Unidos. Segundo o Exército, a apreensão de maconha foi a maior já feita na história do México. A droga estava embalada com selos - entre eles imagens do personagem Homer Simpson - usados para diferenciar uma série de distribuidores nos EUA.

Soldados e policiais confiscaram a droga durante operações antes do amanhecer em vários bairros de Tijuana. Eles invadiram diversas casas e, depois de um tiroteio, prenderam 11 pessoas, informou o general do Exército Alfonso Duarte Mujica em entrevista coletiva.

- A apreensão destas drogas é sem precedentes no país - afirmou o general.

Parte do carregamento apreendido em Tijuana - AFP A maconha foi encontrada envolvida em 10 mil pacotes. Eles foram apresentados a jornalistas por soldados mascarados.

A operação em Tijuana aconteceu pouco mais de uma semana depois do presidente Felipe Calderón ter visitado a cidade fronteiriça. O presidente elogiou a administração local em sua guerra contra as drogas.

O México é um dos maiores produtores de maconha do mundo. O país exporta cerca de 7 mil toneladas da droga por ano. Junto com a comercialização da heroína, a exportação de maconha rende US$ 10 bilhões anuais para os cartéis mexicanos.

Planet Hemp se reúne para aniversário da MTV

do Estadão

SÃO PAULO - A festa de 20 anos da MTV, na quarta-feira, 20, vai marcar a reunião do Planet Hemp para uma única apresentação. Fechado para convidados, o evento será transmitido pela emissora, ao vivo do Rio de Janeiro, à partir das 22h30.

Em seu perfil no Twitter, Marcelo D2 postou nesta segunda-feira, 18: "Eu tenho muito respeito pelos meus companheiros do Planet. Todos, equipe, banda (...) Infelizmente nem todos vão". Depois, o cantor revelou a formação para o reencontro: "MD2, Black Alien, B Negao, Rafael, Formigão, Pedrinho e Zé Gonzales. Por enquanto... se aparecer mais alguém eu falo".

O Planet Hemp nasceu em 1993 e os integrantes do grupo permaneceram juntos até 2001. No microblog, Marcelo D2 afirmou, ainda, que o show pelos 20 anos da MTV não marca o início de um mini-turnê. Além de ir ao ar ao vivo, a apresentação deverá ser retransmitida na programação da emissora. Para a festa, a MTV também convidou Pitty, Jorge Benjor, Caetano Veloso, NX Zero e Jota Quest.