quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Maconha e dependência: relação polêmica

por Fernanda Ribeiro

Levantamento sobre consumo de Cannabis no Brasil aponta que 1,3 milhões são dependentes; cientistas que estudam a erva questionam a pesquisa, que não considerou quantidade e frequência de uso

No Brasil, 1,5 milhão consomem maconha todos os dias. Os dados são do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad). Mais de 4 mil adultos e adolescentes de 149 cidades responderam, de forma sigilosa, a um questionário que avaliou o padrão de uso de substâncias lícitas e ilícitas, entre elas a Cannabis. A proporção de brasileiros que já experimentou e consumiu a droga no último ano (7% e 3% da população, respectivamente) é pequena em relação a outros países, como Canadá (44% e 14%), Estados Unidos (41% e 10%) e Nova Zelândia (42% e 13%), mas um aspecto em específico chama atenção no relatório do Lenad: há 1,3 milhões com sintomas de dependência. A relação com a droga foi avaliada por meio da Escala de Severidade da Dependência (SDS, na sigla em inglês), um conjunto de 5 perguntas: ansiedade por não ter a substância, sensação de perda de controle sobre o uso, preocupação com o próprio uso, ter tentado parar e achar difícil ficar sem a droga.

Drogas e Irã pautam diplomacia de Romney para América Latina

Fonte: Terra

Em outras narrativas, a América Latina aparece como um continente de economias emergentes, pacífico e em processo de consolidação democrática. Mas na plataforma do agora oficial candidato do Partido Republicano à Casa Branca, Mitt Romney, a América Latina é primordialmente uma fonte de "regimes autoritários" antiamericanos e imigrantes ilegais, bem como campo fértil para grupos "terroristas" e gangues de tráfico de drogas.

Estas são palavras-chave que dão cores ao texto cujo resumo está postado no próprio site da campanha de Mitt Romney. Uma versão mais aprofundada do plano de governo que está sendo discutido na convenção do partido na Flórida foi erroneamente divulgada pelo partido - e em seguida tirada do ar.

Homem cultivava pés de maconha em casa de Guarujá

Fonte: A Tribuna

Eles cresciam frondosos. Com todo o carinho, o seu dono os regava diariamente, cuidando de monitorar a ventilação e a luz natural que considerava ideais. Mas na manhã de ontem, tais cuidados deixaram de ser dedicados. Policiais da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) acharam os quatro pés de maconha e prenderam quem os cultivava.

Morador na Rua Xingu, 9, no Perequê, em Guarujá, o laminador Jorge Henrique Vitorino Dias, de 32 anos, não possuía em sua casa apenas a plantação ilícita. Lá também guardava seis tabletes de maconha totalizando 59,6 gramas, uma balança digital, materiais para embalar drogas e anotações supostamente relacionadas à venda de entorpecentes.