quarta-feira, 9 de junho de 2010

1500 a 3500 toneladas de 'haxe' afegão por ano

do DN

A produção de 1500 a 3500 toneladas de haxixe por ano torna o Afeganistão no maior produtor desta droga a nível mundial. Todos os anos são usados entre 10 mil e 24 mil hectares de terra deste país para a cultura de cannabis, a planta que dá origem ao haxixe. De acordo com um estudo elaborado pelo Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC), a cannabis é cultivada em grande escala em metade das 34 províncias do Afeganistão.

Segundo o UNODC, cada hectare de terra destinado à cultura da cannabis produz 146 quilos de haxixe, muito mais que os 40 quilos por hectare conseguidos em Marrocos, outro dos principais produtores mundiais desta droga.

Ao boletim do Centro Regional de Informação das Nações Unidas, o director executivo da UNODC, António Maria Costa, disse que a cannabis não só gera maiores lucros que o ópio (substância cuja produção é também liderada pelo Afeganistão), como é mais fácil de colher e de transportar. Segundo este responsável, é três vezes mais barato cultivar um hectare de cannabis do que a mesma superfície de papoilas de ópio.

Contudo, o mesmo estudo diz que os agricultores preferem apanhar a papoila do ópio à cannabis, uma vez que esta tem de ser cultivada no Verão. Segundo António Maria Costa, a maioria do haxixe tem rotas comerciais muito semelhantes às do ópio e destina-se aos mercados internacionais, já que o consumo nacional é muito baixo.

O haxixe vai do Afeganistão à Europa, através da Turquia, por três vias: através de organizações mafiosas do Cáucaso, via Rússia; através de organizações mafiosas balcânicas com ligações à Mafia italiana (entra pelo Mediterrâneo); e através de organizações criminosas turcas que viajam pelos Balcãs. Em voga está a passagem pela Holanda.

Prevenção de drogas na adolescência deve focar drogas lícitas, diz estudo

do Diário da Saúde

Bebida e fumo

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgaram, nesta segunda-feira (7/6), um levantamento inédito sobre o consumo de drogas entre estudantes de escolas privadas paulistanas.

O estudo contou com a participação de 5.226 alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio, em 37 escolas.

Dentre todas as drogas, o álcool se mostrou, de longe, a mais usada: 40% dos estudantes haviam bebido no mês anterior à pesquisa, enquanto 10% haviam consumido tabaco, a segunda droga mais prevalente.

O álcool é também a droga que começa a ser consumida mais cedo, com média de idade de 12,5 anos. O primeiro consumo de álcool ocorreu em casa para a maior parte dos entrevistados: 46%.

Álcool entre estudantes

Segundo a coordenadora do estudo, Ana Regina Noto, pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) da Unifesp, um dos dados que mais chamou a atenção no levantamento é que, no ensino médio, 33% dos alunos consumiram álcool no padrão conhecido como binge drinking - ou "beber pesado episódico" - no mês anterior à pesquisa.

Operação destrói mais de 167 mil pés de maconha na Bahia

do Bem Paraná

Policiais federais da Bahia, Sergipe e do Distrito Federal, com o apoio de policiais militares e civis da Bahia, destruíram 167.030 pés de maconha em oito dias, durante a Operação Liamba III. De acordo com a PF, as ações na caatinga ocorreram entre 28 de maio e 5 de junho, nas cidades baiana de Juazeiro, Petrolina, Curaçá, Abaré e Chorrochó, e contou com a participação de 65 policiais, dois helicópteros, um caminhão tanque, um ônibus de comando e mais de 20 veículos.

O total de maconha erradicado corresponde a cerca de 50,6 toneladas. Também foram destruídas 19.000 mudas do vegetal proscrito e incinerados no local 5 quilos de maconha prontos para consumo.

A Operação Liamba III é o desdobramento do ciclo das grandes operações de combate a entorpecentes no Vale do São Francisco, iniciado em 2006 com a Operação Terra Prometida e continuado pelas operações Prometeu, Labareda, Clareira e Catingueira.

De lá para cá mais de 2 milhões de pés da droga foram destruídos, o que equivale a 600 toneladas de maconha que deixaram de ser comercializadas nos estados da Bahia e de Pernambuco, ainda segundo a PF.

Ex-vereador é autuado por tráfico de drogas

do Diário do Nordeste

Policiais militares do Município de Jaguaruana (distante 175 Km de Fortaleza) prenderam na manhã de ontem, naquela cidade, o ex-vereador Cícero Costa de Abreu, 52, o ´Cícero da Lagoa Vermelha´, sob acusação de tráfico de drogas. Com ele, os PMs encontraram 291 gramas de crack, balança de precisão, dinheiro e embalagens para acondicionar a droga.

De acordo com os militares, a prisão ocorreu na localidade de Passagem da Moita. Contudo, inicialmente, eles faziam deslocamento para atender a uma ocorrência na localidade de Lagoa Vermelha. No caminho, os policiais se depararam com Cícero e resolveram abordá-lo. Com ele, foi encontrado o crack em tabletes. Ao realizarem uma busca na residência do acusado, localizaram o restante do material e o dinheiro.

Distribuição

O ex-vereador é apontado pela Polícia como um dos maiores traficantes de drogas do município. Segundo as investigações, ele é responsável pelo repasse da drogas para pequenos pontos-de-venda, e sua atuação não ocorre apenas em Jaguaruana, mas também em outros municípios do Vale do Jaguaribe.

Serra critica programa federal para combater crack

do Globo.com

SÃO PAULO. O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, criticou hoje o programa de combate ao crack lançado pelo governo federal no mês passado. O tucano disse que não há espaço para "improvisar" sobre o assunto.

- É um problema (o crack) que, no começo, era São Paulo e agora está no Brasil inteiro. Eu não sabia do dado que o consumo tenha crescido no

Brasil na contracorrente da América Latina. Isso mostra a urgência e também o perigo de se improvisar nessa matéria. Quer dizer, faz pesquisa, vê que é um problema sério e vem com qualquer tipo de proposta ou ações tardias -afirmou o presidenciável.

Serra se reuniu com psiquiatras, representantes de organizações sociais e familiares de dependentes químicos, em São Paulo. No encontro, o tucano atacou a decisão do governo de somente financiar internações para dependentes químicos em hospitais.

Legalização da Maconha

do Blog do ForFun

Mesmo não tendo muita vocação para as letras,vou tentar organizar aqui as idéias sobre esse assunto tão polêmico,como exercício de relaxamento e musculação cerebral.

A maconha é provavelmente a droga,ou dádiva(como eu prefiro chamar),mais mitificada no mundo.O esforços para criminalizá-la foram e são tão intensos que dificilmente há um debate imparcial e esclarecedor sobre o tema.

Vamos organizar então…

Argumentos mais comuns de quem defende a criminalização:

1)”O usuário é quem financia o tráfico”.
Mentira.Quem financia o tráfico é quem financia a proibição.Mas quem financia a proibição?

a)Indústria armamentista;
Onde há guerra contra alguma droga ,há armas,e o Rio de Janeiro é um mercado extremamente lucrativo,por exemplo.

Mitos: café não desperta e maconha não interfere na direção

da GazetaWeb

É de voz corrente que beber muito café faz a pessoa ficar pilhada e agitada, e que dificilmente quem o toma à noite consegue dormir. Também tanto quem consome, como quem é contra a maconha diz que a droga deixa os reflexos lerdos e prejudica a atenção. Agora dois estudos científicos, um vindo da Inglaterra e outro dos Estados Unidos põem à prova essas máximas.

No país da rainha, cientistas testaram o quanto o café poderia mexer com o estado de espírito de quem bebe. Para isso, pegou 379 adultos entre não bebedores e consumidores vorazes das beberagens com cafeína e pediu-lhes que ficassem 16 horas em abstinência. Depois disso, ministrou para algumas pílulas de cafeína e para outros placebos.

O que foi constatado é que aqueles que estão acostumados a ingerir fartas quantidades de cafeína não ficam mais agitados ou despertos, somente revertem os efeitos de fadiga que a retirada súbita da substância causou, ou seja, a cafeína só faz com que o cara volte ao estado "normal". Os pesquisadores também registraram que aqueles que tem predisposição genética para ansiedade não evitam o café. Pelo contrário, são os que mais ingerem a bebida.

Já na terra de Obama, medicos do Hartford Hospital, em Connecticut, e da Universidade do Iowa Carver College of Medicine constataram que a maconha não interfere na capacidade de uma pessoa em dirigir um carro.

Oitenta e cinco pessoas passaram por um simulador de direção que apresentava diversas situações de perigo, como carros cruzando a rua quando não deveriam, veículos de emergência na pista, sinais que fechavam bruscamente etc. Depois disso, uma parte dos testados fumavam um cigarro de maconha com nível de 2,9% de THC (a substância psicoactiva encontrada na Cannabis), enquanto outros um baseado com THC zero (ou seja, o famoso placebo). Ao fazer o teste de direção de novo, verificou-se que o desempenho dos que fumaram o cigarro de maconha que dava barato foi o mesmo da turma do placebo.

O que foi visto de diferente é que a pessoa do THC de 2,9% diminui a velocidade do carro simulado como uma forma de compensar uma possível perda de atenção. Só que não adianta começar a comemorar enrolando um.

Um estudo de 2008 havia mostrado que consumidores de maconha tem um risco para acidentes, mas menor do que aqueles que tomam grandes quantidades de álcool. Ao juntar os dois demônios (bebida e maconha), a possibilidade de se envolver em um acidente será muito maior que o uso de cada um separadamente. E como não adianta tomar acfé para ficar acordado, então o ideal é não dirigir mesmo.

Novas regras para doação de sangue devem vetar usuário de maconha e pessoas com piercings na boca

do R7

O Ministério da Saúde apresentou nesta quarta-feira (2) uma proposta que pretende mudar as regras da doação de sangue no Brasil. Se forem aprovadas, as novas normas devem limitar usuários de maconha de doarem sangue e impedir definitivamente as pessoas com piercing na boca.

Com relação aos usuários de drogas, a atual legislação diz que apenas aqueles que consomem a cocaína pelo nariz estão impedidos de doar sangue, por um período de 12 meses, contados a partir da última utilização.

O governo propôs, no entanto, estender essa proibição de 12 meses para pessoas que usam crack e para quem usa anabolizantes injetáveis sem prescrição médica.

Já os usuários de maconha seriam impedidos de doar sangue, pela nova proposta, nas 12 horas seguintes ao consumo da droga. Atualmente não há nenhuma restrição para a doação de sangue por esse grupo.

Essas novas regras, no entanto, ainda não estão valendo. O ministério colocou a proposta em consulta pública por 60 dias. Nesse período, o governo vai receber sugestões e alterações da comunidade científica e outras organizações. Mas a última palavra sobre o assunto ficará mesmo com a administração federal, que deve decidir as novas regras em setembro de 2010.

Apreensão de maconha cresce 160% no Paraná

da Gazeta do Povo

Honda Civic envolvido em acidente na quinta-feira, no Norte do estado, estava carregado com 525 kg de maconha: motorista fugiuA quantidade de maconha apreen­­dida nas rodovias federais do Paraná cresceu 160% nos cinco primeiros meses deste ano. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), do começo de 2010 até a última quinta-feira foram apreendidas 13 toneladas da droga, contra 5 toneladas nos primeiros cinco meses de 2009. Uma das causas do aumento é o uso de sementes transgênicas, modificadas em laboratórios paraguaios.

De acordo com o chefe de fiscalização da Delegacia da PRF em Cascavel, Eliel Waiss, a maconha modificada é mais resistente e a safra dura mais tempo, o que aumenta a quantidade da droga. “A maconha transgênica tem várias plantações por ano”, afirma. Waiss lembra que os meses de maio e junho marcam a época de colheita da planta Cannabis sativa.