quinta-feira, 28 de julho de 2011

Editorial: Usuários e traficantes

Fonte: Folha de São Paulo

Decisões judiciais contrariam propósito de lei de 2006 ao encarcerar portadores que deveriam receber advertência e outras penas alternativas

Em 2006 entrou em vigor a lei nº 11.343, que pretendia diferenciar o traficante do usuário de drogas. Para o primeiro, estipulava pena de prisão de 5 a 15 anos; para o último, só uma advertência ou outras medidas alternativas.

O caminho parecia interessante e promissor: uma política dura para os que enriquecem com a dependência alheia e uma abertura para tratar usuários como parte vulnerável de um problema de saúde pública, e não de polícia.

A expectativa era que menos detidos terminassem enquadrados como traficantes. Desde a entrada em vigor da lei, contudo, houve aumento de 118% no número de presos por tráfico de drogas.

Vera Fischer está internada em clínica de reabilitação na Barra da Tijuca

Fonte: JB

A atriz Vera Fischer foi internada na última terça-feira numa clínica de reabilitação para dependentes químicos na Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio).

Segundo informações de sua assessora e amiga, Liège Monteiro, Vera teve total apoio de parentes e amigos para se internar. A decisão, inclusive, partiu da própria atriz.

Ainda segundo Liège, Vera está se recuperando de uma cirurgia na vesícula. A última aparição de Vera na TV foi numa participação em “Insensato coração”. Atualmente, a atriz está no ar na reprise de “O clone”.

Polícia apreende maconha cultivada dentro de casa

Fonte: Diário do Pará

Seis pés de maconha ainda em fase de crescimento e todo o aparato técnico necessário para o cultivo da planta em larga escala foram apreendidos por policiais civis por volta das 13h de ontem (27).

O plantio foi encontrado dentro de uma residência na Alameda Guajará, com a rua municipalidade, no bairro do Reduto. O cultivo da erva estava sendo feito no térreo alugado de um imóvel, com três andares.

DESCOBERTA
A plantação foi descoberta, segundo o investigador Melo Fera, chefe de operações da Seccional Urbana do Comércio, através do próprio dono do imóvel que havia sido agredido pelo inquilino, na última segunda-feira, quando foi fazer uma cobrança do aluguel atrasado.

Jovem compra drogas para dividir com amigos e é preso por tráfico

Fonte: A Tribuna

Um jovem de 20 anos foi preso por tráfico de drogas nesta madrugada em Içara. P.I.O. contou aos policiais, que tinha adquirido duas pedras médias de crack e um pequeno torrão de maconha, por R$ 90 no Bairro Renascer em Criciúma. Dois rapazes que estavam com o acusado disseram que iriam comprar e usar os entorpecentes com ele.

P. isentou os colegas do flagrante revelando que eles não teriam nada haver com o fato. Após denúncia de consumo e comércio de drogas, a Polícia Militar se deslocou até a Rua Jair Zanette, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, e deteve o trio.

Além dos entorpecentes, R$ 17 também foram apreendidos. P. foi autuado em flagrante, e será conduzido ao Presídio Santa Augusta. Este é o quarto flagrante de tráfico na região em poucas horas.

PM apreende pés de maconha em casa de Juiz de Fora

Fonte: G1

Além das mudas, a polícia encontrou um estojo com sementes da planta. Um homem foi detido, prestou depoimento e foi liberado.

A Polícia Militar de Juiz de Fora, na Zona da  Mata,  apreendeu, nesta quarta-feira (27), uma plantação de maconha numa casa no bairro Costa Carvalho.

No local foram apreendidos três vasos com maconha já plantada, outros três em que ela estava semeada e ainda um estojo só com sementes. De acordo com a PM, um homem foi detido, prestou depoimento e foi liberado.

Plantação de maconha é achada em casa de prefeita de 84 anos

Fonte: Folha de São Paulo

Uma plantação de maconha foi encontrada na casa de Mary Lee Cook, 84, prefeita de Oak Holl, na Flórida, EUA.

Segundo ela, alguém está tentando arruinar a sua reputação colocando as plantas em seu terreno.

O delegado disse que Mary não será acusada. Ele disse que o incidente está sob investigação, mas que a polícia acredita que ela não tenha relação com a erva encontrada.

Mary contou que os agentes da polícia antidrogas vieram até sua casa duas semanas atrás para checar uma denúncia que ela estaria plantando maconha.

As plantas foram encontradas próximas a uma cerca da sua casa.

A prefeita teve que se defender publicamente na segunda-feira passada e afirmou que não pretende renunciar ao seu cargo.