segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Guatemala decreta estado de sítio devido ao tráfico de drogas

do Terra

O presidente da Guatemala, Álvaro Colom, decretou neste domingo estado de sítio no Departamento de Alta Verapaz, para recuperar o controle de várias cidades dessa região afetadas por grupos de narcotraficantes vinculados ao cartel mexicano Los Zetas.

O secretário de Comunicação da Presidência guatemalteca, Ronaldo Robles, disse à agência Efe que a medida entrou em vigência a partir da 0h deste domingo e ficará vigente durante 30 dias "ou pelo tempo que for necessário para recuperar a governabilidade nesse departamento".

Robles precisou que a decisão foi tomada por Colom e seu Conselho de Ministros como resultado das pesquisas que o Estado realizou "durante vários meses" nessa região.

Segundo essas pesquisas, células dos Los Zetas, em sua maioria integradas por traficantes mexicanos e ex-militares guatemaltecos, "tomaram o controle" do departamento de Alta Verapaz há mais de um ano e criam pânico na população.

"As cidades de Cobán e Carcha, principalmente, são usadas pelos Los Zetas para traficar drogas e dirigir operações em todo o país", disse à agência Efe uma fonte do Poder Executivo.

Os comissários da Polícia Nacional Civil (PNC) desse departamento, precisou a fonte, "encontram-se totalmente infiltrados pelos Los Zetas, a tal ponto que lhes permitem cometer qualquer tipo de crime com absoluta impunidade".

Desde as primeiras horas deste domingo foram enviados a pontos estratégicos desse departamento contingentes de militares e agentes da PNC, que se desdobrarão por todas as cidades e comunidades de Alta Verapaz até recuperar o controle territorial.

O estado de sítio, o qual está contemplado na Lei de Ordem Pública, permite ao Estado suspender as garantias constitucionais na área geográfica onde seja declarado.

Por meio de um comunicado oficial, o governo informou os habitantes de Alta Verapaz, que "qualquer suspeito de conspirar contra o Estado" pode ser detido sem ordem judicial prévia.

Além disso, assinalou que as Forças de Segurança poderão "repelir e reprimir qualquer ação individual e coletiva" de grupos que se oponham à recuperação do controle do Estado nesse lugar.

O grupo de traficantes Los Zetas, antigo braço armado do cartel mexicano do Golfo, opera na Guatemala há mais de dois anos e, segundo fontes oficiais, se transformou em um dos mais sanguinários grupos criminosos do país.

Carta diz que quadrilha de Beira-Mar enviava droga para a Europa

do Midiacom

Bilhete revela também que traficante pretendia abrir empresas no Rio
A polícia do Rio de Janeiro investiga o conteúdo de uma carta que teria sido enviada pelo traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, a aliados cariocas.

No bilhete, segundo policiais, o bandido revela que enviava cocaína para a Europa e que tinha planos de abrir pelo menos três empresas no Rio de Janeiro. Atualmente, o criminoso está preso na penitenciária federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Maconha é plantada em terras da União na região Nordeste

do portal Terra

Terras da União são usadas por traficantes para o plantio de maconha no Nordeste brasileiro para evitar o risco de prejuízos com a desapropriação, segundo a Polícia Federal. De acordo com a legislação brasileira, caso o proprietário de uma área seja responsabilizado pelo cultivo da droga, a terra é desapropriada. Por isso, criminosos tem usado terras desocupadas do governo para cultivar a droga. A incidência desse tipo de crime é maior nos Estados de Pernambuco e Bahia.