quinta-feira, 9 de junho de 2011

Polícia encontra 25 mil pés de maconha na Paraíba

Fonte: G1

Uma operação com 21 policiais civis e militares da Paraíba apreendeu nesta quarta-feira (8) 25 mil pés de maconha na zona rural da cidade de Ouro Velho, na Paraíba.

De acordo com a Polícia Civil, na fazenda, localizada em um local de difícil acesso, havia seis plantios de maconha, em uma área de aproximadamente dois hectares.

A polícia informou que, no local, havia barracas e parte da maconha para secagem. A droga foi apreendida e será incinerada, junto da plantação, quando houver autorização judicial.

Estudo da PF diz que óxi não é "nova droga", mas derivação da cocaína

Fonte: UOL

O rótulo de "nova droga" concedido ao óxi Brasil afora não procede: a substância nada mais é que uma derivação da cocaína, apresentada nas formas de pasta base e base refinada. A constatação está em um estudo divulgado esta semana pela Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, cujo Serviço de Laboratório do Instituto Nacional de Criminalística informou que o entorpecente será tratado, de forma padronizada em todo o Brasil, como "diferente forma de apresentação da cocaína".

O estudo sobre o perfil químico da droga comparou amostras de óxi vindas do Acre, com apoio do programa de Perfil Químico das Drogas (Projeto PeQui) da PF. Foram analisados 20 microtubos da droga, apreendidas pela Polícia Civil entre os meses de janeiro e maio deste ano, e 45 envelopes com amostras de cocaína, resultado de apreensão da PF no Acre entre abril e maio passados. São desse Estado, frisa a PF, os primeiros relatos da existência de óxi, no ano de 2005.