domingo, 1 de julho de 2012

Cocaína vendida no Brasil é 'batizada' até com vermífugo

Fonte: Folha de São Paulo

A Polícia Federal desvendou o "DNA" das drogas que entram no Brasil. Após sete anos entre microscópios e reagentes químicos, peritos identificaram a origem da cocaína e do crack, o grau de pureza das drogas e o que os traficantes misturam a elas.

Quando um usuário consome cocaína pode estar ingerindo, por exemplo, antitérmicos, cafeína, anestésicos e até vermífugos.

Tudo isso misturado à droga aumenta ainda mais os riscos à saúde dos usuários.

Batizado de Pequi (Perfil Químico), o projeto que identificou como as drogas são "batizadas" começou a ser desenhado em 2005, mas foi a partir de 2009 que os policiais padronizaram o envio de amostras para Brasília sempre que as apreensões ultrapassavam cinco quilos.

Marcha da maconha reúne 100 pessoas em Bauru

Fonte: JCnet

Cerca de 100 pessoas se reuniram na tarde deste sábado (30), na Praça Rui Barbosa, de onde se locomoveram até o Parque Vitória Régia, na ‘Marcha da Maconha’. O objetivo era ampliar as discussões em torno da descriminalização e legalização do consumo da erva. O comparecimento foi abaixo do esperado, já que 800 pessoas tinham confirmado presença pelo facebook.

A organizadora Lana Gomes, universitária de 21 anos, diz que a maconha não pode ser comparada com outras drogas, como a cocaína ou o crack. “Ela é bem menos inofensiva até mesmo que o álcool. É preciso separar”, explicou.

A Polícia Militar (PM) acompanhou a marcha a pedido da organização. Durante a manifestação, não houve ocorrências que prejudicassem o ato. A organização diz que orientou os participantes a não acenderem cigarros de maconha, o que ainda é proibido.

“Nós viemos auxiliar para garantir a segurança e o controle do trânsito. No entanto, caso alguém seja flagrando fumando maconha, a lei será seguida”, havia avisado o subtenente José Roberto Gonçalves, que comandou a operação.