quarta-feira, 25 de maio de 2011

Repressão à Marcha da Maconha é nostalgia da ditadura

Fonte: Terra

Marcelo Semer
De São Paulo

Homem é imobilizado pela Polícia Militar durante a Marcha da Maconha no último final de semana, em São PauloDiferentemente de outras cidades, como Rio de Janeiro e Porto Alegre, a Marcha da Maconha em São Paulo foi palco de uma violência e intolerância raramente vistas.

Ao que se depreende das notícias veiculadas pela imprensa, a repressão não se deu pelo uso coletivo de entorpecentes, mas pela insistência dos manifestantes em querer simplesmente se manifestar.

A substância tóxica mais consumida parece ter sido mesmo o gás lacrimogênio, disparado a granel pela polícia, como se vê nas imagens de TV.

Será que podemos dizer que defender a legalização da maconha seja mesmo uma apologia ao uso das drogas?

Afastados dois PMs por abuso durante a Marcha da Maconha em SP

Fonte: Folha de São Paulo

Dois policiais militares foram afastados ontem (25) sob suspeita de terem cometido abusos na confusão ocorrida durante a Marcha da Maconha, no último fim de semana, no centro de São Paulo. A polícia usou balas de borracha e bombas de efeito moral contra manifestantes.

Apesar do afastamento, a Polícia Militar não informou detalhes sobre os PMs punidos. Além da corporação, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) também investiga o possível abuso durante a marcha. Seis pessoas foram detidas na ocasião e, mais tarde, liberadas.

Imagens da TV Folha mostram a violência da polícia. Um repórter foi atingido por jatos de spray de pimenta por um PM e por uma agente da Guarda Civil Metropolitana. A agente da GCM ainda atacou o repórter --que portava crachá-- com um golpe de cassetete.