domingo, 6 de junho de 2010

As Culturas E As "Drogas"

JUCA FERREIRA - Folha de São Paulo, 3 de junho de 2010.
TENDÊNCIAS/DEBATES

Fatores de ordem cultural são determinantes na constituição de padrões reguladores do consumo de todos os tipos de "drogas"
Com o lançamento do livro "Drogas e Cultura: Novas Perspectivas", editado em parceira com a Universidade Federal da Bahia, o Ministério da Cultura espera contribuir para uma maior eficácia das políticas públicas sobre "drogas" no país.
Não poderíamos nos furtar a essa discussão, pela gravidade crescente de que se reveste e, sobretudo, porque a dimensão cultural da questão não pode estar ausente, se quisermos desenvolver uma ação responsável sobre o assunto.
O consumo de "drogas" sempre remeteu a várias esferas da vida humana. Fatores de ordem moral e cultural possuem ação determinante na constituição de padrões reguladores ou estruturantes do consumo de todos os tipos de "drogas".

Arizonans to vote on legalizing medical marijuana

do AZCentral

The deadline to file petitions to get an initiative on the Nov. 2 statewide ballot is still a month away, but on Tuesday an effort to legalize medical marijuana became the first to qualify for a spot.

The Secretary of State's Office on Tuesday determined that the Arizona Medical Marijuana Policy Project had submitted enough valid signatures to qualify. In April, the group turned in 252,000 signatures; they needed at least 145,698 valid signatures.

So far, 15 different groups have pulled papers to begin gathering signatures for various referendum and initiative efforts, including efforts to restrict property taxes, limit or eliminate photo enforcement, get voter input on Arizona's new immigration law and deny the possibility of parole to individuals convicted of felonies that are violent or sexual in nature.

Operação Álcool Zero flagra 58 motoristas dirigindo embriagados durante feriado

do Correio Braziliense

A Operação Álcool Zero, do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) autuou 58 pessoas que dirigiam embriagadas durante o feriado de Corpus Christi, entre entre esta quarta-feira (2/6) e quinta-feira (3/6), no Plano Piloto. A ação reforçada do BPTran será estendida até a meia noite de domingo (6/6).

De acordo com o BPTran, dos motoristas autuados, cinco foram presos em flagrante por apresentarem no organismo concentração de álcool superior à 0,34 mg/l – quantidade considerada crime pela Lei Seca.

Todos os autuados, além de terem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida, estão sujeitos a multa no valor de R$ 957,70, e podem ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses.

Segundo o comandante do BPTran, o tenente-coronel Seabra, as pessoas continuam desrespeitando a Lei Seca. Por conta disso, as fiscalizações vão continuar intensas nos bares, restaurantes e festas. “Vamos atuar para tentar colocar consciência na cabeça dos motoristas”, explica.

Irã enforca quatro homens condenados por tráfico de drogas

da AFP

TEERÃ — Quatro homens condenados à morte por tráfico de drogas foram executados em Yazd, centro do Irã, anunciou nesta quinta-feira a agência de notícias Fars.

Três dos homens foram condenados por posse de 230 quilos de drogas de diversos tipos. O quarto executado tinha sido declarado culpado pela posse de 295 quilos de entorpecentes, segundo a agência.

Com esses enforcamentos, sobe para 74 o número de pessoas executadas no Irã desde o início do ano, segundo um levantamento feito pela AFP a partir de informações publicadas pela imprensa local.

Oito deles eram opositores curdos, monarquistas ou sunitas acusados de estar envolvidos em "atos de terrorismo" contra o regime islâmico.

Em 2009, ao menos 270 pessoas foram executadas no Irã.

Em matéria de direito comum, assassinato, estupro, roubo a mão armada, tráfico de drogas e adultério são castigados no Irã com a pena de morte.

UFRN realiza um seminário e discute prevenção às drogas

da Tribuna do Norte

A UFRN reuniu ontem estudantes e professores no auditório da Reitoria para abordar a questão  do crack. Através do 1º Seminário de Prevenção ao Uso de Drogas e Promoção à Saúde, a Universidade realizou palestras e aproveitou para lançar o curso de especialização sobre Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas, ministrado pelo professor Erikson Felipe Furtado, da faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/SP.

Na segunda-feira, a Assembleia Legislativa já havia realizado um encontro para o lançamento da Frente Parlamentar de Combate ao Crack, que pretende incentivar os deputados estaduais a criarem medidas de prevenção e repressão ao uso de drogas. “Nossa intenção é conscientizar as pessoas sobre o problema generalizado que se tornou o uso de drogas. Agora, as periferias não são os únicos locais onde se consomem entorpecentes. A droga chegou também à classe média”, afirmou o professor João Dantas Pereira, coordenador do Seminário.

3 em cada 4 moradores de rua usam álcool ou drogas

do Último Segundo

O uso de substâncias psicoativas é uma constante nas ruas de São Paulo. Pesquisa feita Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), sob encomenda da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da prefeitura, aponta que 74% dos moradores entrevistados utilizam álcool, drogas ou ambos. Ente os jovens de 18 a 30 anos a proporção atinge 80%. O álcool é a substância mais utilizada (65%) e é mais freqüente entre os mais velhos. O consumo de drogas atinge 37% da população, mas alcança 66% dos jovens até 30 anos. A droga consumida mais freqüentemente pelos jovens é o crack, usada por mais da metade deles.

O consumo entre os moradores de rua é superior ao encontrado entre os que freqüentam os centros de acolhida em instituições como albergues.

Cigarro pode causar cegueira

do SportLife

Há pelo menos 1 bilhão de fumantes em todo o planeta, e essas pessoas têm o dobro de chances de ficarem cegas, segundo alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com especialistas, o tabagismo é a segunda maior causa de mortes no mundo, atrás apenas de problemas cardiovasculares, sendo responsável pelo óbito de um a cada dez adultos. E o cigarro pode afetar, inclusive, pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes, causando doenças graves, incluindo aquelas que podem levar à cegueira.

“O olho é uma das regiões mais atingidas pelo tabaco, tanto em fumantes ativos quanto em passivos. O risco de desenvolver catarata é duas vezes maior entre fumantes que entre não-fumantes”, alerta a oftalmologista Neuza Rios, do Hospital Oftalmológico de Brasília. “Existe também maior incidência de degeneração macular relacionada à idade (DMRI) em fumantes, que têm até 2,5 vezes mais chances de ter a doença. A DMRI leva à baixa acuidade visual (qualidade e quantidade de visão), muitas vezes irreversível”, completa. De acordo com a especialista, o hábito de fumar favorece a manifestação da DMRI, na medida em que as toxinas presentes no tabaco aumentam o estresse oxidativo da retina e faz surgir novos vasos sanguíneos anormais sob a mácula. “Esses vasos, por serem anormais, deixam extravasar líquidos que danificam a visão, dando a sensação de embaçamento central”, explica.

Além da catarata e da degeneração macular, a exposição ou uso do tabaco em médio e longo prazo pode causar olho seco, piora na tolerância ao uso de lentes de contato (o que aumenta o risco de úlceras corneanas), dificuldade para controlar conjuntivites alérgicas, além de poder aumentar a pressão intraocular, facilitando o surgimento e dificultando o controle do glaucoma. “Estudos recentes também relacionam uma maior incidência de estrabismo e hipermetropia em filhos de mães fumantes”, completa a oftalmologista.

Fernando Fischer

Beber quatro latas de cerveja por dia pode causar problemas de ereção, diz pesquisadores

do SRZD

Praticamente metade das pessoas dependentes de álcool ou outras drogas tem alguma disfunção sexual. É o que mostra um estudo realizado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

As principais disfunções encontradas foram ejaculação precoce (39%), diminuição do desejo sexual (19%), dificuldade de ereção (12%), retardo na ejaculação (8%) e até dor durante a relação sexual (4%).

Segundo os pesquisadores afirmam que as drogas causam alterações em neurotransmissores, no cérebro, envolvidos no controle da ejaculação. Já o álcool e a nicotina causam alterações vasculares que dificultam a ereção.

A cocaína e maconha, se usadas em altas doses, acabam com a libido. Também acontece com as drogas sintéticas, como o ecstasy e o LSD.

O abuso, do álcool, por exemplo, é definido pelo consumo diário de mais de três doses (a dose é uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma medida de destilado), para homens, e mais de duas, para mulheres.

Outro dado, considerado importante pelos pesquisadores, foi o comportamento sexual de risco dos entrevistados.

Cerca de 41% não usam preservativos nas relações sexuais. A média de parceiras foi de cinco ao ano. Segundo os autores da pesquisa, essas pessoas ficam mais impulsivas e têm a capacidade de avaliar riscos reduzida.

Estudo: álcool mata células-tronco de cérebros de adolescentes

do Terra

Um estudo em cérebros de macacos produziu a melhor evidência de que grandes bebedeiras podem causar danos duradouros a cérebros de jovens. O maior problema ocorre nas células-tronco destinadas a se tornarem neurônios no hipocampo, a área do órgão responsável pela memória e a noção espacial. As informações são do New Scientist.

Segundo a pesquisa, os cérebros de macacos se desenvolvem da mesma maneira que os de humanos, o que indica que os mesmos resultados seriam encontrados em adolescentes.

O estudo
Chitra Mandyam, do Instituto de Pesquisas Scripps, no Estado americano da Califórnia, e sua equipe deram drinks durante uma hora por dia durante 11 meses a macacos. Dois meses depois, os animais eram mortos e seus cérebros comparados com os de macacos que não consumiram álcool.

Os primeiros tinham 50% a 90% menos células-tronco nos seus hipocampos comparados com os que não beberam. "Nós vemos um profundo decréscimo em células vitais", diz Mandyam à reportagem.

Além dos possíveis problemas de memória e de habilidades espaciais, os pesquisadores acreditam que o consumo prematuro de álcool pode levar mais facilmente à dependência quando esses jovens chegarem à idade adulta. Estudos anteriores já indicaram que 41% dos adolescentes que começam a beber aos 12 anos desenvolvem dependência, enquanto que, entre aqueles que começam a beber aos 18 anos, a dependência chega a 11%.