quinta-feira, 13 de maio de 2010

Juiz suspende 'Marcha da Maconha' em Fortaleza

da Globo.com

FORTALEZA - A "Marcha da Maconha" em Fortaleza foi suspensa por decisão judicial. O evento ocorreria no próximo domingo, 16, às 15h, no Anfiteatro da Beira Mar e adjacências. O juiz da 1ª Vara de Delitos sobre Tráfico e Uso de Substâncias Entorpecentes, Ernani Pires Paula Pessoa Júnior, aceitou a ação cautelar ingressada pelo Ministério Público estadual no último dia 5.

A decisão já foi comunicada ao MP, à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, à Polícia Civil, à Polícia Militar, à Polícia Federal, ao titular da Delegacia de Narcóticos. A ação também requereu que fossem citados por edital os responsáreis pelo site, que faz divulgação do evento. Se forem identificados no inquérito policial e não se manifestoes, a ção pede ainda que sejam citados na forma legal.

Para o promotor de Justiça Gilvani Moreira Costa, a ação do Ministério Público tem caráter preventivo e educacional, no sentido de não estimular o uso de substâncias entorpecentes. Ele explica que não se trata de proibição à liberdade de expressão, mas lembra que no Estado Democrático de Direito limita essa liberade esbarra em interesses sociais mais elevados.

Tabaco sem nicotina pode ser mais cancerígeno do que cigarro normal

do Pop

Cigarros livres de nicotina e tabaco causam mais estragos no organismo do que os “normais”. De acordo com um estudo realizado pela New York Medical College, nos EUA, os cigarros ditos seguros causam mais danos no ADN do que os produtos com tabaco, ou seja, são mais cancerígenos, avança o site Ciência Diária.

Para o estudo, a equipa liderada por Zbigniew Darzynkiewicz usou a técnica de citometria de luxo por varredura de laser para medir os danos dos diferentes cigarros no ADN. Os cientistas ficaram surpresos ao observar que a exposição de células ao fumo dos cigarros livres de nicotina e tabaco leva à quebra de dupla fita do ADN, o que pode levar ao cancro.

Cigarros nem tão seguros

Em 1995, uma empresa britânica anunciou o lançamento de um “cigarro seguro”, que reduziria os riscos associados ao tabagismo, como o cancro e os ataques cardíacos, em até 90%.

O produto não estaria livre de tabaco, mas usaria um tipo de tabaco tratado para produzir níveis baixos de químicos cancerígenos. Um tipo especial de filtro também removeria as toxinas restantes.

Conforme os governos passaram a implantar medidas para conter o tabagismo no mundo, as companhias de tabaco passaram a financiar estudos para o desenvolvimento de cigarros que tivessem quase o mesmo sabor, mas sem substâncias tóxicas.

Além disso, muitas marcas prometem acabar com o vício, pelo consumo de cigarros sem nicotina.

Fungo ameaça produção de ópio no Afeganistão, diz ONU

da Globo.com

Uma epidemia provocada por um fungo está devastando plantações de papoula no Afeganistão, de acordo com o diretor do escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime.

Em entrevista à BBC, Antônio Maria Costa disse que por causa da doença, a produção de ópio do país neste ano pode cair 25% em comparação com o ano passado.

O fungo teria atacado metade das plantações de papoula do Afeganistão, que produz 92% do ópio consumido no mundo. Com isso, os preços da heroína, a principal droga derivada do ópio ilegalmente produzida, já subiram 50% na região.

A epidemia pode afetar dramaticamente a renda de grupos insurgentes como o Talebã, que se financia com a produção de ópio.

Costa disse ainda que o fungo atacou papoulas nas províncias de Helmand e Kandahar, o maior reduto da insurgência no Afeganistão.

Suspeitas recaem sobre Otan

Agricultores afegãos suspeitam que soldados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) seriam responsáveis pela epidemia fungal, embora afirmem que a doença acontece de forma esporádica naturalmente há anos.

"Não vejo motivos para se acreditar em algo deste tipo. As plantas de ópio são afetadas no Afeganistão em uma base periódica", disse Costa à BBC.

Há quatro anos, ele diz que houve uma infestação semelhante.

Para Costa, a queda na produção pode levar agricultores a entrar na insurgência, ou seja, a ideia de que a disseminação do fungo pela Otan é intencional seria uma estratégia no mínimo equivocada.

"Não vejo razões para a coalizão agir de uma forma que seria tão impopular e traiçoeira para a condução do conflito", disse.

Justiça libera a marcha da maconha

do Povo Online

Decisão liminar da juiza Maria das Graças Almeida de Quental, da Vara de Execução de Penas Alternativas e Habeas Corpus, datada da última terça-feira, 11, além de um salvo conduto, garante aos estudantes Antônio Diego Honorato Parente e Henrique Alencar Neto o direito de promoverem e participarem da Marcha da Maconha de Fortaleza.

A manifestação está marcada para o próximo domingo, 16, a partir das 15 horas, com saída do anfiteatro da Volta da Jurema. Percorrerá a avenida Beira Mar, sendo concluida no aterro da Praia de Iracema. Na sua decisão, a juíza acolhe o argumento dos organizadores sobre o direito à liberdade de expressão que é assegurado pela Constituição Federal.

Conforme os responsáveis pelo evento, a marcha visa debater acerca de políticas públicas e dos efeitos da proibição da maconha, numa reivindicação pela legalização do uso desse tipo de droga.