sábado, 12 de junho de 2010

Justiça proíbe Marcha da Maconha em Salvador

do A Tarde

A Marcha da Maconha, que aconteceria neste domigo, 13, em Salvador, foi proibida pelo juiz auxiliar da 1ª Vara Privativa de Tóxicos, Ícaro Almeida Matos, na tarde desta sexta-feira, 11.

O magistrado deferiu o pedido da delegada das Delegacias Especializadas do Departamento de Narcóticos (Denarc), Maria Paula Mota, com base na lei 11.343/06, que considera a marcha uma apologia ao crime, já que o uso da droga é ilícito.

Em abril de 2009, a juíza Nartir Dantas, da 2ª Vara Privativa de Tóxicos, acatou o pedido feito por quatro promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecco), do Ministério Público Estadual (MPE), e concedeu uma liminar suspendendo a realização do evento na capital baiana.

Em setembro do mesmo ano, a organização da Marcha da Maconha teve acatado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) um habeas corpus preventivo que possibilitou a realização do evento no final do ano.

Polícia incinera mais de 1 tonelada de maconha no norte do Paraná

da Agência Estadual de Notícias

Policiais da delegacia de Astorga, no norte do Paraná, incineraram na tarde desta sexta-feira (11) 1.350 tabletes de maconha pesando 1.100 quilos. A droga foi apreendida nos últimos cinco meses. A queima foi feita no forno industrial da Lavanderia Cinco Estrelas na presença de fiscais da Vigilância Sanitária e oficiais de justiça.

Segundo a polícia, o forte trabalho desenvolvido no combate ao tráfico de drogas vai se intensificar para evitar que entorpecentes sejam distribuídos a viciados região norte do estado.

Polícia apreende caminhão carregado de maconha em SP

do G1

A polícia de Tupã, a 514 km de São Paulo, apreendeu duas toneladas de maconha na madrugada desta sexta-feira (11). A droga estava sendo transportada por um caminhão com placa de Cotia, na Grande São Paulo, que estava coberto apenas com uma lona. Esta foi a maior apreensão de maconha no interior de São Paulo em 2010.

Os policiais que trabalhavam na base da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, em Tupã, deram sinal para o caminhão parar, mas o motorista seguiu em frente. O veículo foi perseguido pela polícia. Porém, ele foi abandonado seis quilômetros depois e o motorista fugiu.

A parede de uma das salas da delegacia foi toda ocupada pelos 1.272 tabletes da droga. A Polícia Civil investiga de quem era o caminhão. Toda a droga será incinerada.

Responsável aponta uso de álcool como causa da violência doméstica

Do Angola Press

Saurimo- A chefe do departamento de aconselhamento familiar da direcção provincial da família e promoção da mulher na Lunda Sul, Laurinda Lemessa Muzele, apontou hoje, em Saurimo, o uso de álcool como a principal causa das desavenças no seio familiar.

Em declarações hoje à Angop, a responsável esclareceu que as queixas que mais recebem sobre conflitos familiares têm sido motivados pelo uso de álcool, gerando troca de palavras que terminam por espancamentos ou mortes.

Segundo Laurinda Lemessa Muzele, em Saurimo muitos pais, mesmo trabalhando, não conseguem levar o pão à casa esquecendo-se das suas responsabilidades desviam o salário para pagar os “quilapis”, resultantes de sentadas com amigas e amigos.

Outra preocupação, realçou a fonte, são os casais divorciados, cujos parceiros se acham livres e não encontram medidas para a assistência dos filhos, criando assim dificuldades no sustento, assistência médica e educação.

Relativamente às medidas que têm sido tomadas para pôr fim a situação, Laurinda Lemessa disse que o único recurso que o MINFAMU tem é chamar as partes e aconselhá-las, embora poucos acatam estes conselhos, razão pela qual alguns casos são encaminhados para a DIPIC e à procuradoria.

Nos últimos cinco meses, Laurinda Lemessa Muzele disse terem registados 171 casos de violência, sendo 29 de violência física, 69 de violência psicológica, 71 de violência familiar e 2 de violência económica, entre outros.

PM descobre plantação de maconha em fazenda em Goiás

da Globo.com

GOIÁS - A Polícia Militar descobriu na manhã desta sexta-feira uma plantação de maconha em uma fazenda no município de Catalão, em Goiás. Os policiais chegaram à Fazenda Pirapitinga dos Correios, na GO-213, entre Campo Alegre e Ipameri, após uma denúncia anônima.

No local foram apreendidos dez quilos de cocaína e cinco de maconha já embalados e prontos para comercialização. Antônio Carlos Pires de Mauro foi preso e encaminhado à delegacia da cidade. A fazenda abriga uma plantação de maconha dividida em três canteiros.