sexta-feira, 6 de julho de 2012

Viva Rio lança campanha para mudar a Lei de Drogas no Brasil

Fonte: Viva Rio

A Comissão Brasileira Sobre Drogas e Democracia (CBDD) e o Viva Rio lançam, na segunda-feira (9), uma campanha nacional para mudar a Lei de Drogas no Brasil. A campanha “Lei de Drogas: é preciso mudar” vai recolher um milhão de assinaturas para apoiar o projeto de lei que será apresentado ao Congresso Nacional com o objetivo de tornar a legislação sobre drogas no país mais justa e eficaz. A cerimônia de lançamento será no auditório da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), às 14h.

A Lei 11.343/2006, que normatiza a política de drogas no Brasil, não faz distinção clara entre usuário e traficante. Desde que entrou em vigor, o número de presos por porte de drogas no país dobrou. Essa falta de clareza está levando à prisão milhares de pessoas que não são traficantes, mas sim usuárias. A maioria desses presos nunca cometeu outros delitos, não tem relação com o crime organizado e portava pequenas quantidades da droga no ato da detenção.

Piovani e Isabell Fillardis posam a favor da descriminalização das drogas

Fonte: Globo.com

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também participa da campanha idealizada pelo 'Viva Rio'.

Quando disse que havia parado de fumar maconha por causa da gravidez, Luana Piovani não estava só dando uma declaração bombástica. Ao assumir publicamente que fazia uso de maconha, a atriz propôs ainda um debate sobre o uso ou não da substância, e, sem demagogia, acaba de se engajar na campanha “Lei de Drogas: É Preciso Mudar”.

A campanha é da ONG Viva Rio, e vai recolher 1 milhão de assinaturas para apoiar o Projeto de Lei que será apresentado ao Congresso Nacional com o objetivo de tornar a legislação sobre drogas no país mais justa e eficaz.

A principal proposta é diferenciar o traficante do usuário e criar uma legislação que possa atendê-los. O projeto quer ainda deslocar a questão das drogas da área da Segurança Pública para a Saúde e a Assistência Social e  descriminalizar o consumo de drogas.

Professor é preso com mudas de maconha para plantio em sítio de MG

Fonte: Diário de Pernambuco

Dois homens foram presos na noite dessa quinta-feira (5/7) ao serem flagrados com mudas de maconha e material para plantio em um sítio localizado no Bairro Três Corações, em Santa Luzia, na Grande BH. Com a dupla foram apreendidas dez mudas da erva, uma porção de maconha pronta para o consumo, além de uma mapa com indicação de supostas áreas de plantação da droga.

De acordo com o soldado Wesley Medeiros, da 69ª Companhia do 35º Batalhão da PM, os dois homens foram flagrados durante patrulhamento de rotina. “Avistamos um carro estacionado em local ermo e ao desembarcarmos da viatura vimos um homem entrando em um matagal com uma mochila nas costas. O seguimos e demos ordem de parada”, conta.