sexta-feira, 9 de novembro de 2012

EUA: procurador questiona tributação da maconha no Colorado

Fonte: Terra

O procurador-geral do Colorado, John Suthers, disse que o Estado não poderá cobrar até 15% de imposto sobre a venda de maconha legalizada se não obtiver uma aprovação adicional do eleitorado, colocando em dúvida a rapidez com que será implementada a legalização da maconha para uso recreativo, aprovada na terça-feira numa votação.

O procurador, que é republicano, havia dito que implementaria a medida, embora pessoalmente se oponha a ela. Mas ele agora apontou um conflito entre os termos da nova lei e a Carta de Direitos do Contribuinte do Colorado.

O Colorado e o Estado de Washington se tornaram os primeiros dos EUA a aprovar o uso recreativo da maconha por adultos, o que coloca ambos os Estados numa possível rota de colisão com o governo federal, que continua considerando a maconha uma droga ilícita e perigosa. Também na terça-feira, o eleitorado do Oregon rejeitou uma medida semelhante.

Estudante de medicina é preso por cultivar maconha dentro de república

Fonte: G1

Droga teria chegado por correio, de fora do Brasil, com manual de instrução. Policial recolheu vasos, copos e lâmpadas utilizadas no cultivo da droga.

Um estudante de medicina em Santos, no litoral de São Paulo, foi preso por cultivar maconha em vários vasos dentro da república onde morava. Os vasos foram encontrados na manhã desta sexta-feira (9) em um apartamento no bairro do Boqueirão e foram apreendidos pela polícia. O suspeito foi preso em flagrante.

Segundo a polícia, uma equipe foi enviada até o local para cumprir um mandado de busca e apreensão que visava o combate ao tráfico de drogas, já que supostamente havia cultivo e comércio de maconha no local. Ao chegar, os policiais descobriram que o apartamento funcionava como uma república para estudantes de medicina.

"Recebemos uma denúncia de que estava acontecendo tráfico de entorpecentes em uma das universidades da região. Estávamos investigando se o responsável era um estudante ou se era alguém de fora. Apuramos que no imóvel em questão morava uma pessoa que estaria cultivando a maconha. Pedimos o mandado de busca e constatamos que realmente havia plantações de porte médio e algum material pronto para consumo", explica Marcelo Mendes dos Santos, investigador chefe do 3º Distrito Policial de Santos.