quarta-feira, 30 de junho de 2010

Suprema Corte dos EUA rejeita recurso contra empresas de tabaco

do G1

A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou nesta segunda-feira (28) a apelação apresentada pelo governo americano que pedia indenizações milionárias de empresas tabaqueiras por "enganar os clientes sobre os perigos de seus cigarros" para a saúde.

Ao desistir de prolongar o caso, o tribunal encerra uma batalha legal que começou há mais de dez anos entre as companhias e a Casa Branca.

Histórico
Em 2006, uma sentença pronunciada pela juíza Gladys Kessler declarou que as empresas mentiram para seus clientes ao negar os efeitos adversos do tabaco, quando tinham em suas mãos evidências do contrário. As empresas também foram consideradas culpadas por negar publicamente que haviam manipulado a nicotina para criar maior dependência à substância.

EUA: Mãe adolescente põe foto de bebé no facebook a fumar marijuana

do Correio da Manhã

Uma jovem norte-americana de 19 anos colocou uma foto do seu filho de onze meses na rede social facebook, aparentemente a fumar marijuana por um cachimbo. Os Serviços de Protecção de Menores estão a investigar o caso.

A foto colocada na rede social facebook mostrava um bebé de fralda sentado na carpete com a boca num instrumento de vidro próprio para fumar, como se estivesse a inalar.

A mãe da criança diz que postou a foto para mostrar a um amigo e que o bebé não estava a fumar qualquer tipo de substância. 

Esta investigação surgiu da denúncia de um canal de notícias da Florida após este ter classificado a foto de chocante.

Medical cannabis industry looks to the future

do Contra Costa Times

With much of the state engaged in discussion over legalization, the local medical marijuana community is taking steps to develop Southern Humboldt into what they hope will be a center for sustainable outdoor medical marijuana grows.

Medical marijuana advocates met Saturday night in Garberville to discuss creating health and safety regulations and to encourage education for sustainable growing. The panel discussion ranged from marijuana growing education at 707 Cannabis College, a newly formed institution in Garberville, to a proposed dispensary for the Southern Humboldt Community Hospital, to creating new policy around medical marijuana.

Syreeta Lux of the newly formed Humboldt Medical Marijuana Advisory Panel --an organization created after a forum in March about what the marijuana industry will do if pot is legalized -- said local growers have to collaborate to keep up with the rest of the industry.

PM desmantela espécie de 'drive-thru' de drogas no interior de SP'

da Globo.com

SÃO PAULO - Em Bauru, a 323 km da capital paulista, a Polícia Militar desmantelou uma espécie de "drive-thru" de drogas no bairro Jardim Prudência. Segundo os policiais, os compradores se dirigiam ao interfone da casa, faziam o pedido e retiravam a droga pela janela lateral.

Foram apreendidos no local R$ 2,8 mil em dinheiro, uma balança de precisão, um celular, e porções de crack e cocaína. Diego Maranho da Silva, de 28 anos, foi preso em flagrante e encaminhado à cadeia de Duartina.

Estudantes marcham contra o uso de drogas

do Angola Press

Ndalatando - Mais de cem estudantes de diferentes escolas de Ndalatando, Kwanza Norte, marcharam nesta sexta-feira, pelas ruas da cidade, em repúdio ao uso de drogas e ao consumo excessivo de alcool, numa iniciativa da representação local da Associação Nacional de Luta Contra as Drogas.

A marcha, enquadrada nas comemorações do 26 de Junho, Dia Mundial de Combate às Drogas, foi orientada pelo representante provincial da associação, João Paulo, e decorreu sob o lema "Não à droga e ao alcoolismo".

Durante a mesma, João Paulo leu uma mensagem do governador da província do Kwanza Norte, Henrique André Júnior, onde apela à sociedade a engajar-se na luta contra as drogas e o alcoolismo.

Na missiva, o governante sublinha que as drogas e o álcool têm estado na base de muitos crimes, entre os quais de ofensas corporais, homicídios, acidentes de viação, violência doméstica e delinquência juvenil.

Para saudar o 26 de Junho, a representação provincial da Associação Nacional de Luta Contra as Drogas realiza desde 18 de Junho um programa de actividades, em que se destacam palestras e campanhas de sensibilização dirigidas aos automobilistas sobre "a condução e o álcool".

Teresina tem 12% dos seus habitantes viciados em drogas

do TV Canal 13

Apesar da falta de estatísticas oficiais, estima-se que 12% dos habitantes de Teresina são dependentes de algum tipo de droga. Das drogas lícitas, como o álcool e o cigarro, às mais devastadoras, como o crack, o aumento do consumo se transformou num problema de saúde pública, que necessita do envolvimento de toda a sociedade. Só para se ter uma idéia da dimensão do problema, há 280 pessoas na fila de espera da Fazenda da Paz, a primeira entidade do Piauí a trabalhar com a dependência química.

Hoje, a entidade possui 127 internos, apesar de ter capacidade para 300. A explicação para o não preenchimento das vagas é simples: não há dinheiro para custear a internação dos dependentes. De acordo com o coordenador da instituição, Célio Luiz Barbosa, cada interno custa R$780. A prefeitura e o Estado, juntos, garantem recursos para manter 80 internos. "Estamos entrando com o pedido para que cada um deles - Estado e prefeitura - aumente pelo menos mais 30 vagas. Temos capacidade para 300 internos, mas a Fazenda da Paz só consegue manter 125", disse.