sábado, 10 de abril de 2010

Impostos e crise provocam recessão... no consumo de tabaco

Do IOnline 

O consumo de tabaco está a diminuir em Portugal. Os impostos são elevados e encarecem o preço final do produto, aumentaram as proibições ao fumo em espaços públicos, alargou-se a percepção de que o tabaco prejudica a saúde, mas parece que a crise veio reforçar ainda mais a noção de que fumar (um produto caro) é, cada vez mais, um "luxo" pouco compatível com os tempos de crise.

Um estudo da Direcção-Geral de Saúde (DGS), divulgado esta semana, conclui entre 2007 (antes da nova lei do tabaco entrar em vigor) e 2009, registou-se uma quebra de 11% nas entradas de cigarros no mercado português. Comparando com a situação em 2008, os números citados pela DGS (fornecidos pela Associação Nacional de Grossistas), mostram que a entrada de cigarros até subiu ligeiramente (cerca de 2%), mas não recuperou do embate que o novo ambiente de restrição - legal e financeira - teve nos hábitos dos consumidores, sobretudo dos que já fumam.

Lula encomenda plano integrado de combate às drogas

Do G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encomendou nesta sexta-feira (9) aos ministérios da Educação, Saúde, Justiça, e ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), um plano integrado de combate às drogas. A informação foi divulgada pelo secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do GSI, general Paulo Roberto Uchôa, e pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. Os dois se reuniram com Lula nesta noite.

Segundo Uchôa, o foco do projeto será a luta contra o crack, cujo consumo vem aumentando no país. De acordo com Barreto, em 2009 foram apreendidos 4,5 mil quilos de crack. Em 2008, a quantidade apreendida da droga foi 500 quilos. O plano deverá ser apresentado em 15 dias pelos ministérios, que terão os trabalhos coordenados pelo GSI.

“A política de combate às drogas existente hoje é moderna, mas o presidente entende que é imprescindível que as políticas públicas setoriais estejam alinhadas com a política nacional de combate às drogas”, disse Uchôa.

Um dos objetivos do plano, segundo o general, é traçar diretrizes específicas para o combate ao crack. De acordo com ele, atualmente o número de consumidores da droga está condensado nos dados sobre usuários de cocaína.

Para o general, é preciso uma análise específica do perfil dos consumidores de crack para se avançar no combate à droga. “Não se tem ainda definido o tratamento específico para o viciado em crack. Estamos fazendo levantamento para saber o número específico de usuários”, disse.

O ministro da Justiça afirmou que entre as ideias analisadas para o novo plano estão formas de identificar os usuários, atendimento de saúde em casa e áreas de risco, e atividades de prevenção em escolas.

Aumento no uso de tecnomaconha preocupa autoridades da União Européia

Do Terra

1. Em vez de maconha sintética, produzida em laboratório, o modismo exige que se empregue o termo tecno-cannabis. E a tecnomaconha agita a Europa. Em outras palavras, a tecno-cannabis incomoda os adeptos do proibicionismo e os responsáveis pelas políticas repressivas.

A maconha sintética, disfarçada, é a vendida on-line em smart-shop ou  colocada à disposição de compradores em loja conhecida por smart-drugs. É comercializada como aromatizante de ambiente. O certo mesmo é que os sintéticos Spice e N-joy sempre foram uma alternativa à maconha natural, de venda proibida em muitos países.

A mistura de ervas com os sintéticos Spice e N-joy dá ao fumante um efeito inebriante, perturbador do sistema nervoso central.

Como se sabe, poucos compradores usam esses produtos como aromatizante. O conteúdo dos envelopes acaba enrolado em papel gomado e vira cigarro de maconha sintética. A propósito, o papel gomado, vendido em vistosas caixinhas em  nas bancas de jornais e revistas no Brasil,  não é utilizado para enrolar tabaco picado.

Como a referida mistura com Spice e N-joy pode intoxicar se fumada, sua comercialização já é vetada em vários países: Alemanha, Suécia, Reino Unido, Polônia, Holanda, Áustria. Para alegria da criminalidade organizada.

A meta é esticar a proibição para todos os países membros da União Europeia.

Nos países que optaram por colocar o Spice e o N-joy na tabela das drogas ilegais são infinitamente maiores os casos de intoxicação por consumo de bebida alcoólica, comparados com os decorrentes de intoxicação por tragadas da tecno-cannabis. Assim, o proibicionismo e a escandalosa repressão pelas polícias ordinárias e ciberpolícias beiram o ridículo.

De quebra, a maconha sintética é mais potente que a natural.

Wálter Fanganiello Maierovitch