quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Time diz que descriminalização das drogas em Portugal está a resultar

do IOnline

A lei de 2001 que descriminaliza o consumo de drogas em Portugal está a resultar. A afirmação é da revista Time e tem como base os resultados de um relatório do Cato Institute, um centro de investigação norte-americano.

No relatório citado pela revista, pode ler-se que nos cinco anos após a lei ter sido publicada, o consumo de drogas pelos adolescentes Portugueses diminuiu e a taxa de novas infecções com Sida pela partilha de seringas diminuiu. O número de pessoas que procuraram ajuda para lidar com as drogas uplicou.

Foi um “sucesso ressonante” disse Glenn Greenwald, o advogado que conduziu a investigação que levou ao relatório: “permitiu ao governo português lidar melhor com o problema das drogas do que qualquer outro país do ocidente”.

PF apreende 36 biscoitos de maconha no Paraná

do Blog Engenharia de Alimentos da UFC

Um engenheiro de alimentos de 32 anos foi preso pela Polícia Federal (PF) em Curitiba (PR), na quarta-feira, com 36 biscoitos de maconha, de aproximadamente 18 g cada, além de 0,5 kg de maconha em formato de tijolo e 220 g de mistura da droga com manteiga. Ele afirmou à PF que obteve a receita na internet e que consome de dois a três deles por dia.

A droga foi apreendida na casa do engenheiro de alimentos, no bairro Rebouças. De acordo com a PF, ele declarou ter produzido os biscoitos utilizando maconha, manteiga, água e chocolate em pó, o último ingrediente seria para melhorar o paladar.

O homem declarou que passou a utilizar a droga em formato de biscoitos após apresentar problemas estomacais que o impediam de fumar a substância, segundo a PF. Ele disse que comprou a maconha com pessoas que frequentam o bairro.

De acordo com a polícia, a prisão foi resultado de uma investigação iniciada no começo de junho. O homem foi autuado em flagrante e recolhido para a carceragem da PF. A droga foi encaminhada ao Setor Técnico para análises.

Cantor pop é detido na China por consumir drogas

do Estadão

PEQUIM - O cantor de pop Gao Ming-chun foi detido em Pequim por consumo de drogas em sua casa, onde a polícia encontrou maconha, informou nesta quarta-feira, 29, o jornal Xin Beijing.

A polícia chegou à casa de Gao Ming-chun, no distrito de Chaoyang, em Pequim, na noite de segunda-feira, quando o cantor foi detido, devido às denúncias anônimas.

Gao foi submetido a um controle para comprovar que tinha usado entorpecentes, e a Polícia encontrou cinco gramas de maconha em sua casa, além de mais plantas que ainda não foram identificadas.

É o segundo caso na China em menos de quatro meses. Em junho foram detidos membros do grupo "Ling", também por consumo de maconha.

Desde 1997 até agora, outros quatro cantores chineses foram detidos por uso de drogas, assim como o diretor de cinema Zhang Yuan.

Gao Ming-chun nasceu em Mianmar há 46 anos, e com 18 se mudou para Taiwan para iniciar sua carreira, e em 1990 se mudou para Pequim.

Universitários são acusados de cultivar e processar maconha

do Jornal da Cidade

Três estudantes universitários e um já graduado foram presos acusados de tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico e furto na manhã de ontem, em Bauru. Os estudantes de arquitetura Nathan André Luís Valesko Blaske, 23 anos, Paula Alves de Miranda, 27 anos, o estudante de biologia João Felipe Morel Alexandre, 23 anos, e o arquiteto formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) Daniel Igor Tofolo Pereira, de 25 anos, foram detidos na república em que moram na quadra 4 da rua Benjamin Constant, no Jardim Higienópolis. No local, havia sete vasos com plantação de maconha e dois pés da mesma substância plantados no jardim dos fundos da casa.

Por volta das 7h, policiais da Base Centro estiveram no local para cumprir mandado de busca e apreensão, vindo de uma denúncia que indicava que os estudantes possuíam plantações da erva Cannabis na casa e distribuíam entorpecentes nas festas que faziam.

No local a polícia encontrou, além das plantas, que mediam cerca de 30 centímetros a um metro, diversos artefatos que poderiam ser utilizados para manufaturar a maconha para consumo. Entre os objetos localizados espalhados pela casa estavam facas, um triturador, que possivelmente era utilizado para moer as folhas da planta, fita crepe, tábua, entre outros objetos.