domingo, 6 de maio de 2012

Polícia investiga abuso de autoridade por agentes durante a Marcha da Maconha, em Ipanema

Fonte: O Globo

Três jovens prestaram queixa de agressão após o evento, na noite de sábado

RIO - A Polícia Civil informou que pediu imagens das câmeras de segurança instaladas no Arpoador, Zona Sul do Rio, para tentar identificar os possíveis agressores de três jovens que registraram queixa na 14ª DP (Leblon), na noite de sábado, durante a Marcha da Maconha. Um procedimento foi instaurado para investigar se houve abuso de autoridade por parte dos agentes.

Segundo a delegada da 14ª DP, Flávia Monteiro, três pessoas foram à delegacia para fazer registro de ocorrência afirmando terem sido agredidas por PMs com balas de borracha durante a Marcha da Maconha. De acordo com a autoridade policial, foi determinada a revista pessoal em cada uma das vítimas por "fundada suspeita", por elas estarem visivelmente alteradas e aparentando terem usado drogas. Durante a revista, os agentes encontraram maconha com uma das vítimas. Depois do registro feito pelos manifestantes, homens da Guarda Municipal também teriam ido à delegacia e informado que viaturas foram depredadas durante o evento. Duas testemunhas já foram ouvidas.

Milhares de argentinos pedem descriminalização da maconha

Fonte: Terra

Milhares de manifestantes, em sua maioria jovens, se manifestaram neste sábado em Buenos Aires e em outras cidades da Argentina para reivindicar a "descriminalização já" do consumo de maconha e "a autorização de seus usos medicinais". As mobilizações se repetiram em mais de 20 cidades da Argentina, da mesma forma que em distritos de países vizinhos.

Na capital argentina, os manifestantes marcharam da Praça de Maio, em frente à sede do governo, até o Parlamento para pedir a legalização desta droga, no marco da marcha Mundial da Maconha, realizada em cerca de 200 cidades de diferentes países, disseram os organizadores.

Marcha da Maconha termina em confronto na zona sul do Rio

Fonte: Folha de São Paulo

A primeira Marcha da Maconha realizada no Rio depois da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que permitiu manifestações pela legalização da droga terminou em confronto entre a polícia e ativistas quando houve a intervenção do Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Manifestantes fazem Marcha da Maconha na zona sul do Rio

Dois veículos do Choque chegaram pouco antes das 19h, quando a marcha já estava terminando, e seus ocupantes lançaram gás lacrimogêneo e dispararam balas de borracha contra os manifestantes, que haviam bloqueado o trânsito em uma das pistas da avenida Vieira Souto, na orla de Ipanema (zona sul).

De acordo com a PM, os policiais do Choque reagiram a um grupo de manifestantes que lançou garrafas e pedras contra as duas viaturas. Houve pelo menos quatro feridos, segundo o sociólogo Renato Cinco, um dos organizadores da manifestação.

Marcha da Maconha causa tumulto em Ipanema


Fonte: O Globo

Polícia usou balas de borracha e gás lacrimogêneo contra os manifestantes

RIO - A Marcha da Maconha, realizada neste sábado na orla de Ipanema, terminou em confronto entre policiais militares do Batalhão de Choque e participantes do evento. A passeata teve início às 16h30m no Arpoador e, às 18h30m, quando chegava ao Posto 9, onde aconteceria uma festa com dez DJs, começou o tumulto. PMs usaram bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar os manifestantes.

De acordo com Renato Cinco, organizador da marcha, a confusão foi provocada por policiais que pararam um carro diante do caminhão de som do evento.

— Nosso sucesso incomodou a polícia, que não respeitou o Supremo Tribunal Federal (STF) — disse Cinco, referindo-se ao fato de a Justiça ter autorizado, em junho do ano passado, a realização de passeatas a favor da legalização do uso da droga.