terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

'Sou inocente e será provado', diz ex-chefe dos bombeiros em Curitiba

Fonte: G1
Ele é suspeito pelo assassinato de 9 usuários de drogas entre 2010 e 2011.Sobreviventes de ataques participaram de reconhecimento presencial.

“Sou inocente e será provado.” Essa foi a única frase dita pelo ex-comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná coronel Jorge Luiz Martins, 56 anos, ao sair da Delegacia de Homicídios na tarde desta terça-feira (1º). Martins é suspeito no assassinato de nove usuários de drogas em Curitiba.

Nesta terça, nove testemunhas participaram do reconhecimento presencial do coronel. Entre elas, quatro foram vítimas que sobreviveram a ataques. O trabalho começou por volta das 15h30. A polícia pediu ajuda a um cinegrafista e a um fotógrafo da imprensa para compor o corpo de seis pessoas que teriam de ficar ao lado de Martins durante a sessão, como prevê a lei.

O cinegrafista que ficou ao lado de Martins disse que durante todo o tempo o coronel demonstrou calma. Teria falado uma única vez para perguntar quantas testemunhas tinham sido chamadas. “Alguém respondeu que eram oito ou nove, mas que não tinha certeza”, disse o cinegrafista.

'Onde estão os amigos?'

Fonte: Extra

Por: Ana Paula Miranda (Antropóloga)

O trabalho de pesquisa de Antonio Rafael Barbosa, "Um abraço para todos os amigos", publicado pela Eduff, chama a atenção para a dificuldade de diferenciar os traficantes de drogas e os usuários em função das práticas de comercialização, circulação e uso de drogas. O autor afirma, dentre outras questões, que os discursos produzidos sobre o tráfico de drogas, por serem marcados por um discurso moral, acabam obscurecendo as relações cotidianas que se estabelecem na prática.

A divulgação pelo EXTRA dos "cadernos do tráfico" serve para demonstrar o quanto as interações entre policiais, traficantes e usuários nas ruas é rotineira, evidenciando o que já se conhece desde a década de 1980, que é a presença de um mercado varejista estruturado (a "firma"), que pode ser agrupado em três redes principais, no Rio de Janeiro: o que gira em torno das favelas, o que acontece no "asfalto" e o que está relacionado ao mercado externo, o que significa que cada um desses mercados tem relacionado a ele diversas formas de interações entre agentes públicos.

Diploma anti-tabaco já foi para a Assembleia

Fonte: Ponto Final

A nova versão da proposta de lei sobre a prevenção e controlo do tabagismo foi finalmente remetida para Assembleia Legislativa. Em nota enviada à imprensa ontem à noite, os Serviços de Saúde de Macau (SSM) não adiantaram grandes pormenores sobre o articulado revisto – mas dão a entender que o diploma não irá ao encontro dos principais defensores da proibição total do consumo de tabaco em espaços fechados.

O proponente refere que o regime sugerido tem por objectivo “regulamentar a proibição de fumar em grande parte dos espaços interiores de uso público e a protecção do público não fumador do fumo passivo”. Presume-se que fora desta “grande parte” ficarão os casinos, saunas e estabelecimentos de diversão nocturnos.

Overdose de cafeína ocorre somente após 42 xícaras de café

Fonte: Primeira Edição

Cafeína em excesso pode matar? Em casos muito raros, overdoses de cafeína já foram fatais. A dose oral estimada para causar a morte, que varia devido a fatores como o peso da pessoa, é de 5 a 10 gramas.


Seria muito difícil, provavelmente impossível, ingerir cafeína suficiente para morrer bebendo o café comum. Segundo estimativas do governo, uma xícara de 225 ml de café moído contém de 60 a 120 miligramas de cafeína. Considerando uma quantidade de cafeína de um lado e uma dose fatal de outro, você teria de beber pelo menos 42 xícaras em uma dada ocasião.