terça-feira, 7 de agosto de 2012

Michael Phelps se atrapalha ao falar de maconha

Fonte: D24AM

O campeão olímpico já foi flagrado usando a droga e ficou constrangido quando foi questionado sobre o assunto

Londres – Disputado pelos jornalistas, o nadador Michael Phelps se atrapalhou ao ser questionado sobre o seu posicionamento sobre a permanência da maconha na lista de substâncias proibidas pela agência mundial antidoping. O campeão olímpico já foi flagrado usando a droga.

Ao perceber o desconforto do atleta diante a da pergunta, a assessora de imprensa tomou o microfone da mão do repórter e passou para outro. A pergunta ficou sem resposta.

Aparelho para disfarçar 'maresia'

Fonte: O Dia

Equipamento criado para a aromaterapia é usado por usuários de maconha e fumantes

Rio -  A polêmica está no ar. Um vaporizador portátil é a nova estratégia usada por quem consome maconha em lugares públicos no Rio. Vendido  pela internet, o aparelho importado da Europa ou EUA se assemelha a um radinho de pilha e custa R$ 400, em média. Criado para a prática de aromaterapia, ele transforma em vapor qualquer tipo de erva, como camomila e eucalipto, ou fumo.

Por não emitir fumaça nem emanar o cheiro inconfundível da maconha, o acessório caiu nas graças de quem é usuário. Pelo mesmo motivo, pode dar passe livre para o fumante de cigarro dentro de ambientes fechados.

A criminalização por um fio

Fonte: Revista Fórum

Henrique Carneiro, professor da USP, fala sobre a história do proibicionismo em relação às drogas, dos interesses econômicos que se esconderam por trás dele, e acredita que a mudança dessa política, em todo o mundo, está por vir

Por Mario Henrique de Oliveira

O historiador e professor da Universidade de São Paulo (USP) Henrique Carneiro é referência quando o assunto é drogas. Ele pode discorrer por horas a fio sobre os usos comerciais, medicinais e alimentícios das mais diversas substâncias no decorrer da história da humanidade. Com posição antiproibicionista, o doutor em História Social e autor de diversos livros sobre o assunto, como a Pequena enciclopédia da história das drogas e bebidas e Bebida, abstinência e temperança na História antiga e moderna, é constantemente convidado para dar palestras e participar de movimentos que lutam pela descriminalização das drogas, como foi o caso da Marcha da Maconha, realizada no último dia 19 de maio em São Paulo.

Henrique Carneiro recebeu a reportagem da Fórum na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Entre os assuntos abordados estão os diversos usos do álcool e das drogas em geral na História, incluindo alguns momentos curiosos, como o fato de a Constituição americana ter sido escrita em papel de cânhamo, fibra que se extrai da cannabis, planta da qual se produz a maconha. Carneiro também explica os interesses econômicos por trás do proibicionismo e aposta numa mudança de paradigma que já estaria ocorrendo, derrubando a criminalização. Confira abaixo a entrevista.