domingo, 5 de dezembro de 2010

Jovem aprendeu a cultivar maconha pela internet

do Gaz

O Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar de Santa Cruz do Sul apreendeu na tarde desta sexta-feira, 3, três pés de maconha plantados em um vaso. As plantas eram cultivadas na sacada de um prédio na Rua Afonso Pena, no Bairro Avenida. Um jovem de 20 anos assumiu ser o proprietário dos pés.

Segundo o comandante do POE, tenente Paulo Ricardo de Oliveira, a Brigada chegou ao local após a denúncia de moradores do condomínio. Da sacada, os policiais já avistaram a planta suspeita, com características de maconha. O rapaz permitiu a entrada dos PMs, que confirmaram a existência dos pés. O dono afirmou que é viciado e iniciou o cultivo para consumo próprio. Em cima da mesa também foi encontrado um cigarro de maconha.

Em depoimento aos PMs, o jovem ainda disse ter aprendido através de um vídeo pela internet a dominar as técnicas de plantio e processamento da droga. Com base na legislação, ele foi classificado como usuário, assinou um termo circunstanciado e acabou liberado. O vaso foi recolhido e encaminhado ao quartel do 23º Batalhão de Polícia Militar.

Exército prende 4 usuários com maconha no acesso ao Alemão

do O Dia Online

Rio - Quatro homens foram presos por militares da Brigada Paraquedista do Exército, por volta das 3h, na Rua Joaquim Queirós com Avenida Itararé, principal acesso às comunidades da Grota e da Nova Brasília, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio.

Segundo os militares, o grupo deixava o local à pé quando foi parado pelos soldados. Durante a revista foi encontrado um cigarro de maconha com cada um. Todos formam levados para 22ª DP (Penha).

É hora de legalizar as drogas?

da Istoé Dinheiro

O tráfico de drogas é um negócio. E dos mais lucrativos, em qualquer parte do mundo. E, como todo negócio, ele é composto de fornecedores e consumidores. A ocupação do complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, pelo Exército brasileiro foi o primeiro passo para o combate do comércio ilícito de maconha ou cocaína, simbolizado pela imagem abaixo, na qual são queimadas as drogas apreendidas na operação. Mas a ação policial, transmitida ao vivo em ritmo do filme Tropa de Elite, atingiu apenas um elo dessa cadeia: a dos traficantes (os fornecedores). 

Neste momento, foragidos, desorganizados e sem dinheiro, eles terão dificuldade de entregar a sua “mercadoria”. E, se o bem está escasso, a demanda não se alterou e permanece alta, a lógica de mercado é simples: os preços vão subir. Dessa forma, cria-se um importante incentivo para que mais pessoas entrem neste negócio. Afinal, quanto maior a lucratividade, mais “empreendedores” estarão dispostos a correr o risco. É preciso inverter essa lógica.