domingo, 14 de agosto de 2011

Antuérpia é a cidade europeia com maior consumo de cocaína

Fonte: Publico.PT

As águas de Antuérpia têm a maior concentração de cocaína em toda a Europa, à frente de Londres e Amesterdão, mostram os resultados preliminares de um estudo que analisou as águas usadas que vão parar às estações de tratamento residuais de 21 cidades europeias.

A conclusão resulta da uma actualização de um relatório de 2008, realizado por um grupo de investidores das universidades belgas de Antuérpia e Liège, que tinha analisado águas usadas no país. Desta vez, o quadro de análise foi alargado a outras cidades europeias, calculando a dimensão do consumo de cocaína em função da concentração da droga nas águas.

A quantidade de cocaína é calculada através do principal metabólico desta droga detectado na urina presente nas águas que chegam às estações de tratamento.
Embora seja um resultado preliminar, em termos de consumo de cocaína, a cidade belga está ligeiramente à frente da capital britânica e da cidade holandesa.

Para já, sabe-se que na zona sul de Antuérpia há um consumo de mais de uma grama de cocaína por dia, por cada mil habitantes. “E pode estimar-se que uma linha [de cocaína] tem cerca de cem miligramas, o que equivale a um consumo de mais de dez linhas por dia por cada mil habitantes”, detalhou.

“Não temos ainda [disponíveis] os números [exactos], mas a tendência é que Antuérpia tenha a taxa mais elevada”, explicou à televisão pública RTBF Alexandre Van Nuijs, investigador do centro toxicológico da Universidade da Antuérpia.

Por norma, explicou ao jornal Gazet van Antwerpen, as maiores concentrações de droga – o estudo analisou também a presença de ecstasy, heroína e metadona – são encontrados nos locais com maiores taxas de entrada ilícita de droga.

Segundo Alexandre Van Nuijs, a Bélgica e a Holanda têm igualmente as maiores concentrações de anfetaminas e ecstasy nas suas águas, facto explicado por serem os países onde “essencialmente” são produzidas estas drogas. Só no ano passado, as autoridades belgas apreenderam cinco toneladas de estupefacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário