sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Supremo decide manter aberto centro de aplicação de drogas injetáveis no Canadá

Fonte: O Globo

RIO - A Suprema Corte do Canadá decidiu, nesta sexta-feira, manter aberto um instituto onde é permitido legalmente o uso de drogas injetáveis. Localizado em Vancouver, o Insite oferece agulhas limpas e água esterilizada para que usuários possam injetar suas próprias drogas.

A decisão unânime dos magistrados por nove votos representou uma derrota para o governo conservador do país, que vinha tentando fechar o centro desde 2008, alegando que ele promove o vício.

O tribunal afirmou em seu parecer que, em oito anos de funcionamento, a Insite presta um serviço à população, comprovando ser capaz de salvar vidas sem impacto negativo perceptível sobre a segurança pública e os objetivos de saúde do Canadá.

Dep. Paulo Teixeira: 1º passo é regulamentar maconha terapêutica

Fonte: Terra

O deputado federal conversou com a jornalistra Maria Lins sobre a descriminalização da maconha. Foto: Ivan Pacheco/TerraNa semana em que o Terra exibe gratuitamente o filme Quebrando o Tabu, protagonizado pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, o líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Teixeira, afirmou que o primeiro passo nesse debate sobre descriminalização da maconha é liberar o seu uso para fins medicinais, algo que já ocorre em países conservadores, como os EUA.

"Os valores desse uso são comprovados para diversos problemas", explicou, enumerando doenças como glaucoma, câncer e aids, que usam a droga como forma de tratá-las. "O título Quebrando o Tabu é feliz por isso. Porque o tema é complicado e precisa ser debatido", elogiou.

"Combate à droga mata mais que o seu consumo"

Fonte: RTP(Portugal)

Mudar de paradigma no combate ao flagelo da droga como estratégia que deve nortear o conjunto das nações por soluções, que podem passar pela legalização e imposição de taxas, é a proposta de João Castel-Branco o presidente do conselho de administração do Observatório Europeu das Drogas e das Toxicodependências

João Castel-Branco considera ter chegado o momento de discutir de uma forma profunda e séria as várias soluções possíveis para erradicar o flagelo da droga e do seu consumo. Os intervenientes nesse combate terão obrigatoriamente de equacionar os prós e os contras das alternativas em cima da mesa.

O homem forte do Observatório Europeu tem como forte convicção, a de que “a guerra das drogas mata mais que as próprias drogas”. Castel-Branco recorre ao exemplo do Brasil para justificar a sua convicção. “No Brasil mataram 40 polícias no ano corrente. Por cada polícia morto morrem 10 ou 15 do outro lado”, constata citando as estatísticas oficiais do estado brasileiro.

Cidade holandesa restringe turismo da maconha a belgas e alemães

Fonte: G1

'Coffee shops' de Maastrich querem evitar transtornos causados por visitantes de outros países europeus.

Os proprietários dos coffee shops, cafés que vendem maconha e haxixe em quantidades limitadas, da cidade de Maastricht, no sul da Holanda, decidiram limitar a venda de drogas a turistas - e somente os belgas e os alemães poderão comprar drogas nesses locais, a partir de 1º de outubro.

A medida segue uma resolução do Conselho de Estado holandês, e tem como objetivo diminuir a presença de turistas de países europeus que vão à Holanda apenas para comprar drogas nos coffee shops em cidades fronteiriças.

Maastricht fica bem perto da fronteira com a Bélgica e a Alemanha, mas a restrição não será aplicada a turistas alemães e belgas, porque segundo Marc Josemans, presidente da associação Coffee Shops Oficiais de Maastricht (VOCM, sigla em holandês), o principal alvo da medida são os turistas de países europeus mais distantes, que chegam de carro e 'perturbam a ordem do trânsito local e causam desordem e destruição, principalmente nos fins de semana'.