domingo, 4 de abril de 2010

Oficial de Justiça é preso com drogas próximo à Favela da Rocinha, diz PM

Do G1

Um oficial de Justiça foi preso na noite deste sábado (3) com dois sacolés de cocaína e cinco comprimidos de ecstasy.

De acordo com as informações do serviço reservado do 23ºBPM (Leblon), o funcionário público saía de carro da favela da Rocinha, em São Conrado, quando foi abordado pelos PMs.
Segundo o batalhão, o oficial de Justiça não atendeu prontamente a ordem dos PMs e quase atropelou um policial. Ele tentou fugir em direção ao Joá, mas foi alcançado pelo carro da Polícia Militar.

Ele teria dito aos policiais que a droga era para consumo próprio. O oficial de Justiça estava acompanhado de um amigo, que segundo a PM, tem várias anotações criminais por roubo, lesão corporal e simulação de crime. O caso foi registrado na 15ªDP (Gávea).

Mais Inteligentes são os que fumam menos

Do DN

Um estudo israelita conseguiu estabelecer uma ligação entre o fumo de tabaco e a inteligência, bem desfavorável para os fumadores.

Segundo Mark Weiser, do departamento de psiquiatria da Universidade de Telavive, homens jovens que fumam têm um QI médio inferior ao de homens que não fumam. A equipa do professor Weiser recorreu a uma larga amostra de jovens recrutas do exército, naquele que é também o maior estudo do género.

A conclusão a que chegou este estudo é que o quociente de inteligência (QI) médio dos não fumadores era de 101, enquanto os fumavam um maço de cigarros diário tinham um QI de apenas 94. Nos testes convencionais, a inteligência média de uma população saudável oscila entre 90 e 110.

A equipa de Weiser eliminou da amostra as diferenças educativas e socioeconómicas, pois existirá relação entre a origem social das pessoas e o hábito do tabaco. Entre os 20 mil jovens que participaram neste estudo, verificou-se que mais de dois terços não fumavam.

Os investigadores israelitas afirmam que as pessoas com menor QI têm inclinação para dependências como a do tabaco, mas também para sofrer de obesidade ou má nutrição.

Cientistas propõem imposto sobre doces e refrigerantes

Do Jornal de Notícias

Cientistas do prestigiado Instituto Karolinska (Suécia), propuseram a criação de um "imposto do açúcar", a fim de reduzir o consumo de doces que, naquele país, atinge os índices mais elevados do Mundo.

"Já é hora de a Suécia debater um imposto do açúcar e usar o dinheiro arrecadado para reduzir os preços de frutas e verduras", dizem os pesquisadores, num artigo publicado no jornal sueco "Dagens Nyheter".

O texto afirma que os suecos são os maiores consumidores globais de rebuçados, doces e chocolates. A média de consumo anual é de 17 quilogramas por pessoa. No que respeita a refrigerantes e outras bebidas à base de açúcar, os suecos bebem, em média, 90 litros por ano.

Lennart Levi, um dos autores do artigo e também deputado do Parlamento sueco, afirmou, em declarações à BBC Brasil, que levará a proposta de criação do imposto do açúcar ao Governo. O objectivo principal é alertar para as consequências graves do elevado consumo de açúcar.

Na opinião do investigador, não se trata de proibir, mas sim de aplicar medidas que provoquem uma diminuição do consumo de açúcar, à semelhança do que se faz com o tabaco. Na Suécia, a introdução de altas taxas sobre o tabaco contribuiu para baixar drasticamente o número de fumadores.

No artigo os autores indicam que Noruega, Dinamarca e Islândia já introduziram formas de taxar refrigerantes e outros alimentos de alto teor de açúcar e que a Finlândia planeia fazer o mesmo ainda este ano.