sexta-feira, 26 de novembro de 2010

U.S. Moves to Outlaw Synthetic Marijuana

da CBSNews

(AP) Cracking down on fake pot, the government moved Wednesday to outlaw five chemicals used in herbal blends to make the synthetic marijuana sold in head shops and on the Internet to a growing number of teens and young adults.

Responding to the latest designer drug fad, the Drug Enforcement Administration began the 30-day process to put these chemicals in the same drug category as heroin and cocaine. The agency acted after receiving increasing reports about these products since 2009 from poison centers, hospitals and law enforcement agencies.

FHC defende política de enfrentamento ao tráfico no Rio

do G1

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) defendeu nesta sexta-feira (26) a política de enfrentamento ao tráfico de drogas conduzida pelo governo do Rio de Janeiro. Ao comentar os enfrentamentos recentes na capital fluminense, o presidente disse que traficantes estão praticando “terrorismo” e que a população parece estar de acordo com a reação estatal de retomada de áreas controladas pelo crime.

“Acho que, por um lado, é uma mudança do comportamento dos próprios traficantes, e, por outro, do país. Dos traficantes porque eles passaram a fazer terrorismo, e segundo que o pais disse basta, o Rio já dá a sensação que a despeito da violência que existe lá, a população está apoiando a reação do governo. Eu acho isso positivo”, afirmou FHC, que participa nesta sexta de seminário sobre liberdade de imprensa na TV Cultura, na capital paulista.

No entanto, o ex-presidente, que vem defendendo a descriminalização das drogas e o desgaste da abordagem proibicionista, reiterou que o tráfico “não se resolve só com a repressão”. “Está claro que a guerra às drogas, erradicar tudo, a violência, não esta funcionando”, afirmou. FHC defendeu que a prática puramente repressiva contra o tráfico deve ser substituída por ações para reduzir o consumo de drogas.

“Enquanto houver consumo, haverá tráfico. É preciso que simultaneamente se chame a responsabilidade dos consumidores, que são eles, em última análise, que sustentam o tráfico”, afirmou o tucano, para quem, contudo, o “Rio está reagindo da maneira que tem que reagir”.

Túnel clandestino para tráfico de drogas descoberto na fronteira México-EUA

da AFP

TIJUANA, México — Um túnel clandestino que cruza os Estados Unidos foi localizado em Tijuana (noroeste), cidade fronteiriça com a americana San Diego, a pouca distância de onde, no início de novembro, foi descoberto outro túnel, informou nesta sexta-feira uma fonte militar.

Integrantes do Exército mexicano localizaram na noite de quinta-feira o acesso do túnel, de cerca de 800 metros de comprimento e pelo qual se traficava maconha, disse à imprensa um militar, que pediu o anonimato

O túnel transfronteiriço foi encontrado no interior de uma casa de dois andares localizada a menos de duas ruas de onde, no dia 3 de novembro, foi descoberta outra passagem clandestina, que levou à apreensão recorde de quase 25 toneladas de maconha do lado americano.

Neste túnel, que atravessava uma empresa e uma estrada que conduz à fronteira, também foram localizadas "várias toneladas de maconha", segundo a fonte.

Em Tijuana, a mais movimentada fronteira do México, atua o cartel dos Arellano Félix e outras organizações, às quais é atribuída a construção destes túneis para o contrabando da droga.

No último ano, foram descobertas na região uma dezena de túneis que são utilizados para contrabando de drogas e entrada de imigrantes ilegais os Estados Unidos.

Autoridades destroem 184 hectares de maconha no Paraguai

da AFP

ASSUNÇÃO — Agentes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) destruíram 184 hectares de maconha no departamento (província) de Amambay, na fronteira com o Brasil, informou nesta sexta-feira o organismo.

A destruição foi realizada no âmbito da operação denominada "Nova Aliança VI-10", que terminou nesta semana com o apoio da Polícia Federal do Brasil, onde, nos primeiros dias do processo, foram incinerados 70 hectares da droga.

Durante a operação, também foram destruídas 15 toneladas da erva triturada, pronta para comercialização, indica o boletim ao afirmar que a tarefa foi realizada em uma zona de alta produção da droga, destinada principalmente ao Brasil.

O anúncio foi feito depois que agentes antinarcóticos locais apreenderam recentemente duas toneladas da mesma droga, que se encontravam em tonéis ou barris de combustível, que seriam transportados para a Argentina.

Esta apreensão ocorreu na costa do rio Paraguai, zona Chaco-í, na periferia da capital paraguaia, onde três pessoas foram presas, agora a cargo do Ministério Público.

Paraguai é um importante produtor e exportador de maconha na América do Sul, segundo dados da Senad.

Médicos desconhecem como tratar dependentes de crack

do Último Segundo

O consumo de crack no Brasil se tornou uma epidemia e, por enquanto, está absolutamente fora do controle das autoridades e das famílias brasileiras. Políticas de prevenção, tratamento e repressão ainda pouco eficientes preocupam a classe médica, que precisa atender os que sentem o efeito devastador da droga e responder às angústias de famílias que chegam aos hospitais sem saber o que fazer com os filhos. Até agora, eles dizem não saber como fazer isso.

Com este diagnóstico em mãos, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reuniu as principais autoridades do País para traçar, até a metade do ano que vem, novas normas de atendimento aos usuários dependentes do crack.

O CFM está preocupado com a lentidão dos resultados de políticas públicas para o assunto e também com o novo plano de combate traçado pelo governo federal. Os conselheiros querem participar mais ativamente das discussões e do monitoramento das ações definidas pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas da Presidência da República (Senad), que ainda estão no papel, mas movimentarão R$ 400 milhões até o fim do ano.

DGS alerta para efeitos do tabaco nos fumadores passivos

do A Bola

O director-geral da Saúde apelou, esta sexta-feira, aos fumadores para que tenham especial cuidado com os fumadores passivos, nomeadamente as crianças, para que não sejam «obrigados a fumar os cigarros dos fumadores».

Segundo um estudo a ser publicado pela revista The Lancet, o tabagismo passivo mata cerca de 600 mil pessoas por ano, entre elas 165 mil crianças.

«É absolutamente essencial fazer com que quem não fume não seja obrigado a fumar os cigarros dos fumadores», disse Francisco George, em declarações à TSF. «O fumo do tabaco, que tem venenos, não pode ser inalado», acrescentou o responsável da DGS.

Já o presidente da Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo (COPPT), Luís Rebelo, lembrou que «quem produz fumo ao fumar cigarros está claramente a prejudicar as pessoas que estão à sua volta» e apelou a uma alteração à lei, para que possa proteger mais os clientes e funcionários de cafés, onde é permitido fumar.

Políticas anti-HIV têm que considerar usuário de drogas como paciente, diz Cruz Vermelha

do Estadão

A propagação do HIV e da aids entre milhões de pessoas no mundo poderia ter sido reduzida se os usuários de drogas injetáveis fossem tratados como pacientes clínicos, e não como criminosos, afirmou a Federação Internacional da Cruz Vermelha nesta quinta-feira, 25.

"Mais de 80% dos governos em todo o planeta estão inclinados a realidades artificiais, impermeáveis à evidência de que enxergar pessoas que consomem drogas injetáveis como criminosos é uma política fracassada, o que contribui para a propagação do HIV'', disse a Cruz Vermelha.

Estima-se que 16 milhões de pessoas no mundo usem drogas injetáveis, principalmente porque dão uma sensação mais intensa e rápida que fumar ou cheirar, por exemplo. Segundo a Cruz Vermelha, esse tipo de uso é uma tendência crescente em todos os continentes.