domingo, 9 de janeiro de 2011

Mortes por tabaco na China podem triplicar até 2030

do Diário Digital

A China está a falhar nos seus esforços de fazer com que cerca de 300 milhões de habitantes se livrem do hábito de fumar, de acordo com especialistas que alertam que o número de mortes por causa do tabaco deverá sofrer um drástico aumento até 2030.

Segundo o estudo «Controle de Tabaco e o Futuro da China», divulgado pelas autoridades sanitárias do país, mais de 3,5 milhões de chineses devem morrer por ano por causa de doenças relacionadas com o hábito de fumar, comparado com 1,2 milhões de mortes em 2005.

A China, o maior produtor e consumidor de tabaco do mundo, comprometeu-se em lutar contra o tabagismo ao ratificar a Convenção Quadro da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Controlo do Tabaco (FCTC) há cinco anos.

«A China continua atrasada em termos das suas obrigações quanto à implementação do controle de tabaco», afirma o relatório elaborado pelo Centro Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças.

A despeito de assumir um compromisso nesse sentido, medidas antitabagistas não foram ainda tomadas, como proibir o fumo em locais públicos.

Resolução da Anvisa sobre cigarro preocupa o setor fumageiro

da Revista Voto

Representantes do setor fumageiro, entidades de pequenos agricultores e deputados preparam ofensiva para impedir que as empresas de tabaco sejam obrigadas a retirar ingredientes que adicionem sabores e aromatizantes aos cigarros, como quer a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A consulta pública (CP 112/2010), aberta pela Anvisa, prevê a proibição de aditivos que conferem sabor doce, mentolado ou de especiarias aos cigarros. A pesquisa vai durar até o dia 31 de março. Após a data, a Anvisa deve realizar debates com departamentos e entidades ligadas ao setor, para a consolidação final do texto e publicação da resolução.

Depois, a indústria terá até um ano para se adaptar às mudanças e os produtos fora das regras poderão ser recolhidos do comércio. A análise feita pelo gerente de produtos derivados do tabaco da Anvisa, Humberto Martins, é de que os sabores estimulam o uso do cigarro por jovens.

Cientistas chilenos desenvolvem vacina contra o alcoolismo

da AFP

SANTIAGO — Cientistas chilenos trabalham no desenvolvimento da primeira vacina contra o alcoolismo, baseada em uma mutação genética presente em 20% da população asiática, que, de forma natural, sofre consequências tão severas ao consumir álcool que isso inibe seu vício, explicou o médico coordenador do projeto.

Estas populações não têm um gene que produz a enzina "aldeído desidrogenase", que metaboliza o álcool no organismo. Sem essa enzina, ao beber "ocorre uma reação tão forte que as pessoas não tomam o álcool", explicou o médico da Universidade do Chile, Juan Asenjo, chefe dos pesquisadores, à rádio Cooperativa.

Cannabis escondido em retrato de Adebayor

do A Bola

A polícia britânica apreendeu hoje uma quantidade de cannabis, no valor de 3.500 euros, que um grupo de traficantes de droga pretendia fazer entrar no Reino Unido através de um retrato ilustrado por Emmanuel Adebayor, avançado do Manchester City.

A descoberta ocorreu num entreposto postal de Coventry e vinha escondida na referida pintura, proveniente do Togo, país de origem de Adebayor, com destino a Tottenham.

Segundo o jornal britânico The Guardian, esta foi apenas uma das inúmeras tentativas de fazer entrar no Reino Unido droga escondida nos mais variados objectos.

Polícia destrói 20 mil pés de maconha e prende família no Pará

do R7

A Polícia Militar encontrou uma plantação de maconha na comunidade do Cacoal, próxima ao município de Bragança, no Pará, nesta sexta-feira (7). Cerca de 20 mil pés da planta foram destruídos e encaminhados para o centro integrado de policiamento da região.

Quatro pessoas foram presas na operação, todas de uma mesma família. De acordo com a polícia, a quadrilha era composta pelo pai e mais cinco filhos, que plantavam a erva para consumo e venda.

Segundo a polícia, essa foi a maior apreensão dos últimos cinco anos no nordeste do Pará.Além dos pés de maconha em tamanho pequeno e grande, a polícia também encontrou duas espingardas, chumbo para abastecer a arma, duas motos com a placa raspada, cinco bicicletas e uma balança de precisão.

Todo o material apreendido foi levado para o comando da Polícia Militar no município.

Assista ao vídeo: