terça-feira, 2 de março de 2010

Adolescente de 17 anos é apreendido pela polícia por tráfico de drogas

do PE360

José Paulo de Lima, de 38 anos e um adolescente de 17 anos foram preso e apreendido pela policia respectivamente por tráfico de drogas no final da tarde desta terça-feira (2) em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul do Estado.

Segundo os agentes, José estava repassando 250 pedras de crack para o adolescente. Eles foram encaminhados para a delegacia de polícia do município.

Operações policiais levam 17 criminosos à prisão na região nordeste

da Agência Pará

O Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Civil de Castanhal, registrou prisão de 17 criminosos, nos primeiros meses do ano, na região nordeste. Eles respondem por tráfico de drogas, homicídios, roubos, formação de quadrilha, entre outros crimes. O balanço das ações realizadas durante as operações Águia de Rapina e Anjos da Águia, coordenadas pelo grupo policial, foi divulgado nesta terça-feira (2). Armas, drogas e veículos usados pelos bandidos foram apreendidos. As investigações resultaram nas decretações de quatro mandados de prisão preventiva por tráfico e formação de quadrilha.

O trabalho conta com apoio do Núcleo de Inteligência Policial (NIP) e das Superintendências Regionais vinculadas à Diretoria de Polícia do Interior (DPI). O GCCO deu início à primeira etapa das operações policiais em janeiro deste ano. A operação Águia de Rapina, com início em 21 de janeiro, prosseguiu até 6 de fevereiro. Já a Anjos da Águia começou em 11 de fevereiro e se estendeu até o último dia 27.

Polícia concentra esforços onde há maior incidência de tráfico

O secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, apresentou, nesta terça-feira (02), na Escola de Governo, os resultados parciais da operação para reduzir o número de homicídios decorrentes, principalmente do tráfico de drogas, no Paraná. “Esta é uma operação diferente e não tem prazo para acabar. Os resultados mostram que estamos no caminho certo. A polícia vai concentrar os esforços nos locais onde o geoprocessamento aponta as maiores incidências do tráfico de drogas, crime responsável por 95% dos homicídios, que é um desafio para as polícias do mundo inteiro”, afirmou o secretário.

Dados do Instituto Médico-Legal mostram que as mortes violentas em Curitiba e região metropolitana reduziram em 33,3%, se comparados os períodos das 8h de sexta-feira (26) até às 8h desta segunda-feira (1), com o mesmo período da semana anterior. Na região metropolitana a queda chegou a 35%. Na semana passada 39 pessoas morreram vítimas de ferimentos de arma de fogo, arma branca e agressão física, enquanto, neste final de semana, foram 26 mortes registradas.

Mulher é presa por tráfico de drogas na Capital

do Zero Hora

Uma mulher de 43 anos foi presa em flagrante por tráfico de drogas na tarde de hoje, em Porto Alegre. Ela foi detida na Rua Alberto Barbosa, no bairro Vila Jardim. Uma pistola, munições, 15 papelotes de cocaína já embalados para venda e dinheiro foram apreendidos.

De acordo com o delegado do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), Cleomar Marangoni, a mulher estava saindo de casa para vender a droga em um ponto de tráfico próximo ao Shopping Iguatemi no momento da prisão. Ela foi encaminhada à Penitenciária Feminina Madre Pelletier.

Droga apreendida no Centro veio da Bolívia, segundo Denarc

do Correio 24 Horas

Os mais de 5kg de pasta de cocaína apreendidos na segunda-feira (1º) no Centro vieram da Bolívia, segundo declarou nesta terça-feira o diretor do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), delegado Cleandro Pimenta.

A droga foi apreendida com quatro homens - Iuri Passos Carvalho, 24 anos, Walter Moraes Pereira, 36 anos, e os irmãos Fabiano Oliveira Passos, 34 anos, e Flávio Oliveira Passos, 41 anos - no final da tarde de ontem, na Rua Nova de São Bento. Os quatro estavam em um Gol que foi parado por policiais por seus passageiros já serem alvo de investigações da Denarc, segundo o delegado Pimenta. A cocaína foi encontrada escondida em cinco pacotes no carro. Flávio conseguiu fugir e está foragido.

De acordo com o Denarc, Fabiano já tem passagem pela Delegacia de Tóxicos Entorpecentes (DTE) e é apontado como o líder do tráfico de drogas no centro da cidade, com o irmão Flávio. Iuri e Walter, que são de Rondônia, trouxeram a droga de Porto Velho, adquirindo de um fornecedor que trouxe da Bolívia. Os três detidos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e estão presos no Complexo Policial dos Barris, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Homem é preso ao dar queixa de ameaças de traficantes no Rio

do Terra Notícias

Perseguido por traficantes da favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, Cleimarque do Carmo Silva Brito, 26 anos, se apresentou nesta terça-feira à 78ª Delegacia de Polícia (Fonseca), em Niterói, região metropolitana. Na delegacia, ele foi preso após os policias descobrirem que o rapaz tinha na ficha vários registros de assaltos a mão armada e envolvimento com tráfico.

Ele afirmou ao delegado titular, Reginal Guilherme da Silva, que traficantes da Rocinha queriam matá-lo porque ele havia largado o tráfico e a vida de crimes para virar evangélico.

No ano passado, ele estava numa prisão albergue, de onde fugiu. Brito disse que havia fugido da Rocinha e estava morando na Vila Ipiranga por medo dos antigos comparsas.

Chefe antidrogas da Guatemala é presa por ligação com o tráfico

do O Globo Online

A chefe antidrogas da Guatemala, Nelly Bonilla, e o diretor da polícia civil do país, Baltazar Gonzalez, foram presos nesta terça-feira pelo suposto envolvimento em um roubo de cocaína que resultou na morte de cinco policiais.

"Nós os prendemos por estarem relacionados ao roubo de drogas em Amatitlán, em março de 2009, onde faleceram cinco agentes da Direção de Análise e Informação Antidrogas (Daia)", disse o procurador geral Amílcar Velásquez.

As detenções são resultados de uma investigação conjunta das autoridades do país e da Comissão Internacional Contra a Impunidade na Guatemala (CICIG), apoiada pelas Nações Unidas.

Em 24 de março de 2009, cinco policiais do departamento antidrogas morreram em um confronto com supostos integrantes do braço armado do Cartel do Golfo, conhecidos como "Los Zetas". O incidente ocorreu na cidade de Amatitlán, localizada a 30 quilômetros ao sul da capital.

As autoridades encontraram metralhadoras, fuzis e 500 granadas na casa onde os policiais foram atacados.

Ao anunciar a prisão, o procurador geral não descreveu como a morte dos policiais estaria relacionada ao roubo de cocaína ou detalhou o envolvimento dos agentes federais no caso.

Segundo ele, tanto Bonilla como Gómez estão agora à disposição da Justiça no país.

Tráfico Internacional: Líder de facção é preso

do Diário Catarinense
Nelson de Lima, o Setenta, e quadrilha foram cercados na Ponte Pedro Ivo em Florianópolis

Traficante internacional, um dos maiores fornecedores de drogas do Estado e fundador da maior facção criminosa que atua nos sistema prisional catarinense. Assim foi apresentado Nelson de Lima, 37 anos, o Setenta, preso com um quilo de crack em Florianópolis com outras cinco pessoas. O Departamento de Administração Prisional (Deap) informou que ele teria ordenado e participado de duas execuções dentro do Complexo Penitenciário de São Pedro de Alcântara.

Setenta e outros dois detentos criaram a organização criminosa na unidade prisional seguindo os moldes da facção fundada em São Paulo. Depois de conseguir a liderança em São Pedro de Alcântara à base de assassinatos, o grupo se espalhou para outras cadeias do Estado.

Combate ao crack no Ceará

da Tv Verdes Mares

O combate ao consumo do crack é um dos temas das oficinas que estão sendo realizadas em Paraipaba, no litoral oeste. Lideranças comunitárias, educadores, religiosos e familiares participam das oficinas, que serão realizadas até quinta-feira (4) pelo Núcleo de Apoio á Saúde da Família e Centro de Assistência Psicossocial.

Um dos objetivos é criar uma rede social para combater o consumo da droga na região. Encerrando a programação vão ser realizados debates, mesa redonda e exibição do documentário Selva de Pedra – Fortaleza Noiada.

Casal preso com crack

do Blog do Madeira

Um borracheiro e a esposa dele foram presos pela Polícia Militar. Com eles os policiais encontraram pedras de crack e saquinhos plásticos para embalar a droga. Foi na avenida Antonio Plácido de Barros, no bairro Sion. O homem se recusou a ser vistoriado e, segundo os militares, foi preciso usar força física para dominá-lo.

PM apreende 129 papelotes de crack no jardim São Paulo

drogas Dois homens, de 33 e 22 anos, foram presos em flagrante por tráfico de drogas, anteontem, no bairro jardim São Paulo. Com os suspeitos foram apreendidos 129 papelotes contendo pedras de crack.

A Polícia Militar (PM) informou que durante patrulhamento recebeu a informação de que, em uma casa, estaria ocorrendo tráfico de drogas. Na casa, policiais flagraram um dos suspeitos, que não tiveram as identidades reveladas, com um embrulho, no qual havia 124 papelotes contendo crack.

Durante buscas no local, foram encontradas mais cinco papelotes, também de crack, dentro de um guarda-roupa, R$ 587,58, além de sacos plásticos, usados para embalar drogas. O segundo suspeito, proprietário da casa, também foi autuado em flagrante e encaminhado, juntamente com o suposto comparsa, para o Plantão policial. A dupla, depois de indiciada, foi encaminhada para a cadeia pública de Rincão.

PRE apreende carro com maconha e cocaína

do CGN

A viagem até o Rio Grande do Sul acabou bem mais cedo que o esperado, mais precisamente na PRC 163, no Posto da Polícia Rodoviária Estadual de Lindoeste.

As abordagens de rotina, realizadas com frequência, estão rendendo constantes apreensões. Nesta tarde de terça-feira (02) dois homens: Felipe Giovane Hoerlle Closs, 31 anos, motorista do corsa, HPB 6754, e José Antônio Domingos da Silva, 38 anos, foram presos em flagrante com 13,400 kg de maconha de 500 gramas de cocaína.

Os policiais encontraram a droga dentro do tanque de combustível do carro. Os acusados informaram que os entorpecentes foram adquiridos em Foz do Iguaçu e seriam levados para Campo Bom/RS, esta pelo menos era intenção, porque agora os dois retornam para Cascavel direto para 15ª SDP.

Jovem traficante cai nas garras da PM

do blog do Leão

Blog A Polícia Militar do Amazonas, através de seus integrantes da 4ª CIPM (serviço reservado), recebeu uma denúncia delatando que o cidadão infrator Domingos Trindade Martins Almeida, 18 anos, residente na Rua S/3, nº 482, bairro São Domingos Sávio, em Humaitá-Am, encontrava-se realizando mercancia de substância entorpecente.

Segundo o Boletim Único de Ocorrência da PM, por volta das 17h45min, do último dia 01 de março do corrente, o infrator ao perceber a movimentação dos policiais tentou empreender fuga, mas foi capturado e ao ser revistado portava consigo 01 (uma) trouxinha de maconha e confessou que o restante estava em sua residência, inclusive estava endolando o restante para futura comercialização.

Quando a PM realizou busca na residência do infrator, foi encontrado em seu quarto cerca de 08 (oito) papelotes de maconha, 47 (quarenta e sete) papelotes de pasta base de cocaína , 45 (quarenta e cinco) gramas de pedra de óxido e 01 (uma) arma de fabricação caseira, além da quantia de R$ 81,00 reais.

Fumantes têm QI mais baixo que não-fumantes

do BRAHA

Jovens que fumam um maço de cigarros têm 7,5 pontos a menos de QI, diz estudo

Tabagistas têm menor índice de QI (quociente de inteligência) do que os que não fumam. E quanto mais cigarros fumados, menor é o QI do fumante. É o que mostra um estudo feito com mais de 20 mil recrutas militares israelenses.

A pesquisa, realizada no Sheba Medical Center, em Israel, concluiu que homens jovens que fumam um maço de cigarros ou mais por dia têm 7,5 pontos a menos de QI do que aqueles que não fumam.

Entre os participantes da pesquisa, todos eles com 18 anos, 28% fumavam ao menos um cigarro por dia, 3% são ex-fumantes e 68% nunca colocaram um cigarro na boca.

Polícia flagra pés de maconha por acaso

do Blog do Madeira

pes_maconha A Polícia Militar atendia uma ocorrência de furto no bairro Santana, em Varginha. Os policiais ouviram um barulho na casa ao lado e desconfiaram que o ladrão poderia estar escondido ali. Bateram na porta e, quando entraram, encontraram pés de maconha no corredor da casa e no quintal.

Os policiais encontraram ainda uma espécie de estufa caseira para secar as folhas da planta. O dono da casa, um estudante de 22 anos, foi preso. O caso aconteceu na noite de domingo.

Três Lagoas: Aluna do 8º ano carregava maconha no estojo

do Midia Max

Uma aluna do 8º ano de uma escola particular de Três Lagoas foi flagrada por uma estudante com uma trouxinha de maconha escondida dentro do estojo.

O fato aconteceu na última sexta-feira (26) em um colégio localizado à Rua João Gonçalves de Oliveira no centro do Município.

De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada na manhã de hoje a comparecer na escola onde foi informada por um funcionário sobre o ocorrido.

O funcionário contou que foi procurado por uma aluna, a qual relatou que teria encontrado uma trouxinha de plástico contendo o entorpecente e a entregou para ele.

Os policiais apreenderam a maconha e registraram o caso no 1º Distrito de Polícia Civil.

Jovem é preso com crack e maconha no loteamento Nova República

do Tribuna do Norte

Um jovem ainda não identificado foi preso em flagrante com cerca de 50 pedras de crack e 18 trouxinhas de maconha na tarde desta terça-feira (2) no loteamento Nova República, zona Norte de Natal.
Informações preliminares da 6ª Delegacia de Polícia dão conta que a prisão foi efetuada a partir de uma denúncia. O acusado ainda tentou fugir pulando o muro de algumas casas, mas foi alcançado e levado para a 6ª DP.
A prisão aconteceu por volta das 15h. O jovem, que aparenta ter 20 anos, será interrogado e autuado por tráfico de drogas.

PF prende quatro acusados de tráfico em Ilhéus

do A Tarde

Quatro pessoas acusadas de tráfico de drogas foram presas na manhã desta terça-feira, 2, na cidade de Ilhés (a 465 Km de Salvador), em uma operação da Policia Federal (PF), batizada de Malhado. O grupo estava numa casa em frente à Justiça do Trabalho, no bairro de Malhado, e com eles foram apreendidos aproximadamente 400 gramas de crack e cocaína e cerca de R$ 1.600.

Relatório do governo dos Estados Unidos cita casos Arruda e Sarney

do G1

Um relatório divulgado na segunda-feira (1) pelo Departamento de Estado americano diz que a corrupção no Brasil continua "preocupante". O relatório segue citando os casos de José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), governador do Distrito Federal afastado do cargo por supeita de corrpução, e as várias denúncias de irregularidades feitas contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

O relatório em que o Brasil é citado (veja aqui) trata das medidas tomadas pelos governos para combater o tráfico internacional de drogas e é feito anualmente para ser enviado ao Congresso dos Estados Unidos. Os dados do relatório deste ano se referem a 2009. Apesar de tratar sobre tráfico de drogas, o relatório também faz um resumo da situação política de alguns países.

Seis suspeitos de tráfico de droga detidos nos Açores

do Abola

droga A PSP deteve cinco homens e uma mulher, acusados de tráfico de estupefacientes organizado, na ilha de S. Miguel, nos Açores. A detenção foi comunicada esta terça-feira, mas aconteceu no final de Fevereiro. As investigações duraram vários meses.
As provas recolhidas indiciam que o tráfico de droga era uma actividade dos suspeitos há já algum tempo, adianta a PSP em comunicado. As buscas domiciliárias resultaram ainda na apreensão de heroína.
Dois dos detidos são suspeitos de serem os líderes das redes de tráfico em várias freguesias dos concelhos da Lagoa e Ponta Delgada. Vão aguardar julgamento em prisão preventiva.

Duas pessoas são presas em Porto Alegre com cerca de 2 mil pedras de crack

do Zero Hora

A Brigada Militar prendeu duas pessoas, um homem e uma mulher, em flagrante no início desta tarde no Bairro Jardim Protásio Alves, em Porto Algre. A dupla estava com cem gramas de crack — o que equivalente a duas mil pedras da droga, além de 425 gramas de cocaína, três balanças de precisão e diversos cartuchos de munição.

Os dois foram encaminhados para a Terceira Delegacia de Pronto Atendimento da Capital. A prisão aconteceu em meio às buscas ao homem suspeito de ter matado uma mulher a tiros e deixado a filha dela ferida nesta madrugada no Bairro Jardim Protásio Alves. A Brigada Militar já tem um suspeito do crime.

Mais menores são apreendidos com maconha em Sinop

do Só Notícias

Três menores (idades não informadas), foram apreendidos, com drogas. Dois foram detidos no Jardim das Oliveiras. Eles foram encontrados nas proximidades de um bar, durante ronda da guarnição, com substância análoga a maconha. O terceiro caso foi identificado no Jardim Jacarandás. O menor apreendido já tem antecedentes criminais e também estava com substância semelhante a maconha. As quantidades naõ foram confirmadas.

Os três foram conduzidos ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania, onde ficaram a disposição da Justiça. Na semana passada, conforme Só Notícias já informou, a Polícia Federal pegou o menor R.M, 17 anos, com 1 kg de pasta base de cocaína.

Lorena: Polícia apreende 6,6 quilos de maconha

do Agora Vale!

noticias_232010111426_2 A Polícia Militar de Lorena realizou a apreensão de seis quilos de maconha na tarde de ontem (01), no bairro Industrial. O suspeito de traficar o entorpecente foi preso.
Segundo a PM, um homem foi localizado em atitude suspeita no interior do bairro, tentando fugir ao avistar os policiais, para uma residência. O suspeito foi abordado no portão do referido imóvel. A polícia localizou no interior da residência seis quilos e 600 gramas de maconha.
A droga foi apreendida e o suspeito foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes, sendo conduzido até à Cadeia Pública de Lorena.

Militar flagrado no bonde do tráfico pode ser expulso

do Extra Online

O soldado da Aeronáutica, de 20 anos, identificado por policiais da 81ª DP (Itaipu) em imagens feitas pelo EXTRA na esquina do medo (clique e assista ao vídeo), pode ser expulso da corporação. No flagrante, ele aparece desarmado, mas está pilotando uma moto emparelhada com outra que carrega um bandido com um fuzil. O soldado é lotado no Parque do Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL) e se apresentou à organização militar para prestar esclarecimentos à polícia. De acordo com o Centro de Comunicação da Aeronáutica (CCA), ele está em liberdade, à disposição da Justiça. Ainda segundo o CCA, se for comprovado o seu envolvimento com o tráfico, o militar pode sofrer sanções disciplinares ou ser expulso das Forças Armadas. A 21ª DP (Bonsucesso) deve tomar o depoimento do suspeito até o fim desta semana.

Advogada presa por ligação com o tráfico tem Habeas Corpus negado

do OlharDireito

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie negou liminar ao pedido de habeas corpus interposto pela defesa da advogada Kattleen Káritas Oliveira Barbosa, presa em Cáceres no dia 13 de março de 2008, durante a Operação Volver da Polícia Federal.

Ela foi denunciada pelo Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça de Cáceres, pelos crimes de formação de quadrilha e associação ao tráfico. A advogada está presa preventivamente nas dependências do Corpo de Bombeiros de Cuiabá.

Kattleen foi ao STF questionando a decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Celso Limongi, que havia indeferido liminar para a acusada. Ela também já havia ingressado com dois pedidos de habeas corpus no Tribunal Regional Federal (TRF), mas não obteve êxito.

Para os autores da denúncia, promotores de Justiça Januária Dorileo Bulhões e Samuel Frungillo, as decisões do TRF e STJ reforçam a tese defendida pelo Ministério Público de que a prisão da advogada é essencial para a manutenção da ordem pública.

O Ministério Público já ofereceu três denúncias contra 36 pessoas indiciadas na 'Operação Volver', deflagrada pela Polícia Federal. Alguns processos foram encaminhados à Justiça Federal e outros tramitam na esfera estadual.
A quadrilha, conforme o Ministério Público, contava com o envolvimento de duas advogadas: Kattleen Káritas Oliveira Barbosa e Lucy Rosa da Silva. A segunda responde por corrupção ativa e tráfico de influência.

Suspeito de chefiar o tráfico no Pavão-Pavãozinho é preso na Maré

do G1

O traficante Josinaldo Cunha da Silva, o Sapão, de 35 anos, apontado pelo polícia como chefe do tráfico de drogas da favela Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, foi preso na manhã desta terça-feira (2). Ele foi capturado no conjunto de favelas da Maré, no subúrbio.

Segundo a delegada titular da 20ª DP (Vila Isabel), Leila Goulart, que ultimamente investigava o traficante, ele migrou para a favela Parque União depois que a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) foi instalada no Pavão-Pavãozinho, em dezembro de 2009.
A delegada informou ainda que existem 11 mandados de prisão contra o suspeito. Entre elas há crimes como homicídio, receptação, ocultação de cadáver e, principalmente, tráfico de drogas.

Psiquiatra defende tratamento compulsório de drogados

do Correio do Brasil

deolho02.03.10 Em entrevista ao deputado federal Marcelo Itagiba (PSDB-RJ) para o programa De Olho no Rio, levado ao ar no último domingo, pela CNT, o psiquiatra Jorge Jaber, especialista no tratamento de dependência química, declarou ser favorável ao projeto de lei (nº 6.073) do parlamentar, que promove mudanças na lei que, em 2006, instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad).

De acordo com o projeto de Marcelo Itagiba, todos os viciados em drogas que apresentarem elevado grau de dependência, a ponto de serem considerados, de acordo com laudos médicos, incapazes de tomar decisões pessoais, serão submetidos a tratamento de saúde especializado e obrigatório.

Ainda, segundo o projeto, também serão obrigados a se tratar todos aqueles que, mesmo não sendo totalmente dependentes, forem presos pela terceira vez por uso de drogas.

–  Sou totalmente favorável ao projeto porque, comprovadamente, conforme demonstram dezenas de estudos realizados a respeito dessa questão, o tratamento compulsório destinado à recuperação de dependentes de droga dá mais resultados positivos do que os feitos voluntariamente, ou seja, com a concordância do paciente – afirmou Jorge Jaber.
População aprova projeto de Itagiba

Durante a entrevista, Marcelo Itagiba ressaltou que tem grande aceitação popular o seu projeto de lei, que, além do tratamento compulsório, prevê a possibilidade de o juiz poder determinar a prisão de até 30 dias para os condenados por porte de drogas que não cumprirem as penas alternativas imputadas. O Sisnad acabou com a pena de prisão para usuários e estabeleceu apenas multa e admoestação verbal (advertência) como sanções a serem aplicadas aos que não cumprirem as penas alternativas.
Enquete feita no blog Justiça e Cidadania, do jornal O Dia, em outubro do ano passado, revelou que a maioria aprova o projeto, sendo que 70,7% consideram que “os dependentes químicos ajudam a financiar o tráfico de drogas”, enquanto somente 29,3% acham que “os usuários devem receber apenas tratamento de saúde gratuito do estado”.
Na entrevista, o psiquiatra Jorge Jaber alertou para importância de o governo federal investir em campanhas publicitárias que esclareçam a população sobre os riscos oferecidos pelas drogas, principalmente o crack.
–  A droga, sobretudo o crack, que está criando uma geração de perdidos, instaura o caos no âmbito familiar do dependente e o leva à morte, de forma humilhante – afirmou o psiquiatra.

Abuso de remédios cresce no mundo e supera uso de drogas

do Gazeta News

O uso abusivo de remédios prescritos e o número de viciados em medicamentos já supera o de usuários de cocaína, heroína e ecstasy no mundo.O alerta foi feito pela Junta Internacional de Fiscalização a Entorpecentes (Jife), da ONU, que divulgou um relatório sobre drogas em Viena (Áustria). “As pessoas tendem a achar que o abuso de medicamentos prescritos é apenas um uso inadequado de substâncias para tratar problemas de saúde. Mas esses incidentes são frequentemente resultado de um vício que pode ser tão letal como a dependência de drogas como a heroína ou a cocaína”, diz o documento.

A Jife afirmou que a morte de diversas celebridades no ano passado, como o cantor Michael Jackson, chamaram a atenção para o uso exagerado de remédios prescritos. Aqui nos Estados Unidos, 6,2 milhões de pessoas abusaram destes medicamentos em 2008, perdendo em número apenas para o consumo de maconha. A tendência, contudo, está se espalhando por todo o mundo nos últimos anos, segundo Hamid Ghodse, diretor do Centro Internacional de Política de Drogas da Universidade St George, em Londres, e um dos autores do relatório. “[O abuso] precisa ser combatido urgentemente”, alerta Ghodse, que ressaltou a dificuldade em se conseguir dados sobre o uso abusivo de farmacêuticos, que é um “problema escondido”.

O relatório afirma que, na Alemanha, entre 1,4 milhão e 1,9 milhão de pessoas são viciadas neste tipo de droga. Já no Canadá, entre 1% e 3% da população abusam dos chamados opioides.

Enteógenos, llaves al mundo interno

clique na imagem para conhecer o site.

Festa com cocaína e crack leva 70 à prisão na BA

do Blog do Noblat

A polícia baiana autuou 70 pessoas em flagrante na operação desencadeada anteontem para prender os participantes da "Festa do Pó", que seria a comemoração do aniversário de 25 anos do traficante Josenildo Borges de Souza, o Pona, em uma casa de eventos no bairro Jardim Cruzeiro, em Feira de Santana, a 108 quilômetros de Salvador. Foram detidas e encaminhadas para o Complexo Policial Investigador Bandeira 110 pessoas, entre homens, mulheres e adolescentes.

Após uma triagem, 40 dos presos foram liberados. Entre os detidos estão três mulheres, que já foram levadas ao Presídio Regional. Um fato que chamou a atenção dos policiais foi a presença de crianças, muitas ainda de colo, que os pais levaram à festa — iniciada às 12 horas de terça-feira e regada a drogas.

PM apreende carga de maconha que seria entregue em Dourados

do Agora MS

167455 Em Amambaí, a PM (Polícia Militar) daquela cidade apreendeu uma carga de maconha que estava sendo transportada em um veículo, na qual segundo a informação do suposto traficante que foi preso na operação, Gilmar de Oliveira, seria entregue na cidade de Dourados.

Na apreensão da droga ocorrida no início da madrugada de segunda-feira após uma perseguição, a Polícia Militar informou que após ser pesada, ela totalizou 263 quilos e 500 gramas.

Os militares realizavam rondas pela cidade, quando na avenida Nicolau Otano, na área central, abordaram para uma averiguação de rotina, o condutor de um GM/Monza, vermelho, com placas JKS- 8773, de Ribeirão Preto, São Paulo, e seu acompanhante.

Maconha aumenta risco de psicose e alucinações

do O Dia

Rio - Jovens que fazem uso de maconha por seis anos ou mais têm o dobro de chances de sofrer episódios psicóticos, alucinações ou delírios do que quem nunca usou as drogas, afirmou estudo do Instituto Neurológico de Queensland, na Austrália.

O coordenador da pesquisa, John McGrath, estudou por 21 anos cerca de 3,8 mil pessoas nascidas entre 1981 e 1984 e acompanhou a frequência de uso da droga. “Pessoas que experimentaram maconha tinham duas vezes mais chances de ter psicose não-afetiva, como esquizofrenia”, disse McGrath, ressaltando que, quanto maior é o tempo de uso, mais alto é o risco de ter psicose.

Os estudos também revelaram que os usuários do entorpecente tinham quatro vezes mais chances ter delírios.

Polícia apreende 116 quilos de maconha

do Correio de Uberlandia

Polícia Civil prendeu seis pessoas neste fim de semana em Uberlândia, Prata e Patos de Minas e apreendeu 116 quilos de maconha. Eles são suspeitos de tráfico de drogas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Giane Mendes da Silva e Márcio Antônio de Souza foram presos em Uberlândia, em casas diferentes. Outros dois homens, José Maria Marques e Israel Ramos de Souza, foram presos em um hotel em Prata e Marcos Aparecido Francisco Rodrigues e Sidney Lúcio Moreira de Melo em Patos de Minas. Eles foram presos durante a “Operação carga pesada”, deflagrada após seis meses de investigações da Polícia Civil de Patos de Minas.

Turista grego é detido com drogas na Rocinha

do O Dia Online

Rio- Um turista grego foi detido por policiais do 23º BPM (Leblon), no início da madrugada desta terça-feira, em um dos acessos à Favela da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. O turista foi abordado após entrar em uma van. Com ele foram apreendidos um sacolé de cocaína e duas trouxinhas de maconha.

O estrangeiro, que estava há cerca de três semanas no Rio de Janeiro, contou aos policiais que comprou a droga para o seu próprio uso. Ele foi encaminhado à 14ª DP (Leblon). De acordo com a delegada adjunta Tatiana Queiroz, o turista foi autuado como usuário e liberado após prestar depoimento.       

Ladrões trocavam celulares por crack

do JM Online

Quatro pessoas envolvidas com o tráfico de drogas foram presas na madrugada de ontem, no bairro Boa Vista. Alisson Antonio Alves, 21; Brenner Felipe Batista do Amaral, 18; Róbson Santos da Cunha, 27; e Adriana Dias Henrique, 31, foram flagrados em uma boca de fumo localizada na rua Maria Lourêncio.

No local, Róbson e Adriana haviam acabado de trocar um aparelho celular, roubado minutos antes de uma adolescente de 15 anos, por pedras de crack. Os donos da droga, segundo a polícia, eram Alisson e Brenner.

Após a abordagem, os militares realizaram buscas no interior da residência, onde foram localizadas 19 pedras da droga, além de R$ 34 em dinheiro e quatro aparelhos de telefone celular.

Após questionamentos, o casal confessou a autoria do roubo do aparelho e foi preso. Já a dupla de traficantes foi presa em flagrante, sendo todos encaminhados para a Delegacia Regional.

Outro. Já na noite do domingo (28), Hamilton Almeida da Silva, 22; e Jean Régis Ferreira, 24, foram presos por motivos semelhantes. Os dois foram surpreendidos e presos na rua Rockefeller comercializando pedras de crack.

No local, Jean trocou um aparelho celular pertencente ao homem de 57 anos, que fora roubado momentos antes.

No interior da residência, foram localizadas 17 pedras de crack e outro aparelho celular, também trocado por drogas.

Preso, granada e drogas no rastro do bonde

do Extra Online

Cerca de 80 policiais militares do 3º BPM (Méier) e 22º BPM (Maré), com apoio da Companhia de Cães (CIPM), realizaram ontem uma operação nas favelas do Jacarezinho e de Manguinhos, procurando os bandidos flagrados aterrorizando, com fuzis e pistolas, motoristas e pedestres no cruzamento das avenidas Dom Helder Câmara e dos Democráticos. É a terceira vez que a polícia faz incursões nas comunidades, nos últimos cinco dias. Houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido.

Maurício Moreira de Araújo Silva, de 19 anos, foi preso e um menor de 17 anos foi apreendido. De acordo com os PMs, eles foram encontrados na comunidade Mandela 1, com 92 comprimidos de ecstasy. A dupla aguardava o fim da operação para participar da feira da droga, no Jacarezinho.

A polícia também apreendeu uma granada, 18 munições calibre 9 mm, 754 pedras de crack, 205 sacolés de cocaína, 680 trouxinhas de maconha e fogos de artifício. Foram recolhidas 28 motos roubadas. Os registros foram feitos na 21ª DP e na 25ª DP (Engenho Novo), que investigam o caso da esquina do medo.

Homem, irmã e mãe são presos por tráfico de drogas em Belo Horizonte

do O Globo Online

SÃO PAULO - A polícia prendeu um homem, a irmã e a mãe dele, todos envolvidos no tráfico de drogas, na tarde desta sexta-feira, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os policiais chegaram até Thiago Matias dos Santos, de 24 anos, depois de receber denúncias de que ele teria ajudado na fuga dos suspeitos de atirar em quatro pessoas dentro de um clube durante o carnaval. Um homem e uma criança morreram.

Segundo a polícia, Thiago Matias dirigia um carro com carteira de motorista falsa e já foi condenado por tráfico de drogas. Ao chegar na casa dele, os policiais também desconfiaram da irmã e da mãe do rapaz.

Maria de Lourdes Lopes, de 51 anos, e Cristiane Lopes dos Santos, de 30, já foram condenadas a três anos de prisão, mas estavam foragidas. As duas foram levadas para o Ceresp centro-sul.

Agentes interceptam droga no IPA - No Desodorante!

do Jornal da Cidade

Almir Sales da Silva, 21 anos, preso por tráfico de entorpecentes, foi autuado no Instituto Penal Agrícola (IPA) de Bauru ao tentar passar cinco pacotes de maconha para outra cela através de um desodorante amarrado a um barbante.

No último domingo, agentes penitenciários foram avisados pelo vigia da torre sobre movimentação estranha no raio 7, cela 3. Ao chegarem ao local, constataram que um dos ocupantes da cela tentava jogar para o raio 5, cela 3, um frasco de desodorante contendo cinco invólucros de maconha, o qual estava amarrado em um barbante para ser recuperado caso não atingisse seu alvo.

Então, os agentes recolheram o recipiente, apreenderam a maconha que estava em seu interior e indagaram os ocupantes da cela sobre quem estaria jogando a droga. Almir Sales da Silva se apresentou como o dono do entorpecente e foi encaminhado ao Plantão Policial para a elaboração do Boletim de Ocorrência.

Polícia apreende 93 quilos de maconha em Amambai

do MidiaMax

Policiais militares de Amambai apreenderam 93 quilos de maconha no início da noite dessa segunda-feira (1) no município. Segundo o site A Gazeta News, a droga era transportada no fundo falso do painel, nas laterais das portas, no encosto e no interior do banco traseiro e o pára-choque traseiro do veículo Celta quatro portas, cor prata, placas MYN 3601 de Natal-RN.

De acordo com a Polícia Militar, o veículo foi abordado na Avenida Nicolau Otano, saída para Caarapó e durante vistoria de rotina, os policiais encontraram a droga. O motorista do carro, José Erivelto dos Anjos, de 30 anos, que diz ser natural do Rio Grande do Norte, mas atualmente estaria residindo na Bahia, disse aos policiais que não sabia da existência do entorpecente no veículo.

Ele, juntamente com o entorpecente apreendido, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Amambai.