terça-feira, 22 de maio de 2012

Irã enforca 14 homens por envolvimento com tráfico de drogas

Fonte: Terra

Por envolvimento com o tráfico de drogas, 14 homens foram enforcados nesta segunda-feira em Teerã, no Irã, segundo a agência iraniana Isna. Os acusados foram executados em uma prisão na capital do país, de acordo com a promotoria da cidade.

Eles chegaram a pedir clemência ao Tribunal, o que foi negado. As autoridades do país ainda confiscaram as propriedades dos executados, considerando que todas haviam sido adquiridas com dinheiro proveniente do tráfico.

O Irã foi em 2011 o segundo país com mais execuções no mundo, só perdendo para a China. Foram 670 pessoas mortas, de acordo com o relator especial da ONU para os Direitos Humanos, Ahmed Shahid. Desde 2003, a república iraniana multiplicou quase por sete o número de execuções, que naquele ano chegou a 100.

Shahid indicou que 81% das penas de morte no Irã tiveram relação com o tráfico de drogas. O representante da ONU suspenda as execuções para todos os delitos, troque as penas por apedrejamento e proíba a execução de menores, como estabelece o direito internacional. No Irã, a interpretação da lei islâmica ou Sharia, aponta que devam ser condenados a morte os assassinos, estupradores e traficantes e todos aqueles que atentam contra a lei de Alá e o próprio país.

Nick Diaz é suspenso por um ano por causa do uso de maconha

Fonte: Terra

Custou caro o fato de Nick Diaz ter lutado sob efeito de doping no UFC 143. Além de perder para Carlos Condit o cinturão interino dos pesos meio-médios, o lutador ainda ficará suspenso por um ano, já que foi detectada a presença de maconha em seu sangue. Foi a segunda vez que ele foi flagrado com a substância no corpo.

A Comissão Atlética de Nevada (NSAC) anunciou a punição de Nick Diaz nesta segunda. Antes, o atleta tinha tentado uma manobra jurídica para se livrar da suspensão. Ele processou a NSAC e, apesar de não ter vencido a causa, pelo menos conseguiu ser ouvido. A tática, porém, não deu certo, principalmente pelo fato de Diaz ser reincidente em casos de doping.

A luta entre Nick Diaz e Carlos Condit aconteceu em fevereiro de 2012 e valia o cinturão interino porque o atual campeão, Georges Saint-Pierre, está contundido. A suspensão de Diaz dura um ano a partir da data deste combate, portanto, ele só poderá voltar a lutar em fevereiro de 2013.