quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ativistas ameaçam fumar maconha em frente ao Senado no México

Fonte: Folha de São Paulo

Um grupo de organizações civis ameaça fumar maconha em frente ao Senado do México em protesto pedindo a descriminalização da droga, nesta sexta-feira. O grupo também entregará um abaixo-assinado com o respaldo para a tramitação de um projeto para legalizar a droga.

"Entregaremos nossa petição de visibilidade fumando maconha", revela o comunicado lançado nas redes sociais por um grupo chamado Frente de Artistas e Organizações pela Liberação da Maconha no México.

Os organizadores afirmam que poderão juntar até 10 mil pessoas em frente à casa legislativa, na Cidade do México, a partir do meio-dia. Além da promessa, os grupos sociais entregarão informativos e reunirão mais assinaturas, além de realizar atividades artísticas, como pintura e shows.

O grupo ainda prevê voltar a fazer ato similar no dia 5 de maio, dia mundial da Marcha da Maconha. O México descriminou o porte da droga para consumo pessoal, até o limite de 5 gramas, o que é considerado pouco pelos manifestantes.

O país passa por uma onda de violência, especialmente na região fronteiriça com os Estados Unidos, desde que o presidente Felipe Calderón começou uma guerra contra o tráfico, em dezembro de 2006. Nos conflitos, pelo menos 50 mil pessoas morreram desde o início da ofensiva.