quinta-feira, 24 de junho de 2010

Maconha ainda é a droga mais consumida do mundo, diz Unodc

do O Repórter

Nova Iorque (Rádio ONU) - A maconha continua sendo a droga mais produzida e utilizada no mundo, segundo o 'Relatório Mundial sobre Drogas 2010', divulgado nesta quarta-feira.

O documento apresentado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, mostra que a maconha é cultivada em quase todos os países e consumida entre 130 e 190 milhões de pessoas pelo menos uma vez por ano.

Mudanças

O relatório revela ainda mudanças nos padrões de abuso de substâncias ilícitas, como evidências de cultivo em locais internos de maconha para fins comerciais em 20 países, principalmente na Europa, Austrália e América do Norte.

Outra tendência é o deslocamento do consumo para novas substâncias. O número global de pessoas que usam estimulantes do tipo anfetamina é estimado entre 30 e 40 milhões, e deve ultrapassar em breve o total de consumidores de opiáceos e cocaína.

Houve aumento de 20% no número de laboratórios clandestinos em 2008, inclusive em países onde antes esses locais não existiam, e a fabricação do ecstasy tem aumentado na América do Norte e partes da Ásia.

Sobre o mercado de cocaína, o consumo diminuiu nos últimos anos nos Estados Unidos mas cresceu na Europa devido a mudanças nas rotas de tráfico.

Países Pobres

Os países pobres, que são os principais locais de abastecimento e de tráfico de drogas, também sentem os efeitos, com crescimento do uso de cocaína na África Ociental e na América do Sul e de heroína na África Oriental.

De acordo com o Unodc, a oferta mundial dos dois tipos de drogas mais problemáticos, opiáceos e cocaína, continua em declínio.

Só a área global de cultivo de ópio caiu 23% nos últimos dois anos e a produção deve cair bastante em 2010 devido a uma praga que pode destruir parte da papoula do Afeganistão.

49% dos universitários brasileiros já usaram drogas ilícitas, diz estudo

do G1

Quase metade (49%) dos universitários brasileiros já experimentou algum tipo de droga ilícita pelo menos uma vez na vida, segundo relatório do governo federal sobre o consumo de drogas, álcool e tabaco entre alunos de universidades brasileiras, divulgado nesta quarta-feira (23). O estudo também revela que, entre os jovens menores de 18 anos, 80% já consumiram bebidas alcoólicas.

O levantamento feito pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) ouviu 18 mil jovens matriculados no ano letivo de 2009 em 100 instituições de Ensino Superior, nas 27 capitais do país.

A pesquisa também revela que 86% dos universitários já consumiram álcool em algum momento da vida e 47% já utilizaram produtos derivados de tabaco.  Já consumiram bebida em excesso são 36% (cinco doses ou mais dentro de duas horas para homens e quatro doses ou mais no mesmo período para mulheres) no último ano e 25% nos 30 dias anteriores à pesquisa.

Além disso, 22% dos alunos de universidades estão sob risco de desenvolver dependência de álcool. Já 8% estão sob risco de desenvolver dependência de maconha.

Nos últimos doze meses, 40% dos universitários usaram duas ou mais drogas – 43% confessaram o uso múltiplo e simultâneo de drogas em algum momento da vida. O motivo para 47,8% é “porque gostavam”.

O levantamento traz também dados sobre o consumo de álcool na direção de veículos: 18% dos universitários já dirigiram sob efeito de bebidas alcoólicas e 27% já estiveram em um carro com um motorista embriagado.

O consumo de álcool é mais comum entre os estudantes de universidades do que entre a população em geral, segundo o estudo. O uso de drogas ilícitas é mais comum entre alunos com mais de 35 anos, das regiões Sul e Sudeste, de instituições privadas, da área de Humanas e do período noturno.

A pesquisa também mostrou que 9% dos universitários não costumam usar métodos anticoncepcionais, mas 41% deles já fizeram teste de detecção do vírus HIV – 3% afirmaram que já forçaram ou foram forçados a fazer sexo e 8% que já fizeram ou induziram aborto.

Polícia da Jamaica prende 'chefe do tráfico' Christopher 'Dudus' Coke

da Globo.com

A polícia na Jamaica informou que prendeu Christopher "Dudus" Coke, suspeito de tráfico internacional de drogas, nos arredores da capital, Kingston.

No entanto, a imprensa jamaicana afirma que ele se entregou em uma delegacia de polícia. Mas o Ministro da Informação, Daryl Vaz, disse à BBC que Coke foi detido em uma "busca da polícia".

"Christopher 'Dudus' Coke foi capturado no começo da tarde pelas forças de segurança em uma busca da polícia e ele estava acompanhado de um pastor", disse o ministro.

Tentativas de capturar Coke resultaram em confrontos com dezenas de mortos em Kingston no mês de maio.

O governo da Jamaica quer extraditar Coke para os Estados Unidos.

A Justiça americana acusa Coke de ser um dos maiores traficantes do mundo e de responsabilidade em assassinatos na Jamaica e nos Estados Unidos. Se considerado culpado, ele pode ser condenado à prisão perpétua.

Coke também é acusado de liderar uma gangue chamada Shower Posse, que, segundo autoridades americanas, opera uma rede internacional de tráfico de drogas e armas. A gangue também seria responsável por vários assassinatos na Jamaica e nos Estados Unidos.

Rendição

De acordo com o jornal jamaicano Observer, Coke se entregou à polícia acompanhado do reverendo Al Miller.

Ele estava sendo mantido em uma delegacia de polícia que foi cercada por soldados, de acordo com o website do jornal.

O reverendo Miller, um pastor evangélico, teria facilitado a rendição do irmão de Coke, Leighton "Livity" Coke, no começo de junho.

A operação para capturar Coke, em maio, se concentrou no bairro de Tivoli Gardens, em Kingston, área considerada domínio de Coke.

Mais de 70 pessoas foram mortas em tiroteios entre a polícia e jovens armados.