quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Nos EUA, plantadores de maconha poderiam vencer guerra às drogas

Fonte: Folha de São Paulo

DO "GUARDIAN"

Os fenômenos sinistros que acompanham a guerra às drogas ganharam destaque novamente na semana passada no México, onde gangues continuam a semear o terror entre a população com impunidade. O corpo decapitado de um blogueiro que escrevia sobre a criminalidade foi encontrado em Nuevo Laredo, no terceiro assassinato desse tipo na cidade no último mês. Um saco de cabeças humanas em decomposição deixado diante de uma escola primária em Acapulco estava acompanhado de uma carta contendo ameaças ao governador estadual, que respondeu com promessas de mais polícia e câmeras de segurança.

Cartilha para usuários de drogas injetáveis é distribuída a crianças e adolescentes em Sorocaba, SP

Fonte: O Globo

SÃO PAULO - Uma cartilha elaborada pelo Ministério da Saúde, que deveria ser entregue apenas para usuários de drogas injetáveis, foi parar nas mãos de crianças e adolescentes que frequentam o espaço Território Jovem, da Prefeitura de Sorocaba, município a 97 km da capital paulista. O folheto, que tem a intenção de proteger a vida de viciados e orientar na prevenção da transmissão do vírus HIV e de hepatite, fala em que parte do corpo a droga deve ser injetada e explica como evitar overdose.

Pais procuraram a Prefeitura de Sorocaba para cobrar explicações. A secretária da Juventude, Edith di Giorgi, disse que vai conversar com as equipes, mas negou que o folheto incentive o uso de drogas.

Deputados querem intervenção da ONU no combate às drogas nos países andinos

Fonte: Agência Câmara dos Deputados

Integrantes da Comissão Especial de Combate às Drogas querem a intervenção da Organização das Nações Unidas (ONU) no combate às drogas nos países andinos, com maior estímulo à produção de grãos nas terras onde hoje são plantadas coca e maconha. A comissão realizou reunião nesta terça-feira para a apresentação de relatórios dos seminários sobre drogas realizados em vários estados.

Os deputados Valtenir Pereira (PSB-MT) e Wellington Fagundes (PR-MT) sugeriram que o Ministério das Relações Exteriores acione a ONU para que a instituição pressione e auxilie países como Colômbia, Bolívia e Peru a produzir arroz, feijão, soja e milho, por exemplo, em vez de plantar coca e maconha.